A repercussão dos uniformes brasileiros na abertura de Paris 2024
Tema foi o mais comentado nas redes sociais no período pré-olímpico, segundo Datafolha e Codecs, e Riachuelo levou bordadeiras para acompanharem cerimônia de abertura
A repercussão dos uniformes brasileiros na abertura de Paris 2024
BuscarTema foi o mais comentado nas redes sociais no período pré-olímpico, segundo Datafolha e Codecs, e Riachuelo levou bordadeiras para acompanharem cerimônia de abertura
Meio & Mensagem
29 de julho de 2024 - 12h40
Os uniformes da delegação brasileira foram o assunto de maior destaque nas redes sociais no período pré-Olimpíada. A análise foi realizada em uma parceria entre o Datafolha e a Codecs, empresa especializada na análise de cenários digitais e reputação de marcas.
Ao todo, foram registradas mais de um milhão de menções aos Jogos Olímpicos em perfis de usuários brasileiros entre o dia 18 e 25 de julho, véspera da abertura oficial do evento. Destas, 72,6 mil citavam o tema em posts que incluem termos como “uniforme” e “uniformes” associados a outras palavras que remetem aos Jogos.
Isso representa 7% de toda a repercussão envolvendo as Olimpíadas, na semana anterior ao seu início. O tema rendeu mais menções, por exemplo, que as estreias femininas brasileiras no futebol e handebol.
As críticas a respeito dos uniformes começaram já na apresentação dos trajes. As reclamações apontavam que as vestimentas, criadas pela Riachuelo e o COB, seriam simples e até conservadores quando comparados ao design dos uniformes de outras delegações. Entenda aqui.
Segundo o levantamento do Datafolha e Codecs, o nome Riachuelo aparecia em cerca de 40% das vezes em que os uniformes brasileiros para os Jogos foi mencionado. O caso do atleta de decatlo José Fernando Ferreira, que teria recebido material insuficiente, também ganhou destaque. Seu post, no X/Twitter, gerou 174 mil interações e foi visto 11,7 milhões de vezes.
A Riachuelo, por sua vez, levou duas representantes das bordadeiras de Timbaúba dos Batistas, responsáveis pelos bordados nas jaquetas jeans do uniforme do Time Brasil, para acompanhar a cerimônia de abertura dos Jogos. As profissionais também foram homenageadas na parceria da companhia com o Movimento Verde e Amarelo.
Compartilhe
Veja também
Comitê Paralímpico Brasileiro dará nome à estação Jabaquara
Iniciativa do Governo do Estado de São Paulo visa homenagear os atletas paralímpicos brasileiros e escolhe estação próxima ao Centro de Treinamento
Asics venderá apenas um pé de tênis para pessoas com deficiência
Patrocinadora do Comitê Paralímpico Brasileiro, marca comercializará um dos lados do par de calçado para pessoas com deficiência ou amputação na perna