Varejo em transformação: o que esperar da NRF 2025
Como o maior evento global do setor aponta caminhos para inovação e conexão, explorando branding, talentos e sustentabilidade
Como o maior evento global do setor aponta caminhos para inovação e conexão, explorando branding, talentos e sustentabilidade
11 de janeiro de 2025 - 6h00
Participar da NRF, o maior evento global do varejo, sempre me traz boas memórias e uma oportunidade única de enxergar além do presente. Não apenas como profissional, mas como alguém que gosta muito de explorar as transformações do mundo ao nosso redor.
Trabalho no segmento há alguns anos e, se tem algo que posso afirmar, é que o varejo nunca foi estático. É um setor que muda e está sempre em evolução, onde inovar e se adaptar são essenciais para atender às demandas de consumidores cada vez mais conectados e exigentes. Na edição de 2025, com o tema “Game Changer”, e programada para acontecer entre os dias 12 e 14 de janeiro, a NRF quer que os participantes reflitam sobre como inovação, propósito e sustentabilidade podem redefinir negócios e relações com os consumidores.
Diante desse cenário, minhas expectativas se voltam a uma questão fundamental: como nos reconectamos com as pessoas em um mundo tão digital? Afinal, apesar de toda a tecnologia disponível, o varejo continua sendo, essencialmente, sobre pessoas. Sobre compreender quem está do outro lado do balcão, seja ele físico ou virtual.
Outro ponto importante, e que me chamou bastante atenção para a edição de 2025, é a força que assuntos relacionados a marketing terão no Big Show. O evento, realmente, é um mar de possibilidades e que, às vezes, acaba até dificultando qual foco devemos ter. Por isso, decidi reunir alguns assuntos que eu irei (tentar) acompanhar nos três dias de evento: branding, talentos e sustentabilidade.
Muda ano, sai ano, e ela está lá: a confiança. Como fazer negócios em qualquer lugar, incluindo no varejo, se não há confiança? Uma pesquisa da Edelman Trust mostrou que 81% dos consumidores acreditam que a confiança na marca é um fator decisivo para suas escolhas.
A NRF 2025 deve explorar como a força do branding vem evoluindo para atuar nessa confiança. Dessa forma, as marcas conseguirão comunicar o seu propósito de maneira autêntica. Isso gera conexão por meio da verdade. E conexão vende!
Algumas palestras falarão sobre como contar histórias que impactem os valores dos consumidores. Lisa Baldzicki, vice-presidente sênior da Disney, falará com Tatia Adams Raposa, vice-presidente da American Express sobre insights da Disney Consumer Products. Fica a dica para uma palestra!
Esse tema já foi assunto em outras NRFs: olhar para os talentos da sua empresa e saber como fidelizá-los internamente. A retenção e motivação de talentos são desafios centrais, não só para o varejo, mas para qualquer empresa que busca colocar-se em outro patamar.
Ron Thurston, cofundador da OSSY, ao lado de Kevin Scott, diretor de tecnologia da PGA da América, Michelle Borninkhof, diretora de informação e vice-presidente sênior da Zona Automática, e John Colina, diretor de engenharia de soluções, da T-Mobile vão falar de soluções que capacitam funcionários e aumentam a eficiência.
A crescente conscientização relacionada ao meio ambiente, além da parte de responsabilidade social dos consumidores, vem provocando o varejo a adotar práticas mais sustentáveis. E isso também vai virar pauta na NRF de 2025. Jerome Del Porto, chefe de sustentabilidade corporativa do Walmart, Mardi Ditze, gerente de sustentabilidade – IKEA US, Scot Case VP da National Retail Federation e Agata Ramallo Garcia, vice-presidente da Target falarão sobre a proposta de valor em torno de modelos de negócios circulares.
Além dessa palestra, o evento irá abordar como as empresas estão incorporando sustentabilidade em suas operações, desde a escolha de materiais até práticas de logística e descarte, alinhando-se às expectativas de um público preocupado com o impacto ambiental de suas escolhas de consumo.
Diante da expectativa de alguns números que foram divulgados (mais de 175 sessões, área de exposições com mais de 1.000 fornecedores e um público estimado de 40 mil participantes), a NRF com certeza vai pautar o setor varejista para 2025. As minhas apostas estão aí. Vamos ver quais se transformarão em realidade.
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