O Everywhere Commerce
A hiperpersonalização e mentalidade inovadora no Varejo
A hiperpersonalização e mentalidade inovadora no Varejo
16 de janeiro de 2024 - 14h15
Em meio a tantas mudanças, destaca-se a crescente importância de marcar presença em todos os momentos possíveis da jornada do consumidor, independentemente do canal de venda. Essa abordagem, embasada na compreensão dos comportamentos voláteis de compra, reflete a necessidade de atender às expectativas do consumidor contemporâneo, cada vez mais exigente e com o poder nas mãos.
No coração dessa transformação, a experiência do cliente emerge como fator determinante para o sucesso das empresas no setor, e o conceito de “Everywhere Commerce” transcende as abordagens tradicionais de omnicanalidade, buscando uma presença persistente e diversificada na vida do consumidor.
As palestras até aqui na NRF 2024 abordaram temas diversos, como Inteligência Artificial aplicada, a força do Retail Media, a reinvenção do ponto físico, a evolução do ominchannel e, em quase todas elas, o que se evidencia é que um Varejo cada vez mais atento a essa sede de conveniência do consumidor moderno.
Não se espera mais 5 minutos para pegar um Uber. Não se permite mais assistir vídeos com mais de 3 minutos. Os áudios de WhatsApp são ouvidos em aceleração. Ou seja, o consumidor quer agora, do jeito dele, onde ele estiver.
Como efeito colateral desse cenário, grandes marcas de consumo como Walmart, Target e 7 Eleven, para citar apenas algumas, estão investindo na aproximação com o cliente, mapeando seus comportamentos e desejos, a fim de antecipar ações, buscando elementos de hiperpersonalização e mentalidade inovadora no setor.
Tecnologias como a IA, como facilitadoras desse processo, são cruciais, mas a necessidade de uma abordagem estratégica que envolva integração de estoques, aprimoramento do CRM, digitalização e automação, entre outros, é crucial para o sucesso no novo paradigma do “Everywhere Commerce”.
Este enfoque abrangente busca não apenas atender às demandas do consumidor, mas antecipar suas expectativas, consolidando a posição das empresas no cenário altamente competitivo do Varejo e Consumo.
Compartilhe
Veja também
Para CEO do GPA, avanço do retail media depende da crença dos líderes
Em entrevista, Marcelo Pimentel, explica os passos do grupo na construção da operação de retail e aponta a transposição da experiência da loja ao digital como o principal desafio da categoria
IA, pé no chão e experiência: CMOs fazem balanço da NRF 2024
Bárbara Miranda (Ipiranga), Washington Theotonio (Americanas S.A) e Vivian Zwir (Grupo Casas Bahia) dividem os temas que mais se destacaram ao longo dos três dias de evento