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NRF

Inovação x adversidades

Macroeconômicas marcam discurso no 1º dia da NRF


17 de janeiro de 2023 - 10h57

(crédito: reprodução)

O cenário macroeconômico antagônico que se avizinha em 2023 é a maior prova de fogo para varejistas de todo o mundo. De um lado, a cadeia sofre com os custos elevados de insumos, combustível e outros fatores, do outro, os consumidores passam por mudanças de comportamento e fecham cada vez mais os bolsos com a alta dos preços de produtos e serviços. Como liderar estratégias de negócios vencedoras na travessia de um caminho permeado de incertezas?

Essa é a pergunta de milhões dos diversos painéis que tive a oportunidade de assistir nesse primeiro dia de NRF 2023, o maior evento de comércio varejista do mundo, que acontece anualmente na cidade de Nova York. São milhares de profissionais de todos os lugares do planeta reunidos para trocar experiências ricas e aprender com os líderes de mercado.

Porém, assim como a preocupação com o cenário macroeconômico é um denominador comum entre os profissionais, a inovação centrada no consumidor também é. A crise premia a eficiência. É com essa crença que o mercado vem amadurecendo no uso da tecnologia como meio e não fim, para a criação de novas oportunidades de receitas, produtos e ativações que sejam relevantes para os clientes e torne a operação mais inteligente.

Por isso, lealdade do consumidor, hiperpersonalização, gamificação e inovações tecnológicas, como reconhecimento facial e inteligência artificial, são tópicos amplamente discutidos durante o evento. O diferencial é como cada marca usa esses recursos a favor de experiências digitais para engajar, reter e criar conexões únicas com seu público-alvo.

O marketplace de marcas de luxo, Saks OFF 5TH, por exemplo, compartilhou como, durante o ano de 2022, implantou estratégias que alavancam a flexibilidade no modelo operacional de concessão de descontos, para fornecer ainda mais valor aos clientes durante esses tempos. A loja também traçou ativações de marca robustas que, em conjunto com a variedade de produtos, garantiu um 2022 bem-sucedido e a promessa de um 2023 ainda mais competitivo entre a concorrência.

A gigante Macy’s, sempre uma das mais buscadas, compartilhou como está contribuindo para a indústria repensar o futuro do varejo. Nos últimos anos, a empresa tem investido em novos recursos para modernizar o formato de loja de departamento, tendo como base uma liderança fundamentada no digital e compromisso com o propósito social. O CEO destacou que perceberam que o fechamento de lojas em alguns lugares levou à diminuição nas compras on-line naquela região. Com base nisso, mudaram de estratégia: passaram a estudar onde abrir lojas para com isso alavancar o digital na região. E, hoje, sabem que nessas regiões, onde o cliente tem uma relação omnichannel com a Macy’s, o life time value (LTV) deles é três vezes maior. É mais do que repaginar as marcas do grupo, é redesenhar o modelo de negócio com os pés no presente e os olhos nos próximos anos.

Nesse primeiro dia de NRF, está claro que não é hora de arregaçar as mangas e trabalhar como nunca, mas sim, de pensar, de forma mais inteligente, toda a estratégia de posicionamento e expansão das marcas, unindo inteligência de dados, maturidade tecnológica e eficiência operacional.

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