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Último dia de NRF: inovação, experiência e tecnologia para o varejo

Estar aqui é um privilégio, e ninguém quer desperdiçar oportunidades de absorver conhecimento, fazer networking e tomar notas.


18 de janeiro de 2023 - 11h40

Crédito: Divulgação NRF

Nova Iorque se tornou o grande centro de discussão sobre varejo nos últimos dias. Com uma rica variedade de temas, admito que não foi fácil escolher as sessões finais. Estar aqui é um privilégio, e ninguém quer desperdiçar oportunidades de absorver conhecimento, fazer networking e tomar notas. No encerramento do evento, que acontece hoje, selecionei palestras que abordam sobre inovação, mercado financeiro, experiência do cliente, estratégia, tecnologia e cases de marcas globais.

Começarei o dia assistindo a sessão com o Anish Melwani, CEO da LVMH, marca de luxo, que revelará os segredos sobre como mantém a companhia centenária em evidência na atualidade. Em seguida, acompanharei a situação dos mercados financeiros e as principais tendências econômicas sob o prisma de Liz Ann Sonders, Chief Investment Strategist. Com tanta instabilidade financeira, assombrando bolsas mundo afora, é importante entender como se dará o curso financeiro deste ano.

O bate-papo com Nick Blatt, chefe de comércio eletrônico e digital da Chemist Warehouse, principal farmácia on-line da Austrália, e Bob Schwartz, veterano do setor de varejo na internet, também está na minha agenda. Os dois prometem entregar os passos da estratégia que impulsionou o crescimento e a expansão de produtos por meio da tecnologia. Os marketplaces estão ocupando espaço, e aprofundar-se no tema garantirá bons insights para clientes do ramo.

Com foco na experiência dos associados da empresa, Steven Williams, CEO da Pepsico Foods North America, e Kelly Pedersen, líder da prática de varejo da PwC, vão explorar o impacto disso no valor da marca e da empresa. A lição de casa será compreender a importância da automação e da digitalização nesse processo transformador. As companhias têm muito a aprender com isso e criar soluções para aprimorar essa relação, principalmente mediante as últimas mudanças no modelo de trabalho.

Tratando-se especificamente sobre experiência do cliente, a tecnologia é um fator decisivo para o aprimoramento das relações entre organização e público. Um benchmarking apresentado pela Starbucks e especialistas da Comcast Business entrou na minha lista de prioridades do dia. A forma de consumir mudou drasticamente, e para suprir as necessidades desse consumidor, que está mais exigente e seletivo, soluções digitais estão surgindo. Estou ansioso para ver como uma das maiores cafeterias do mundo têm usado IoT e conectividade para elevar as experiências.

Ainda nesta linha, o painel “Navigating digital platforms for retail success” dará sequência na discussão, mas agora com foco nas novas ferramentas de marketing voltadas para o varejo. Esta será uma oportunidade para mergulhar no universo de marketing de influência, publicidade em mídia social e outras plataformas que são utilizadas pelos clientes para interagir com as marcas.

Outro ponto dentro desta perspectiva de experiência será abordado: a fidelização. A alta competitividade do mercado vem forçando os varejistas a inovarem e, cada vez mais, acrescentarem a tecnologia para impulsionar o engajamento de seus prospects. Com o surgimento da web 3.0, novas tendências começaram a proliferar. Ficar atento nesse movimento, a fim de incluir aspectos que façam sentido à estratégia de aproximação com o cliente, é uma maneira de se preparar para o futuro. O painel “Leveraging New Technologies to Drive Customer Engagement and Loyalty produced by Visa” promete trazer novidades nesse sentido.

Mesmo em um mundo hiperdigitalizado e hiperconectado, como vivemos nos dias de hoje, os aspectos humanos devem ser considerados para garantir o sucesso dos negócios. A sessão “Human-centered design in a digital world” faz uma reflexão sobre o uso da tecnologia combinado com pontos de contato físicos por meio de interseção de design e storytelling. Desenvolver soluções que façam essa conexão com o lado humano deve estar entre as prioridades das empresas. Por fim, tomarei notas de como a Inteligência Artificial está sendo adotada pelos varejistas na sessão “5 ways AI is transforming the way we shop produced by Google”.

Agora, é colocar em prática todo o conhecimento adquirido durante a feira. As lições aprendidas devem também ser aproveitadas para motivar os times, ampliar visões sobre o presente e o futuro, de modo que haja um impacto positivo nos negócios e para os clientes. Nossa missão é pensar estrategicamente, planejar e executar projetos que façam a diferença e, mais que isso, sejam compatíveis com diferentes níveis de realidade.

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