IA trouxe consigo a era do varejo sob medida
Fato é que as empresas que integrarem análise de dados à tecnologia de pagamentos estarão não apenas alinhadas às tendências do varejo, mas também preparadas para moldar o futuro do setor
Fato é que as empresas que integrarem análise de dados à tecnologia de pagamentos estarão não apenas alinhadas às tendências do varejo, mas também preparadas para moldar o futuro do setor
14 de janeiro de 2025 - 13h01
A inteligência artificial moldou a forma com a qual consumimos, pensamos e tomamos decisões. No varejo, ela tem ganhado relevância na complexa tarefa de oferecer produtos e serviços personalizados – uma das grandes estratégias adotadas para atrair e reter consumidores em meio à intensa concorrência. Acompanhei de perto essa discussão no NRF Big Retail Show 2025 e é notável o anseio de empresas por promover engajamento e estreitar relacionamento com os consumidores, tendo em vista uma performance cada vez mais rentável e eficiente. O tema também tem sido central nas nossas interações com clientes. O consenso está posto, mas qual o próximo passo?
A busca pela personalização faz parte de um processo de transformação digital no varejo. Consumidores exigem experiências únicas e alinhadas às suas preferências de compra, e as empresas precisam se adaptar a essa demanda para se manter competitivas. Por outro lado, o setor ainda enfrenta dificuldade em processar e armazenar os dados necessários para que a personalização seja eficiente. O Adyen Index 2024, pesquisa proprietária com varejistas e consumidores, mostrou que a falta de dados sobre o comportamento do cliente ainda é um desafio para 23% das empresas entrevistadas, o que compromete a tomada de decisões. Outras 12% afirmaram não possuir a tecnologia necessária para manter programas de fidelidade e benefícios, que também exigem uma base de dados integrada.
É por meio da centralização e visualização de dados que empresas podem contar com a IA para analisar comportamentos, antecipar preferências e criar programas de fidelidade e benefícios que aumentam vendas e engajamento. Nesse contexto, dados de pagamentos dados de pagamentos são centrais para identificar padrões de frequência e sazonalidade, otimizando operações e promovendo uma melhor a experiência do cliente.
Com a personalização, surgem também novas opções de rentabilidade no mercado. É o caso de Super Apps e Retail Media – que apesar de ter entrado em evidência em 2023, também foi apontado no evento como tendência em meio à alta demanda por eficiência dos canais de venda frente à exigência de uma experiência aprimorada. Ao mesmo tempo, ambos também dependem da IA e de dados de qualidade para apresentar uma boa performance. Portanto, um desafio para o setor é desenvolvimento de modelos de IA aplicáveis aos diversos canais de consumo, para além do seu uso no atendimento ao cliente.
Fato é que as empresas que integrarem análise de dados à tecnologia de pagamentos estarão não apenas alinhadas às tendências do varejo, mas também preparadas para moldar o futuro do setor. Contudo, a verdadeira vantagem competitiva estará na capacidade de transformar dados em decisões ágeis e personalizadas, indo além de simplesmente acompanhar tendências. É hora de o varejo repensar sua abordagem: não se trata apenas de vender produtos, mas de criar conexões significativas com consumidores em um mundo onde a tecnologia, os dados e a experiência se cruzam. O futuro é sobre quem entende melhor os seus clientes.
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