Todos por um
Desde 2008, a delegação olímpica brasileira é representada pela marca Time Brasil, que tem como premissa ampliar a divulgação dos atletas por meio do marketing
Desde 2008, a delegação olímpica brasileira é representada pela marca Time Brasil, que tem como premissa ampliar a divulgação dos atletas por meio do marketing
25 de julho de 2016 - 15h33
Reportagem publicada na edição Meio & Mensagem Marketing na Olimpíada em novembro de 2015.
Se, individualmente, atletas têm o potencial de alavancar uma marca, quando se juntam essa capacidade é multiplicada — sobretudo quando a marca em questão é o Brasil. Esse é o conceito adotado pelo Time Brasil, projeto lançado em 2008 pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB) com o objetivo de representar e ampliar a capacidade de exposição de nossos esportistas.
Em setembro do ano passado, o Time Brasil ganhou uma nova identidade visual, desenvolvida em parceria com a Nike e que reforça os conceitos de união e conquista. Desde então, é utilizada nos uniformes dos atletas brasileiros. Na ocasião, Marcus Vinicius Freire, diretor executivo do COB, destacou a importância de reunir os esportistas olímpicos nacionais sob uma mesma bandeira. “A marca não é do COB. É de todos os atletas e de toda a população brasileira. Estão todos convocados para torcer pelo Time Brasil”, aclamou.
A premissa do Time Brasil é, na descrição do próprio COB, “transformar o País em uma potência olímpica, a partir da liderança do comitê na preparação de atletas e equipes, na criação de ídolos e no aumento da percepção de valor do país”. O comitê deixa claro que as ações de marketing da delegação não dão destaque a uma ou outra modalidade: apostam, sim, na união para integrar o mesmo time que reúne cerca de 600 atletas de 62 modalidades.
Um dos pilares é trazer engajamento por parte da população contando com personalidades fora do mundo dos esportes como Bruno Chateaubriand, Carol Sampaio, Claude Troisgros, Luciano Huck, Otaviano Costa, Preta Gil, Roberta Sudbrack, Rodrigo Lombardi e Toni Garrido.
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