Jogos Paralímpicos: as marcas de moda envolvidas com o time brasileiro

Buscar

Olimpíadas

Jogos Paralímpicos: as marcas de moda envolvidas com o time brasileiro

Em parceria com o Comitê Paralímpico Brasileiro, marcas de vestuário e também fabricantes de brinquedos e acessórios criaram peças exclusivas e adaptadas para pessoas com deficiência


15 de agosto de 2024 - 16h20

O Comitê Paralímpicos Brasileiro concretizou uma dezena de parcerias com marcas, entre elas, a Asics e Havaianas, responsáveis pelos uniformes dos atletas (Crédito: Alessandra Cabral)

O Comitê Paralímpicos Brasileiro concretizou algumas parcerias com marcas, entre elas, a Asics e Havaianas, responsáveis pelos uniformes dos atletas (Crédito: Alessandra Cabral)

Os Jogos Paralímpicos de Paris começam no dia 28 e, para que os atletas cheguem à competição em grande estilo, algumas marcas estão se associando ao CPB. O Comitê Paralímpico Brasileiro anunciou algumas marcas como parceiras dos uniformes, como Havaianas, Asics e Toyota. Nessa edição, o Brasil vai levar 279 atletas de 20 modalidades para o principal eventos esportivo do mundo.

Como noticiado anteriormente, a Toyota produziu mais de 500 kits com bolsas, pochetes e outros equipamentos a partir de materiais reciclados das fábricas. Além disso, o uniforme completo, com jaquetas, chapéu, camiseta e calça foram produzidas pela Asics. A parceria com o CPB começou em 2023 e, durante um ano, foram desenvolvidos, junto aos atletas, produtos que atendessem aos detalhes de acessibilidade. Tais confecções trazem elementos como zíperes nas laterais para facilitar atletas com próteses, etiquetas internas e o “Brasil” em braile.

Para completar o outfit, a Havaianas produziu os calçados para que os atletas possam desfiliar por Paris. Em ambas iniciativas, os atletas paralímpicos participaram do desenvolvimento das peças para torná-las acessíveis e confortáveis.

No caso das Havaianas, a cocriação contou com debates iniciados em 2020 e workshops com profissionais de pesquisa e desenvolvimento.Os calçados têm solados de borracha injetada, uma variante ainda mais macia da borracha tradicional usada pela marca.

A coleção de calçados criado pela Havaianas conta com adaptações nas solas e nas tiras (Crédito: Divulgação)

A coleção de calçados criado pela Havaianas conta com adaptações nas solas e nas tiras (Crédito: Divulgação)

Quais marcas se conectaram com os Jogos Paralímpicos?

Do grupo AR&Co, as marcas Reserva e Reserva Mini lançaram uma colaboração com a Warner Bros que os personagens Looney Tunes. A coleção oferece 17 peças, adaptadas para pessoas com deficiência (PCD).

Os itens foram produzidos em colaboração com a Equal Moda Inclusiva. Além disso, a coleção da linha Adapte, da Reserva, conta com peças tamanho adulto e infantil que auxiliam o conforto no cotidiano de PCDs. Com aberturas, ajustes e tecidos adaptados, a linha foi pensada a partir da ergonomia e das características sensoriais desse público.

Por meio do manifesto “a gente pode tudo, até mudar o mundo”, a Reserva lançou camisetas, camisas, jaquetas, calça, bermuda e bonés. Porém, a parceria do CPB com a Warner Bros não está restrita no vestuário.

O CPB firmou parcerias com outras marcas, como Kameleon Bags, Indústria Bandeirante, Grow, CooperFun e Dois Cunhado. Além de embalagens de alimentos customizados paraà deficientes visuais e malas de bordo adaptadas, também estão disponíveis jogos de tabuleiro, como “Tamo Junto: Brasil Paralímpico e Looney Tunes Libras”.

Nesse Jogos Olímpicos serão 254 esportistas com deficiência, 19 atletas-guia (sendo 18 do atletismo e 1 do triatlo), três calheiros da bocha, dois goleiros do futebol de cegos e um timoneiro do remo.

Os atletas brasileiros vão disputar 20 das 22 modalidades dos Jogos Paralímpicos. As equipes brasileiras não conseguiram se classificar no basquete em cadeira de rodas e no rúgbi em cadeira de rodas.

Publicidade

Compartilhe