A repercussão dos uniformes brasileiros na abertura de Paris 2024

Buscar

Olimpíadas

A repercussão dos uniformes brasileiros na abertura de Paris 2024

Tema foi o mais comentado nas redes sociais no período pré-olímpico, segundo Datafolha e Codecs, e Riachuelo levou bordadeiras para acompanharem cerimônia de abertura


29 de julho de 2024 - 12h40

Os uniformes da delegação brasileira foram o assunto de maior destaque nas redes sociais no período pré-Olimpíada. A análise foi realizada em uma parceria entre o Datafolha e a Codecs, empresa especializada na análise de cenários digitais e reputação de marcas.

Repercussão dos uniformes brasileiros

Riachuelo levou duas representantes das bordadeiras de Timbaúba dos Batistas, responsáveis pelos bordados nas jaquetas jeans do uniforme do Time Brasil, para acompanhar a cerimônia de abertura dos Jogos (Crédito: Divulgação)

Ao todo, foram registradas mais de um milhão de menções aos Jogos Olímpicos em perfis de usuários brasileiros entre o dia 18 e 25 de julho, véspera da abertura oficial do evento. Destas, 72,6 mil citavam o tema em posts que incluem termos como “uniforme” e “uniformes” associados a outras palavras que remetem aos Jogos.

Isso representa 7% de toda a repercussão envolvendo as Olimpíadas, na semana anterior ao seu início. O tema rendeu mais menções, por exemplo, que as estreias femininas brasileiras no futebol e handebol.

As críticas a respeito dos uniformes começaram já na apresentação dos trajes. As reclamações apontavam que as vestimentas, criadas pela Riachuelo e o COB, seriam simples e até conservadores quando comparados ao design dos uniformes de outras delegações. Entenda aqui.

Segundo o levantamento do Datafolha e Codecs, o nome Riachuelo aparecia em cerca de 40% das vezes em que os uniformes brasileiros para os Jogos foi mencionado. O caso do atleta de decatlo José Fernando Ferreira, que teria recebido material insuficiente, também ganhou destaque. Seu post, no X/Twitter, gerou 174 mil interações e foi visto 11,7 milhões de vezes.

A Riachuelo, por sua vez, levou duas representantes das bordadeiras de Timbaúba dos Batistas, responsáveis pelos bordados nas jaquetas jeans do uniforme do Time Brasil, para acompanhar a cerimônia de abertura dos Jogos.  As profissionais também foram homenageadas na parceria da companhia com o Movimento Verde e Amarelo.

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Riachuelo (@riachuelo)

Publicidade

Compartilhe