Marketplaces lideram a preferência no consumo online
Sortimento vasto e briga por preço tem levado consumidores a começar o processo de descoberta e compra de produtos dentro dos marketplaces
Sortimento vasto e briga por preço tem levado consumidores a começar o processo de descoberta e compra de produtos dentro dos marketplaces
Taís Farias
12 de janeiro de 2025 - 16h45
Os marketplaces alcançaram o posto de destino favorito para compras online e estão superando buscadores, como o Google. A afirmação é fruto da pesquisa Marketplace Shopping Behavior Report 2025, da ChannelEngine em parceria com Sapio Research, que investigou os hábitos do consumidor nos marketplaces.
Ao todo, foram ouvidos 4.500 consumidores na França, Alemanha, Países Baixos, Reino Unido e Estados Unidos. Entre os achados, está o fato de 63% dos pesquisados preferem comprar nos marketplaces ao invés da página oficial das marcas. As razões para isso incluem a grande variedade de produtos (41%), melhores ofertas de preço (40%), e a facilidade de comparar preços (37%).
A maioria absoluta dos respondentes (93%) pesquisa os itens antes de comprar e, nesse processo, 47% começam o a descoberta nos marketplaces, enquanto 24% optam por ferramentas de busca. Os consumidores também não se limitam a uma única fonte de pesquisa. A média, segundo o estudo, é de dois ou três marketplaces visitados antes da compra.
Em produtos de baixo valor, o público registra uma média de 54 minutos de pesquisa. Já em produtos de alto valor o tempo salta para 94 minutos. A frequência das pesquisas também é alta. Um em cada cinco consumidores navega nos marketplaces semanalmente. Nos Estados Unidos, 59% dos entrevistados dizem navegar nos marketplaces puramente por entretenimento.
Compra por impulso e liderança
O hábito favorece compras por impulso. 56% dos respondentes dizem fazer compras não planejadas nos marketplaces, pelo menos, às vezes. Para 13%, isso acontece com frequência ou muita frequência. O estudo, que não considera o Brasil em seu universo de pesquisa, também listou os marketplaces mais populares do público.
A liderança fica com Amazon, citada por 74% dos entrevistados, seguida pelo norte-americano Ebay. No entanto, plataformas emergentes, como as chinesas Temu (17%) e Shein (14%), receberam destaque ao ganhar espaço entre o público.
Compartilhe
Veja também
Transformação digital: o ponto comum entre Starbucks e Levi’s
Líderes de tecnologia das marcas relembram planos e soluções implementadas para melhorar a experiência de todo o ecossistema até chegar no consumidor
Preço dinâmico, caixas automáticos: a nova realidade do varejo
CEO da C&A e chief product officer do Sam’s Club mostram como o dia a dia das vendas já estão sendo transformadas pelas tecnologias e discutem o papel das pessoas nesse processo