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NRF Retail’s Big Show: o que é e o que esperar da edição de 2024

Evento realizado pela Federação Nacional de Varejo dos Estados Unidos espera reunir mais de 40 mil pessoas na edição 2024, que acontece de 13 a 16 de janeiro, em Nova York


11 de janeiro de 2023 - 6h01

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(Crédito: Reprodução/Facebook)

Atualizada em 11/01/24

No próximo domingo, 14, tem início em Nova York o NRF Retail’s Big Show, considerado o maior evento de varejo do mundo.

A expectativa da conferência este ano é reunir mais de 40 mil pessoas, quase mil exibidores e 350 palestrantes para discutir as mudanças, tendências e tecnologias que pautam o setor.

O que é o NRF Retail’s Big Show

O NRF Retail’s Big Show se define como o evento mais importante do varejo. Ele conta com três dias de programação educacional, uma área expositiva com soluções para o varejo, um Laboratório de Inovação e uma Zona de Startups para exibir tecnologia inovadora.

“O Retail’s Big Show apresentará as ideias, pessoas e parceiros que o colocarão no caminho rápido para o sucesso”, diz o site do evento.

Quem realiza o NRF Retail’s Big Show?

O NRF Retail’s Big Show é uma realização da NRF, sigla para National Retail Federation, ou seja, a Federação Nacional do Varejo nos Estados Unidos.

Ela se constitui em uma associação do comércio varejista estadunidense e se posiciona como a voz do varejo. Formada por membros do setor, a NRF advoca pelas questões envolvendo o varejo, sejam elas econômicas ou políticas. Para isso, a NRF conta com comitês e conselhos de discussões diversas.

Há, ainda, subdivisões, como a NCCR (National Counsil on Chain Restaurants), focada em representar redes de restaurantes para promover políticas públicas que beneficiem esse segmento.

A federação também realiza pesquisas, promove palestras através do braço NRF Education e eventos para o networking e crescimento do varejo, como o próprio NRF Retail’s Big Show.

A NRF ainda conta com a vertical NRF Foundation, braço filantrópico que busca dar oportunidades para pessoas de diferentes origens e idades estudarem, obterem treinamento e trabalho no varejo.

Por fim, a NRF também conta com diversas premiações para celebrar a indústria. São elas: The Spirit of Sam Taylor Award, que homenageia profissionais com agenda positiva, voltada a ajudar e inovar no setor; Loss Prevention Award, para profissionais da lei e que previnem perdas e empresas de varejo que impactam sua comunidade e indústria; America’s Retail Champions, que celebra pequenos varejistas que contribuem com as leis e o congresso; Legislator Awards, para membros do congresso americano que apoiam o varejo em políticas públicas; J. Thomas Weyant Award, que homenageia indivíduos que dedicaram suas carreiras na liderança de associações de varejo e defendendo a indústria; e The Visionary e The List, que celebram pessoas que tiveram um impacto significativo no varejo, sejam com ideias, transformações, espírito de liderança e outros.

História da NRF

A NRF é uma associação com mais de um século de história, mas essa trajetória é uma soma de diferentes períodos e da transformação do varejo que levaram até o nome e função da NRF atualmente.

Sua fundação ocorreu em 1911, como NRDGA (National Retail Dry Goods Association), sigla para Associação Nacional de Varejo de Bens Secos. Em 1958, ela ganhou outro nome: National Retail Merchants Association, ou Associação Nacional de Comerciantes de Varejo, em português. Já em 1990, a National Retail Merchants Association se uniu com a American Retail Federation (Federação Americana de Varejo) para dar origem à NRF.

Como surgiu o NRF Retail’s Big Show?

A história do NRF Retail’s Big Show é tão antiga quanto a da NRF. O evento é considerado uma evolução da primeira reunião anual sediada pela, então, NRDGA (National Retail Dry Goods Association) em 1911.

Ela ocorreu em um hotel em Nova York e foi nomeado National Retail Dry Goods Association (NRDGA) Annual Meeting. Essas reuniões anuais continuaram a ocorrer até tomar o formato e tamanho do NRF’s Retail Big Show.

Quando e onde acontece o NRF Retail’s Big Show?

Cidade de Nova York recebe a NRF (Crédito: Alvaro Atalalya/Shutterstock)

Quando ainda era NRDGA (National Retail Dry Goods Association), a organização do NRF Retail’s Big Show elegeu janeiro para ser o mês de realização de seu encontro e conferência anual por uma questão de interesse econômico.

