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Tecnologia e varejo

Como a tecnologia fortalecerá a resiliência e a agilidade dos varejistas em 2023


17 de janeiro de 2023 - 14h07

Crédito: Shutterstock

Em 2023, os varejistas enfrentarão desafios em diversas frentes. Os consumidores estão cada vez mais segmentados por geração, poder aquisitivo, estágios de vida e formas de pensar e agir, e o impacto da inflação e outras pressões econômicas aumentaram a importância destes valores. O setor também enfrenta aumento nos custos em matérias-primas e operações internas, interrupções contínuas na cadeia de suprimentos e – talvez mais significativamente – a intensa pressão para se tornarem mais sustentáveis.

A atenção do consumidor será conquistada por meio da oferta de uma experiência de compra personalizada e contínua; atendendo aos propósitos e valores dos clientes; aumentando a eficácia geral da cadeia de suprimentos para adequar a oferta com a demanda; implementando a sustentabilidade no negócio; e modernizando a empresa, com tecnologias como nuvem híbrida e inteligência artificial (IA) desempenhando um papel essencial.

Criando uma experiência de varejo híbrida e personalizada

As jornadas de compra dos consumidores se transformaram drasticamente nos últimos anos em um novo “modo de compra híbrido”, dividido em vários pontos de contato digitais, físicos e móveis. Da mesma forma, vimos o ressurgimento de “micro momentos” – que descreve que as pessoas compram quando e onde querem, muitas vezes enquanto realizam outras tarefas. O que está claro é que os clientes desejam que os varejistas os encontrem onde quer que eles estejam em sua jornada de compra.

Além disso, por conta dessa crescente segmentação, os consumidores não podem mais ser classificados em grandes grupos demográficos ou geográficos. Isso significa que os varejistas precisam reimaginar a experiência do cliente, permitindo que ele crie sua própria jornada de compra com base em preferências relacionadas à idade, valores, categoria do produto, entre outras. De acordo com novos dados de um estudo da IBM, encomendado pela Morning Consult, as pessoas querem marcas que ofereçam conveniência, atendimento de alta qualidade e uma sensação de controle e segurança em suas compras online. O investimento tecnológico em nuvem híbrida pode ajudar os varejistas a operacionalizar inovações com mais facilidade, como uma vitrine cognitiva, ou incorporar oportunidades emergentes de maneira mais rápida, como o metaverso, para trazer as experiências omnichannel personalizadas que os consumidores esperam agora.

Nos últimos três anos, as compras híbridas – combinando o físico e o digital na mesma jornada – se tornaram a norma para a maioria das pessoas. Existe agora uma oportunidade de ampliar ainda mais essa experiência, incorporando mais elementos digitais à loja, permitindo que vendedores e central de atendimento vendam e atendam os clientes, e explorando novos pontos de contato digitais, como redes socias e/ou metaverso. A habilitação digital de lojas e vendedores é um bom ponto de partida e o metaverso oferece aos varejistas e marcas muitas oportunidades além das novas experiências para o consumidor, incluindo a inovação de produtos, operações, manufatura, comércio, treinamento e suporte a funcionários. Para saber mais sobre as oportunidades no Enterprise Metaverse, confira este conteúdo recente Expert Insight, do IBM Institute for Business Value.

Reduzindo riscos e custos de abastecimento com inteligência de supply chain

Os líderes globais de supply chain no setor de varejo também estão enfrentando grandes desafios, como crises externas na cadeia de suprimentos, preocupações com sustentabilidade, inflação e redes complexas de fornecedores que contribuem para altos riscos e custos operacionais que podem comprometer a confiança do consumidor. As pessoas reagiram a isso diversificando a forma de consumo, como por exemplo, considerando a distância do deslocamento para fazer compras e custos relacionados ao transporte.

Executivos do setor entrevistados ​​no último CSCO Study da IBM dizem que questões relacionadas a interrupções na cadeia de suprimentos, infraestrutura de tecnologia, sustentabilidade e mudanças de mercado são seus maiores desafios nos próximos anos. E agora, quase três anos após o início da pandemia, mais varejistas estão repensando suas estratégias e explorando como uma rede de supply chain regionalizada pode ajudá-los a atender melhor às necessidades de seus clientes.

Nesse caso, a IA e a automação podem potencializar fluxos de trabalho inteligentes, fornecendo insights 360° e análises de impacto que oferecem interconectividade e ajudam a fazer previsões mais precisas. Por exemplo, a IA pode ajudar a prever a oferta e demanda para que os varejistas possam determinar com mais eficácia o fornecimento e a regionalização de sua estratégia de cadeia de suprimentos. Os varejistas também podem usar IA como suporte à força de trabalho e chatbots de atendimento ao consumidor, para ajudar a conduzi-los a um futuro orientado por dados para atender melhor seus clientes.

Conquistando o consumidor orientado por valores com operações sustentáveis

À medida que mais consumidores alinham suas compras com seus valores, varejistas e marcas que oferecem opções mais ecológicas podem ganhar uma parcela maior dos gastos do consumidor. Dados recentes de um estudo do IBM Institute for Business Value ilustram a importância de combinar sustentabilidade e valor: mais da metade dos consumidores disseram que pagariam um valor maior por marcas sustentáveis em 2023.

Escalando a inovação rapidamente com nuvem híbrida e um ecossistema aberto

Para o próximo ano em diante, os varejistas e seus parceiros sabem que devem aprimorar a eficiência e os custos ampliando a inovação em seus negócios. Grande parte do nosso trabalho com clientes de varejo está nessa área: escalar a inovação transformacional na experiência do cliente, operações e cadeia de suprimentos, modernização por todo o negócio, e sustentabilidade com tecnologias como AI, machine learning, realidade aumentada/virtual, analytics avançado e nuvem híbrida.

Uma arquitetura de nuvem híbrida oferece a flexibilidade que os varejistas precisam para aproveitar dados, IA e automação para atender consumidores onde quer que eles estejam, transformando seus modelos de negócios e impulsionando o crescimento sustentável. Os parceiros do ecossistema também podem desempenhar um papel importante ajudando os clientes a modernizar aplicativos e migrar cargas de trabalho críticas para a nuvem.

 

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