A Copa do Mundo de Pega-Pega
Evento reúne doze países e tem audiência de dois bilhões de pessoas
Evento reúne doze países e tem audiência de dois bilhões de pessoas
Enquanto você estava aí preocupado com as Olimpíadas de Inverno em PyeongChang e Copa do Mundo da FIFA na Rússia (ambos em 2018), dois bilhões de pessoas estão ligadas na Copa do Mundo de Pega-Pega (o nome oficial é Kabaddi).
A Federação Internacional de Kabaddi (sim, existe uma Federação Internacional do esporte) lançou a 8a Copa do Mundo (sim, já aconteceram outras sete edições do evento) no último dia 7 de outubro em Ahmadabad no estado do Gujarat, Índia. Os jogos acontecem na recém construída, poliesportiva e supermoderna TransStadia Arena.
Doze países participam do evento jogando em duas chaves de seis equipes cada. Bangladesh, Coréia do Sul, Austrália, Inglaterra, Argentina, Iran, Tailândia, Japão, Estados Unidos, Polônia e Quênia tentam destronar a campeã Índia. Os dois primeiros classificam para as semifinais.
As regras são sensacionais: são dois times de sete jogadores e três reservas. O tamanho da quadra varia entre homens e mulheres (sim, há discriminação no Kabaddi). São dois tempos de 20 minutos com um intervalo de cinco minutos.
As equipes alternam-se em jogadas. Na sua vez, mandam um jogador para a quadra do adversário. Ele (ou ela) tem que tocar em um ou mais adversários e voltar correndo para o seu lado da quadra.
Se o atacante consegue, o adversário está eliminado e eles marcam um ponto. Mas as coisas não são tão fáceis assim. O defensor deve tentar derrubar e imobilizar o jogador atacante. Neste caso, este é desclassificado. Detalhe: o atacante tem que fazer tudo isso sem respirar. Se respirar também está fora e o ponto vai para a defesa.
Quando consegue voltar ao seu lado deve gritar “Kabaddi, Kabaddi” para provar ao juiz, com sua falta de fôlego, que realmente estava prendendo a respiração.
Há regras internacionais além de outras versões locais em alguns dos doze países participantes. Há também a versão indoor e outdoor. A Copa do Mundo usa regras internacionais e é jogada indoor, caso você esteja se perguntando.
O canal de televisão Star Sports tem os direitos da transmissão. As partidas também estão disponíveis no seu site e app. Vale a pena conferir. Se esse negócio de futebol continuar não funcionando para o Brasil, quem sabe não lançamos a nossa seleção de pega-pega também?
Compartilhe
Veja também
Intermediação em queda
Volume global de publicidade cresce mais rápido que faturamento das holdings de agências e, pela primeira vez, investimento intermediado pelos grandes grupos nos EUA é igual ao feito direto pelos anunciantes
A mídia estrábica e o poder das big techs
Empresas intermediárias conseguiram dominar as cartas do jogo quando investiram em tecnologia e passaram a entender o perfil das audiências