Assinar
Olimpíadas

Ryan Lochte perde patrocinadores

Speedo, Ralph Lauren, Gentle Hair Removal e Airweave rompem com nadador apesar do pedido de desculpas feito pelo atleta na sexta-feira, 19


22 de agosto de 2016 - 14h44

ryan lochte

Nadador norte-americano em anúncio da Speedo (crédito: reprodução)

(*) Por Adrianne Pasquarelli, do Advertising Age

A Speedo dos Estados Unidos anunciou nesta segunda-feira, 22, que irá romper o contrato de patrocínio com o nadador Ryan Lochte que já dura mais de 10 anos. Já a Ralph Lauren optou por não renovar o vínculo com o medalhista olímpico. A decisão acontece dias após o atleta se desculpar nas redes sociais por ter mentido sobre um suspeito assalto em que teria ficado sob a mira de uma arma no Rio de Janeiro. Lochte passou o final de semana fazendo gestão de crise. Em uma entrevista para o programa de TV Today Show, apresentado por Matt Lauer, o atleta disse que seu comportamento imaturo manchou a imagem americana.

A Speedo, controlada pela PVH, planeja doar US$ 50 mil do contrato com Lochte para a ONG Save The Children. “Embora tenhamos desfrutado de uma relação vencedora com Ryan por mais de uma década e ele tenha sido um membro importante da equipe Speedo, não podemos tolerar um comportamento que é contra os valores que a marca defende há tanto tempo. Nós apreciamos suas muitas realizações e esperamos que ele se mova para frente e aprenda a partir dessa experiência”, informou a companhia em comunicado.

Já uma porta-voz da Ralph Lauren também afirmou por comunicado que a marca “continua a patrocinar orgulhosamente os times olímpico e paraolímpico dos Estados Unidos e os valores que os seus atletas incorporam” e que “o acordo com Ryan Lochte foi especificamente para os Jogos Olímpicos Rio 2016 e que a empresa não vai renovar seu contrato”. A empresa já retirou a imagem de Lochte de seu website.

O nadador também é patrocinado pela fabricante japonesa de colchões Airweave. Na semana passada, a Airweave disse que Lochte permaneceria como embaixador da marca.  “Respeito o desempenho de Ryan e enquanto ele continuar um atleta respeitável continuará como embaixador da marca nos Estados Unidos enquanto nossa parceria for válida. Estamos focados no apoio ao Time Estados Unidos e nosso acordo continua o mesmo”, disse o fundador e CEO Motokuni Takaoka.

No entanto, nesta segunda-feira a empresa afirmou que encerrou o vínculo com o nadador. “Nosso acordo com Ryan Lochte era em apoio aos Jogos Olímpicos Rio 2016. Após cuidadosas considerações, decididos encerrar a parceria com Ryan Lochte”, publicou a companhia no Twitter.
O quarto e último patrocinador de Lochte, a Gentle Hair Removal, divulgou um comunicado a partir de sua controladora Syneron Candela informando que encerrou o contrato com o atleta, de acordo com a ESPN.

Um executivo de marketing esportivo disse recentemente ao Ad Age que Lochte pode ser “radioativo” para as marcas dado a repercussão negativa do seu comportamento.

Tradução: Fernando Murad

Publicidade

Compartilhe