Janeiro é o mês em que os varejistas contam com grande lucro em caixa depois das vendas de final de ano e vêm à Nova York para compra de roupas e mercadorias para o ano que se inicia.

Desde sua primeira edição o NRF Retail’s Big Show ocorre em Nova York pela organização considerar a cidade “um lugar com significado histórico e relevância contínua para comerciantes e consumidores nos Estados Unidos e de todo o mundo”, define a CMO e VP executiva de conteúdo e membros da NRF, Martine Reardon.

A conferência anual foi sediada pela primeira vez em um hotel na cidade. Nos anos 1980, o evento já contava com 10 mil frequentadores e, então, a NRF dividiu sua realização entre os hotéis Sheraton New York e a rede de hotéis Hilton.

Nos anos 1990, o NRF Retail’s Big Show ganhou uma exposição de soluções e tecnologias aplicadas ao varejo, aumentando o tamanho do evento. Foi por conta disso, entre outros motivos, que a conferência passou a ocupar o Jacob K. Javits Convention Center em 1997.

Desde então, o NRF Retail’s Big Show passa por um crescimento constante e já esteve na lista TSNN Top 50, curada pela rede de notícias TSNN Trade Show News, como um dos eventos de crescimento mais rápido.

Hoje, a conferência e a exposição seguem ocupando o Jacob K. Javits Convention Center, um dos maiores espaços de evento dos Estados Unidos com mais de 310 mil metros quadrados. O Jacob K. Javits Convention Center, também conhecido como Javits Center, fica na ilha de Manhattan no bairro denominado Hell’s Kitchen, no lado oeste da ilha. Ele também fica ao lado do Rio Hudson, que divide Nova York e Nova Jersey.

Qual é o público da NRF Retail’s Big Show?

Por se tratar de um evento de varejo, é claro que representantes de varejistas de todo o mundo frequentam o NRF Retail’s Big Show em busca de inspiração e aprendizados na conferência, mas também fazem parte do público do evento empresas que desenvolvem soluções e serviços aos varejistas, plataformas e empresas de mídia que traçam estratégias mais inovadoras para trazer investimento comercial ao seu negócio, agências de publicidade em busca de realizar ações mais criativas e efetivas com os clientes, etc.

Em 2023, o NRF Retail’s Big Show recebeu mais de 35 mil profissionais de diversas áreas. Desses, 16 mil eram de empresas de varejo varejo e mais de 6,2 mil eram profissionais de marcas. Dos participantes, 67% eram dos Estados Unidos, o que torna a outra fatia, a dos visitantes internacionais, a maior da história do evento.

Assim como já havia acontecido em 2022, o Brasil teve a maior delegação internacional do evento no ano passado. Depois  do País, as maiores delegações internacionais na NRF Retail’s Big Show vieram do Canadá, França, Reino Unido, México, Japão, Alemanha, Israel, Itália e Países Baixos.

Quando acontece o NRF Retail’s Big Show de 2024?

O NRF Retail’s Big Show de 2023 acontecerá no Jacob K. Javits Convention Center entre 13 e 16 de janeiro.

No dia 13, o evento sedia tours e uma festa para os participantes. As palestras ocorrem nos dias 15, 16 e 17. Nos mesmos dias e até o fim da semana, acontece a NRF Retail Week, uma semana de festas, eventos de parceiros, visitas a lojas inovadoras, tecnologia experiencial, workshops, sessões educacionais e outros programas curados pela NRF.

Tour pelas lojas de Nova York no NRF Retail’s Big Show de 2024

No dia 13 o evento realiza tours a pé e liderado por especialistas por lojas de varejistas e bairros de Nova York para mostrar como as empresas se adaptam ao comportamento do consumidor e novas tecnologias.

O maior tour, American Dream: The Future of Retail Experience (“Sonho Americano: O Futuro da Experiência de Varejo”, em português), dura quatro horas e leva o público a conhecer 400 lojas e atrações, incluindo lojas de luxo, moda, beleza, eletrônicos, esportes, crianças e tecnologia da categoria.

O tour Brooklyn/Williamsburg: Where Trends, Technology and New Business Models are Created (“Brooklyn/Williamsburg: onde tendências e novos modelos de negócios são criados”, em português) tem duas horas de duração e conta como artistas e a estética retrô tornou o bairro Williamsburg, no Brooklyn, referência em moda, formatos e conceitos criativos.

Também com duas horas de duração, o tour Hudson Yards: Merging Brick-and-Mortar with Digital (“Hudson Yards: Mesclando tijolo e argamassa com digital”, em português) visa apresentar o estabelecimento Hudson Yards, um shopping vertical que oferece experiências diferenciadas, incluindo mindfulness, interação e novas formas de consumir luxo.

