Jornada do Consumidor: uma visão sobre os pontos de contato
Ficou evidente que o cenário macroeconômico é desafiador para todos os tipos de varejistas no mundo inteiro. Mesmo assim, todos seguem buscando responder às expectativas do consumidor
Ficou evidente que o cenário macroeconômico é desafiador para todos os tipos de varejistas no mundo inteiro. Mesmo assim, todos seguem buscando responder às expectativas do consumidor
16 de janeiro de 2023 - 14h53
O tópico sobre a jornada do consumidor não poderia ficar de fora de um evento de varejo, e no NRF Retail ‘s Big Show não foi diferente. Ficou evidente que o cenário macroeconômico é desafiador para todos os tipos de varejistas no mundo inteiro. Mesmo assim, todos seguem buscando responder às expectativas do consumidor, entendê-lo melhor e aprimorar essa jornada sem deixar de pensar no negócio como um todo.
Alguns segmentos, como o de supermercados, sentiram mudanças significativas em como os clientes estão refinando e expandindo sua busca – a etapa inicial do funil. Os clientes têm procurado economizar de uma forma que nunca fizeram antes, e os cupons digitais, bastante comuns nos EUA, ganharam força no digital e têm se mostrado um ponto de contato importante, assumindo um lugar relevante quando se pensa na questão da fidelidade.
Nesse sentido, tornou-se crucial para o varejo reconhecer os comportamentos do cliente – seja ele online ou offline – e dinamizar essas informações, sem deixar de lado passos importantes na jornada da compra. As empresas precisam colocar o atendimento, de fato, no centro de tudo. Como exemplo está a questão dos reembolsos e devoluções, que são pontos de contato de alto valor e risco na jornada do cliente, e que devem se tornar cada vez mais ágeis. Avaliar quais são os pontos de alto risco mais importantes – e, principalmente, avaliar o que está sendo feito de diferente – pode ser um caminho simples e fácil de implementar mudanças para estreitar a relação com os clientes.
Ainda falando dos “touch points” – os pontos de contato – outro desafio do setor é aprofundar-se sobre o que os usuários querem pesquisar, como querem receber informações e como estão fazendo isso. Os consumidores estão olhando sob uma perspectiva de preços? Como entregar conteúdo interessante para tornar a jornada mais fluida? Trata-se de tentar entender esses pontos, e conectá-los com todo o fluxo de compra. Além disso, é preciso equilibrar cuidadosamente a experiência do site para os novos clientes (que precisam ser treinados sobre como comprar) e os consumidores mais fiéis.
A perspectiva de fidelidade também acabou sendo bastante discutida. Companhias como a supermercadista Kroger Co revelaram que, para ganhar a confiança e recorrência dos seus clientes – algo bem significativo para o segmento -, investiu em fidelidade lançando seu programa de pontos Boost. Esse programa é realmente focado em desenvolver de forma holística o relacionamento com o consumidor, e mais de 50% da base está engajada e fidelizada.
Jornada do consumidor é um tópico muito valioso, amplo e inesgotável, pois as empresas em geral partem da lógica do usuário, mesmo que existam desafios e aprendizados no meio do caminho. Fechando esse primeiro dia, foram muitos temas diversos, mas a visão holística da jornada é fundacional, sendo base para outras discussões.
Por fim, como curiosidade, a delegação brasileira realmente não decepcionou: além da organização geral do evento disponibilizar informações em português, dificilmente você entrava em uma palestra sem notar que estava rodeado por brasileiros. É muito bom ver tantas empresas locais buscando aprender, trocar e trazer o conhecimento na bagagem para implementar com nossos consumidores.
Compartilhe
Veja também
Para CEO do GPA, avanço do retail media depende da crença dos líderes
Em entrevista, Marcelo Pimentel, explica os passos do grupo na construção da operação de retail e aponta a transposição da experiência da loja ao digital como o principal desafio da categoria
IA, pé no chão e experiência: CMOs fazem balanço da NRF 2024
Bárbara Miranda (Ipiranga), Washington Theotonio (Americanas S.A) e Vivian Zwir (Grupo Casas Bahia) dividem os temas que mais se destacaram ao longo dos três dias de evento