Toyota vai fornecer kits dos atletas para os Jogos Paralímpicos

Buscar

Olimpíadas

Toyota vai fornecer kits dos atletas para os Jogos Paralímpicos

Em parceria com o Comitê Paralímpico Brasileiro, a empresa produziu bolsas e pochetes a partir de materiais reciclados das fábricas da montadora


15 de agosto de 2024 - 6h00

Parceria entre Toyota e CPB vai fornecer aos atletas kits para que possam competir nos Jogos Paralímpicos (Crédito: Divulgação)

Parceria entre Toyota e CPB vai fornecer aos atletas kits para que possam competir nos Jogos Paralímpicos (Crédito: Divulgação)

A Toyota vai fornecer kits para os atletas que vão competir nos Jogos Paralímpicos em Paris, que se iniciam em 28 de agosto. Em parceria com Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), a montadora vai fornecer pochetes, bolsas e necessaires. Os itens foram confeccionados pelas costureiras do projeto ReTornar a partir de resíduos da linha de montagem, como airbags e tecidos automotivos.

Ao todo, serão 550 kits que utilizam como matéria-prima uniformes, cintos de segurança e outros componentes. De fato, as peças foram desenhadas por Lucas Julião, atleta de esgrima em cadeira de rodas e designer do CPB. Além disso, no projeto ReTornar participaram a Cooperativa Uni Arte Costura e a Associação Social Comunidade de Amor (ASCA). O programa social acontece nas cidades em que a Toyota possuí unidades fabris, como Sorocaba e Indaiatuba.

Além de destinar as sobras para reutilização, como política de sustentabilidade da Toyota, o programa proporciona outras fontes de renda para as costureiras. “Essas profissionais recebem capacitação e têm a oportunidade de desenvolver suas habilidades em design e costura, permitindo-lhes criar produtos de alta qualidade que podem ser comercializados”, comenta Otacílio do Nascimento, gerente de comunicação corporativa da Toyota. O programa já reutilizou mais de 24 toneladas de resíduos e impactou mais de 1,7 mil pessoas.

Quais as iniciativas da Toyota nos jogos?

Para o também diretor executivo da Fundação Toyota do Brasil, , a iniciativa contribuí para um posicionamento da marca. “De fato, a Toyota se posiciona como uma catalisadora para a inclusão, a mobilidade universal e a igualdade no esporte”, comenta Nascimento. De fato, nos jogos de Tóquio, a equipe global de atletas Toyota foi composta por 240 atletas de 43 países em ambos eventos esportivos.

Nos jogos em Paris, a Toyota ofereceu uma frota de veículos 100% eletrificados e, para usuários de cadeira de rodas, a marca forneceu puxadores de cadeira de rodas elétricos. Além de disponibilizar na Vila Olímpica, mais 150 cadeiras de rodas ficarão disponíveis durante a cerimônia de abertura dos Jogos Paralímpicos. Ao mesmo tempo, a Toyota apoiou cerca de 300 atletas olímpicos e paralímpicos nessa edição dos jogos. No Brasil, a Toyota já patrocinou Ricardo Alves, jogador de futebol de cinco para deficientes visuais.

Publicidade

Compartilhe