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Número elevado de casos de Zika levou a um acordo inusitado entre os organizadores dos Jogos Olímpicos e a SC Johnson, fabricante da marca de repelentes Off
Número elevado de casos de Zika levou a um acordo inusitado entre os organizadores dos Jogos Olímpicos e a SC Johnson, fabricante da marca de repelentes Off
1 de agosto de 2016 - 16h21
Por Roseani Rocha
Um problema global e particularmente nacional de saúde também garantiu oportunidade para uma fabricante de repelentes, a SC Johnson. O pacote trágico de doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypt, principalmente a Zika, levou os organizadores dos jogos a permitir a entrada da marca de repelentes Off como apoiadora dos Jogos. Na entrevista, a seguir, Tatiana Ganem, diretora de marketing da companhia, explica como se deu esse acordo.
Meio & Mensagem – Como foi essa negociação com o COI e COB? Quais as contrapartidas de cada lado?
Tatiana Ganem – Off é uma marca que está no Brasil há 20 anos. Como empresa, a SC Johnson tem profundo cuidado em disseminar informações sobre doenças que possam ser transmitidas por mosquitos. Mesmo antes de existir a Zika, fazíamos muitas campanhas sobre como prevenir a Dengue. Natural que a marca líder de mercado, que é Off estivesse presente para ajudar o Brasil e o Rio a fazerem jogos melhores. A parceria foi buscada pela empresa em abril e o Comitê aceitou.
M&M – Qual a expectativa em relação à iniciativa? Não tiveram receio de adotar essa propriedade olímpica? A marca não pode vir a ser prejudicada, caso haja um aumento dos casos de dengue, zika etc durante os Jogos?
Tatiana – Na verdade, a parceria contempla: fornecer repelentes para atletas e voluntários (serão 115 mil produtos distribuídos através do Comitê) e uma campanha forte de sampling para locais de competições e os principais eventos. Não temos como assumir responsabilidade de risco zero, mas tudo que for possível no sentido de ajudar atletas, voluntários, trabalhadores e a população que vai assistir aos Jogos, e informá-los será feito.
M&M – Quando começaram a veicular campanha a respeito? Quem trabalha a marca para vocês e por quanto tempo pretendem manter essas veiculações?
Tatiana – Criamos uma campanha chamada “Dê seu sangue para o esporte e não para os mosquitos”, com a ideia de que cada um explore seu máximo no esporte. Começou no mês de julho e vai até setembro. Desenvolvemos com a AlmapBBDO no Brasil e BBDO Chicago e parte de PDV com a Trace Lock. Na comunicação, temos um plano de mídia exterior, impressa, digital, social, PDV e um plano de amostragem, com conteúdo educacional sempre envolvido. Montamos um grande time de olimpíada, com contribuições da Edelman, da Almap e da Trace Lock. Acima de tudo, tem todo o conhecimento científico da empresa, que há 60 anos pesquisa sobre insetos no centro privado que possui nos Estados Unidos.
M&M – Qual a participação de mercado da marca? Divulgam dados de faturamento ou expectativa de crescimento?
Tatiana – Off é marca líder de mercado, há 20 anos no Brasil (dados Nielsen). Não posso divulgar share ou faturamento, pois a empresa é familiar e privada e não divulga essa informação. Com essa atividade, não pretendemos ter aumento de vendas em volume, até porque estamos no inverno, mas solidificar o conhecimento da marca, e educar o mercado. Antes do surto de zika, segundo dados do Kantar Worldpanel, somente 6% da população usavam repelente ao menos uma vez por ano.
M&M – Alguma novidade da Off em termos de produto para os próximos meses?
Tatiana – Estamos fazendo um lançamento agora durante os Jogos Olímpicos. Chama-se Off Longa Duração, é um aerossol com duração de oito horas e fórmula seca. Começou a chegar ao mercado no mês de julho. É uma inovação que estamos trazendo dos EUA e lançando para os Jogos, mas vai continuar em linha depois. É um produto excelente, uma grande inovação para população brasileira e vai ajudar na proteção, inclusive das crianças, para quem há itens específicos. Praticamente todos os itens comercializados no Brasil são produzidos em Manaus, exceto o Family aerossol que vem da Argentina e o Off Longa Duração, que vem dos EUA. Esse novo produto estará em todas as peças publicitárias que faremos. Também assinamos contrato, no final do mês passado com a Mauren Maggi. Ela tem uma filha e sempre deixa claro nas entrevistas o amor e proteção que tem por ela. Por isso a trouxemos como embaixadora nessa causa.
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