Ryan Lochte perde patrocinadores
Speedo, Ralph Lauren, Gentle Hair Removal e Airweave rompem com nadador apesar do pedido de desculpas feito pelo atleta na sexta-feira, 19
Speedo, Ralph Lauren, Gentle Hair Removal e Airweave rompem com nadador apesar do pedido de desculpas feito pelo atleta na sexta-feira, 19
22 de agosto de 2016 - 14h44
(*) Por Adrianne Pasquarelli, do Advertising Age
A Speedo dos Estados Unidos anunciou nesta segunda-feira, 22, que irá romper o contrato de patrocínio com o nadador Ryan Lochte que já dura mais de 10 anos. Já a Ralph Lauren optou por não renovar o vínculo com o medalhista olímpico. A decisão acontece dias após o atleta se desculpar nas redes sociais por ter mentido sobre um suspeito assalto em que teria ficado sob a mira de uma arma no Rio de Janeiro. Lochte passou o final de semana fazendo gestão de crise. Em uma entrevista para o programa de TV Today Show, apresentado por Matt Lauer, o atleta disse que seu comportamento imaturo manchou a imagem americana.
A Speedo, controlada pela PVH, planeja doar US$ 50 mil do contrato com Lochte para a ONG Save The Children. “Embora tenhamos desfrutado de uma relação vencedora com Ryan por mais de uma década e ele tenha sido um membro importante da equipe Speedo, não podemos tolerar um comportamento que é contra os valores que a marca defende há tanto tempo. Nós apreciamos suas muitas realizações e esperamos que ele se mova para frente e aprenda a partir dessa experiência”, informou a companhia em comunicado.
Já uma porta-voz da Ralph Lauren também afirmou por comunicado que a marca “continua a patrocinar orgulhosamente os times olímpico e paraolímpico dos Estados Unidos e os valores que os seus atletas incorporam” e que “o acordo com Ryan Lochte foi especificamente para os Jogos Olímpicos Rio 2016 e que a empresa não vai renovar seu contrato”. A empresa já retirou a imagem de Lochte de seu website.
O nadador também é patrocinado pela fabricante japonesa de colchões Airweave. Na semana passada, a Airweave disse que Lochte permaneceria como embaixador da marca. “Respeito o desempenho de Ryan e enquanto ele continuar um atleta respeitável continuará como embaixador da marca nos Estados Unidos enquanto nossa parceria for válida. Estamos focados no apoio ao Time Estados Unidos e nosso acordo continua o mesmo”, disse o fundador e CEO Motokuni Takaoka.
No entanto, nesta segunda-feira a empresa afirmou que encerrou o vínculo com o nadador. “Nosso acordo com Ryan Lochte era em apoio aos Jogos Olímpicos Rio 2016. Após cuidadosas considerações, decididos encerrar a parceria com Ryan Lochte”, publicou a companhia no Twitter.
O quarto e último patrocinador de Lochte, a Gentle Hair Removal, divulgou um comunicado a partir de sua controladora Syneron Candela informando que encerrou o contrato com o atleta, de acordo com a ESPN.
Um executivo de marketing esportivo disse recentemente ao Ad Age que Lochte pode ser “radioativo” para as marcas dado a repercussão negativa do seu comportamento.
Tradução: Fernando Murad
Compartilhe
Veja também
Comitê Paralímpico Brasileiro dará nome à estação Jabaquara
Iniciativa do Governo do Estado de São Paulo visa homenagear os atletas paralímpicos brasileiros e escolhe estação próxima ao Centro de Treinamento
Asics venderá apenas um pé de tênis para pessoas com deficiência
Patrocinadora do Comitê Paralímpico Brasileiro, marca comercializará um dos lados do par de calçado para pessoas com deficiência ou amputação na perna