Paralimpíada de Paris: onde assistir e quais as marcas patrocinadoras?
Jogos começam na capital francesa nesta quarta-feira, 28, e vão até 8 de setembro
Paralimpíada de Paris: onde assistir e quais as marcas patrocinadoras?
BuscarJogos começam na capital francesa nesta quarta-feira, 28, e vão até 8 de setembro
Bárbara Sacchitiello
28 de agosto de 2024 - 16h24
O desfile de atletas e delegações pela avenida Champs-Élysées, em Paris, rumo à Praça La Concorde abriu, oficialmente, os Jogos Paralímpicos de 2024.
Com a participação de mais de 4,4 mil atletas com deficiência, os Jogos são a maior competição global de paratletas, que disputam medalhas e recordes em diferentes modalidades e categorias.
Em 2024, Paris é a cidade-sede dos Jogos Olímpicos. As competições começam nesta quarta-feira, 28, e vão até 8 de setembro.
Desde 1988, na Olimpíada de Seul, na Coreia do Sul, os Jogos Olímpicos de Verão e os Jogos Paralímpicos de Verão passaram a acontecer na mesma cidade, com alguns dias de diferença.
Em 2001, o Comitê Olímpico Internacional (COI) e o Comitê Paralímpico Internacional (CPI) firmaram um acordo visando estimular a inclusão esportiva e a diversidade. Desde então, todas as cidades que se apresentarem como candidatas a receber os Jogos Olímpicos também devem candidatar-se a sediar os Jogos Paralímpicos, na mesma edição.
Detentora exclusiva dos Jogos Olímpícos e Paralímpicos na TV em 2024, a Globo transmitirá as Paralimpíadas somente no sportv. O canal esportivo mostrará as principais competições e disputas envolvendo paratletas brasileiros.
Além disso, também é possível acompanhar os Jogos Paralímpicos pelo Globoplay, a plataforma de streaming da Globo.
Na internet, o canal oficial do Comitê Paralímpico Internacional também exibirá os Jogos Paralímpicos.
Diferentemente dos Jogos Olímpicos de Paris, que terminaram no último dia 11, a Paralimpíada não será exibida na televisão aberta.
O Brasil chega à Paralimpíada de Paris com a maior delegação de sua história na competição. No total, serão 280 atletas, sendo 255 com deficiência, 19 atletas-guia, três calheiros da bocha, dois goleiros do futebol de cegos e um timoneiro de remo.
Na história dos Jogos Paralímpicos, o Brasil soma, desde 1960 – quando, em Roma, foi realizada a primeira competição do gênero – um total de 373 medalhas, o que coloca o País entre as principais potências do esporte Paralímpico.
Até o momento, os paratletas brasileiros conquistaram 109 medalhas de Ouro, 132 de Prata e 132 de Bronze.
Nos Jogos de Paris, o Brasil terá paratletas em 20 das 22 modalidades da competição: atletismo, badminton, bocha, canoagem, ciclismo, esgrima em cadeira de rodas, futebol de cegos, goalball, hipismo, halterofilismo, judô, natação, remo, tênis em cadeira de rodas, taekwondo, tênis de mesa, tiro com arco, tiro esportivo, triatlo e vôlei sentado.
Para esse ciclo de Jogos, o Comitê Paralímpico Brasileiro tem o apoio das marcas Ajinomoto, Asics, Braskem, Loterias Caixa, Havaianas e Toyota.
Compartilhe
Veja também
Comitê Paralímpico Brasileiro dará nome à estação Jabaquara
Iniciativa do Governo do Estado de São Paulo visa homenagear os atletas paralímpicos brasileiros e escolhe estação próxima ao Centro de Treinamento
Asics venderá apenas um pé de tênis para pessoas com deficiência
Patrocinadora do Comitê Paralímpico Brasileiro, marca comercializará um dos lados do par de calçado para pessoas com deficiência ou amputação na perna