Os atletas e modalidades campeões em seguidores nas redes sociais
Pesquisa conduzida pela MField avalia como o desempenho dos atletas influencia o crescimento da visibilidade de diversas modalidades
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Meio & Mensagem
29 de julho de 2024 - 15h46
Uma pesquisa realizada pela Mfield em parceria com a Opinion Box com o objetivo de avaliar o potenciar dos atletas no marketing de influência, apresentou alguns dados sobre como a visibilidade de atletas proporcionada pelos Jogos Olímpicos.
Dados do estudo indicam que os grandes eventos esportivos são responsáveis por transformar atletas em influenciadores. Isso acontece, principalmente, quando há conquista de medalha, o que faz com que o atleta ganhei ainda mais espaço na mídia.
Exemplo disso foi o que aconteceu Alison dos Santos, medalha de bronze nos 400 metros com barreira em Tóquio, que viu seus seguidores aumentarem de 7 mil para 178 mil, e com Rebeca Andrade, que ganhou ouro e prata em 2021 e já atingiu mais de 2 milhões de seguidores.
Atualmente, Gabriel Medina, do Surf, é o atleta mais seguido nas redes sociais, com 15 milhões de seguidores, seguido por Rayssa Leal, com mais de 12 milhões. Paulo André, da corrida e também ex-participante do BBB (10 milhões), Rebeca Andrade, dda Ginástica (4,5 milhões) e Marta, do futebol (3,5 milhões) fecham o top 5.
Além disso, a pesquisa aponta que das 260 mil menções a Olimpíada que aconteceram nos últimos 12 meses, aproximadamente 35% do volume total foi postado a partir de junho deste ano.
Dados da Pesquisa “Esporte para todos?” feita pelo Serasa junto com o Opinion Box identificou que atualmente o Skate é o esporte olímpico com mais seguidores (18.6 milhões). A modalidade, que entrou no circuito nos últimos jogos, em 2021, e tem Rayssa Leal como um dos grandes expoentes – e que já ganhou medalha em Paris 2024 – já ultrapassou o futebol que é o sexto mais seguido.
Após o Skate, a segunda modalidade com mais seguidores, de acordo com a pesquisa, é o Vôlei, cujos perfis acumulam 18,2 milhões de seguidores. O Surf completa o pódio, com 18,1 milhões de seguidores.
Na sequência, aparecem Atletismo (12,3 milhões de seguidores), Ginástica artística (9,4 milhões de seguidores) e Futebol (9,2 milhôes de seguidores).
Além da relação com o público, essa visibilidade dos atletas e modalidades atrai marcas. Segundo estudo realizado pela Opinion Box, 58% das pessoas sentem mais vontade de comprar de uma marca que faz parceria com atletas, enquanto 63% delas passa a confiar mais naquela marca.
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