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Opinião

A construção de relações de longo prazo

Como o marketing life centric e a inteligência artificial generativa podem aproximar ainda mais empresas e pessoas


6 de agosto de 2024 - 6h00

O marketing centrado na vida do cliente, também chamado de life centric, é uma abordagem estratégica para os negócios por focar nas necessidades e nas experiências do indivíduo para estabelecer um relacionamento de longo prazo. Em vez de ter como objetivo final a venda de produtos e serviços, esta perspectiva busca compreender desejos, valores e desafios enfrentados pelas pessoas em diferentes fases de suas vidas, inclusive auxiliando as empresas a se anteciparem e ajustarem-se às mudanças.

Para se ter uma ideia, de acordo com o levantamento da Accenture de 2023, seis em cada dez pessoas afirmaram adaptar suas prioridades de compra conforme as mudanças globais. Neste contexto de rápida evolução tecnológica e alterações no mercado, as empresas enfrentam o desafio de inovar continuamente para atender às expectativas dos consumidores. A adoção do life centric permite campanhas de marketing mais robustas e relevantes, pois constrói conexões autênticas e duradouras com seu público-alvo.

Como a inteligência artificial (IA) generativa é uma chave importante no marketing life centric?

Munidas de uma base confiável de dados, as empresas podem cruzar informações em diferentes esferas para oferecer soluções customizadas e eficientes. Mesmo não sendo algo novo, isso é relevante para criar conexões verdadeiras e aproximar as pessoas do que a companhia tem a oferecer. Ao unir dados de diversas fontes é possível compreender melhor qual é a forma mais indicada para abordar o cliente e em qual momento da vida.

No marketing, temos vários canais que permitem estabelecer um contato direto com as pessoas – o que é muito bom – mas, de certa forma, dificulta saber em detalhes a jornada completa do cliente, como, por exemplo, qual foi o meio que gerou a conversão. Em um cenário otimista, em que os investimentos em mídia estão sendo avaliados como oportunidade de negócio, é importante saber definir o que é mais rentável – seja um outdoor, uma propaganda em um veículo de massa ou um contato feito pelo time comercial – para conseguir equilibrar os custos e o retorno. Com a ajuda da IA generativa e da base de dados, a procura por novos clientes tem se tornado cada vez mais assertiva.

Isso porque o uso da IA no life centric não apenas melhora a experiência dos consumidores, mas também permite que as empresas inovem e operem de maneira mais eficaz, até mesmo economizando tempo.

Outra forma de usar IA e o conceito de marketing life centric é por meio da compra de mídia. As plataformas adtech usam a ferramenta para escolher os anúncios e canais mais eficazes a fim de definir e impactar o público-alvo de forma certeira e maximizar o ROI, criando o cenário perfeito para negociação de distribuição de verba dentro da empresa, por exemplo.

No entanto, no auge da euforia por inovações cada vez mais aprimoradas, muitas empresas implementam soluções de fora, ou seja, desenvolvidas para outro negócio, sem se atentar nos desafios da própria organização. Em geral, isso faz com que os colaboradores não adotem a transformação, já que a tecnologia não foi pensada para a realidade delas na companhia. O segredo para usar o marketing life centric e a IA é reforçar o DNA de inovação da própria companhia, especialmente no aspecto cultural. Assim, teremos negócios mais ágeis, campanhas mais assertivas e clientes mais próximos e identificados com a marca.

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