Por fim, o SoHo + NoHo: Visionary Innovation Meets Savvy Reinvention (“SoHo + NoHo: inovação visionária encontra reinvenção inteligente”, em português) apresenta, em duas horas, a diversidade de varejo nos bairros SoHo e NoHo, que tem a arte e a aleatoriedade como referência e lojas de vanguarda, assim como pop-ups. Segundo a NRF, são bairros onde as lojas antigas vão se reinventar.

Qual é o tema do NRF Retail’s Big Show de 2024 e que assuntos serão abordados?

O tema do NRF Retail’s Big Show deste ano é Make it Matter, expressão em inglês que pode ser interpretada como “Faça o que importa”, em uma alusão à atenção da indústria para tendências e tecnologias que realmente façam a diferença na jornada dos consumidores e negócios.

A lista de temas para o NRF Retail’s Big Show é extensa. O “Make it matter”, que visa definir o que, de fato, é fundamental para a cadeia varejista global, subdivido em tópicos como Valor, Produtos e Experiência, Operações, Talentos, Modelos de Negócio e Propósito. Cada um deles representa um desafio que vem exigindo reavaliação das varejistas para a saudabilidade e prosperidade de seus negócios e atuação.

Transformações da jornada do consumidor, desafios logísticos, retail media, a complexidade do commerce, as possibilidades de negócios geradas pela inteligência artificial e a aplicação de princípios e estratégias ESG que garantam a continuidade da indústria e das marcas estão entre os principais assuntos que guiarão os debates.

Como é de tradição no evento, executivos de grandes marcas compartilharão com o público algumas das estratégias já adotadas, em seus respectivos segmentos. Essa, aliás, é uma das características mais interessantes da NRF citadas por quem costuma participar do evento: fornecer uma visão mais prática acerca de tecnologias e modelos que já estão sendo aplicados e, a partir daí, apontar caminhos para que outras empresas possam seguir.

Que empresas estarão no NRF Retail’s Big Show de 2023

O NRF Retail’s Big Show de 2023 contará com a presença de executivos de diversos grandes varejistas, e-commerces, empresas de tecnologia, plataformas, agências, empresas de pesquisa, entre outros.

Algumas das empresas presentes na agenda de painéis são: Walmart, LVMH, Levi’s Strauss, Nike, Adidas, Under Armour, Crocs, Saks, PepsiCo, American Express, Mercado Livre, GPA e outros.

Que personalidades estarão no NRF Retail’s Big Show de 2023

Diferente de outros eventos no calendário do projeto 100 Dias de Inovação, do Meio & Mensagem, o NRF Retail’s Big Show conta com menos personalidades públicas, como artistas e influenciadores, em sua agenda de painéis.

Nessa categoria, contudo, ainda há dois destaques na programação 2024. Drew Barrymore, atriz cofundadora da Beautiful, marca de itens e produtos para cozinha, que contará no evento sobre a experiência e a jornada empreendedora.

Outro grande destaque da programação de 2024 é o atleta de basquete Magic Johnson, que falará sobre a atuação de sua marca, a Magic Johnson Enterprises, que se apresenta como uma companhia que promove o poder econômico a diferentes comunidades.

Exposições do NRF Retail’s Big Show de 2023

A era de expositores do NRF Retail’s Big Show tem subdivisões. O Innovation Lab, por exemplo, foi criado em 2018 e exibe tecnologias que estão transformando o varejo, seja na comercialização, conexão, atendimento ao cliente, interação, entre outros. Algumas das tecnologias abordadas e expostas incluem robótica, personalização, realidade aumentada, sistemas de checkout mais rápidos, reconhecimento espacial e outras.

A Startup Zone reúne as startups com ideias de destaque no varejo. Lá, elas expõem sua tecnologia e propostas, além de realizar networking.

O Food Service Technology Pavilion é o espaço dedicado a profissionais de várias áreas que focam no setor de alimentação e food service em varejo. São demonstradas soluções como sistemas de ponto de venda e back-office, sinalização digital e painéis de menu, fidelidade e dados, pedidos on-line e outros.

Por fim, o Exhibitor Big Idea são sessões realizadas nas exposições focadas em discutir desafios do varejo, como a constante necessidade de criar experiências personalizadas para o cliente, maximizar a tecnologia móvel e de comércio eletrônico, melhorar o alcance global e outras questões.

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