Como os Jogos Olímpicos movimentam a moda?
Pesquisa da Ponto Map mostra que, além dos torcidas, brasileiros também estão antenados às conversas sobre os uniformes e estilo dos atletas e delegações
Pesquisa da Ponto Map mostra que, além dos torcidas, brasileiros também estão antenados às conversas sobre os uniformes e estilo dos atletas e delegações
Meio & Mensagem
29 de julho de 2024 - 6h05
As polêmicas sobre o uniforme da comitiva brasileira para Olimpíada de Paris mostram que, além dos esportes, o brasileiro também está atento à moda. Ao menos, é o que aponta a Ponto Map na pesquisa Olímpico Map. Em clima de Jogos Olímpicos, o ranking mostrou quais as marcas envolvidas com o evento conseguiram maior impacto positivo nas redes sociais. Entre elas, estão a Farm, Riachuelo, Dendezeiro, Adidas e Peak.
Com 76% de aprovação, a Farm foi eleita pelo público como a marca que deveria ter sido considerada pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB) para a criar os trajes da cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos. A Riachuelo, marca responsável pela criação dos trajes, ficou em segundo lugar em menções. A marca teve 56% da aprovação, porém, segundo a pesquisa, isso acontece pelo trabalho com influenciadores em paralelo ao lançamento da coleção.
Além disso, tanto a Dendezeiro quanto a Adidas registraram 100% de aprovação quando analisados as menções nas redes sociais. A marca baiana Dendezeiro foi fundada em 2021 por Hisan Silva e Pedro Batalha e a criação de roupas sem gênero definido é uma das propostas da marca.
Enquanto isso, a Adidas foi citada pelos usuários como possível parceira da Farm para criação de novos trajes para a comitiva brasileira. Além disso, a Adidas foi relembrada pelo patrocínio oficial ao skate brasileiro e aos atletas, como a Rebeca Andrade e o Izaquías Queiroz.
Ao fechar o Top 5, a Peak foi responsável pela confecção dos uniformes dos atletas brasileiros que serão utilizados nas competições. Com 50% de aprovação pelos brasileiros, a outra metade dos usuários das redes sociais gostaria de ter outras marcas como patrocinadores, como Adidas e Nike. A pesquisa analisou 180 mil publicações nas principais redes sociais, como o Instagram, TikTok, Facebook, X e Youtube.
Segundo a V-tracker, parceira do Ponto Map na pesquisa, a skatista Rayssa Leal aparece em primeiro lugar entre os atletas olímpicos brasileiros mais mencionados no X e Facebook. Então conhecida como “fadinha do skate“, Rayssa ajudou a impulsionar a modalidade no Jogos Olímpicos de Tóquio. De fato, segundo o Google Trends, ela ficou entre os cinco atletas mais pesquisados durante a última edição do evento.
Em 2022, a Nike lançou um tênis em parceria com Rayssa Leal e, em 2024, trouxe um modelo exclusivo que esgotou em apenas 20 minutos. A pesquisa realizada pela Ponto MAP em parceria com a V-ask mostrou que a Nike é a segunda marca mais lembrada pelo público brasileiro quando perguntados sobre os patrocinadores de Paris 2024.
De fato, marcas como Dior e Thom Browne se inspiraram nos Jogos Olímpicos para coleções desse ano. Além disso, a Dior também elaborou o vestido de seis metros usado pela cantora Axelle Saint-Cirel, durante a execução do hino nacional francês na cerimônia de abertura.
Enquanto isso, a Louis Vuitton e Martine Rose destacaram o sportswear como tendência dominante nas coleções em 2024. Uma provável influência das roupas usadas pelas comitivas durante a abertura. A Louis Vuitton foi responsável pelo design da tocha olímpica e dos baús que transportaram as medalhas.
Além disso, estilistas e marcas de luxo foram convocados para assinar os trajes oficiais dos esportistas. De fato, Ralph Lauren assinou os trajes dos EUA, enquanto Stella Jean e Philippe Dodard, para o Haiti. As marcas da LVMH, Berluti foi a anfitriã dos jogos enquanto a Chaumet foi a responsável por projetar as medalhas olímpicas. Além de estilizadas, as medalhas contém fragmentos da Torre Eiffel na composição.
Compartilhe
Veja também
Comitê Paralímpico Brasileiro dará nome à estação Jabaquara
Iniciativa do Governo do Estado de São Paulo visa homenagear os atletas paralímpicos brasileiros e escolhe estação próxima ao Centro de Treinamento
Asics venderá apenas um pé de tênis para pessoas com deficiência
Patrocinadora do Comitê Paralímpico Brasileiro, marca comercializará um dos lados do par de calçado para pessoas com deficiência ou amputação na perna