A Copa muito além do futebol
Como um evento como este une consumidores com diferentes interesses?
Como um evento como este une consumidores com diferentes interesses?
Mente quem diz que na Copa somos um só coração, que torcemos pelo mesmo ideal e que todos temos o Brasil estampado no peito. Mente também quem diz que a Copa é apenas um evento futebolístico.
O futebol fica até pequeno diante de um evento deste tamanho: para muitos, a Copa é a justificativa perfeita para sair da rotina e celebrar o momento. Segundo uma pesquisa que feita com usuários do Twitter no Brasil no início deste ano, mais de 60% deles acreditam que a Copa vai além do futebol. Para muitos desses consumidores, esta é uma oportunidade de se reunir com amigos, aproveitar folgas e festejar.
A verdade é que cada um vai curtir a sua própria Copa e os olhares podem ser bastantes distintos: enquanto uns se interessam pelo bom futebol, outros estão mais ocupados com as comemorações – e as marcas que conseguirem entender o consumidor nas diferentes perspectivas atingirão seus targets de maneira mais assertiva. O que todos eles têm em comum? Sua união em torno do evento do momento.
Ao estudar o território de esportes e a própria Copa nos últimos dois anos entre os usuários da plataforma, foram desenhados quatro grupos distintos de consumidores:
– Encantados (representam 13% do público) – sua paixão é o espetáculo:
Provavelmente, é formado em sua maioria pela geração que nunca viu o Brasil ganhar uma Copa. A curtição está mais em torno do evento do que do futebol. Esses consumidores querem saber da vida do Neymar, quem é o jogador do momento e o que está “trendando”.
– Entusiastas (24%) – sua paixão é o esporte:
São os apaixonados por esporte, nas mais diversas modalidades, e o futebol é mais um deles. Copa para este grupo é a oportunidade de assistir a um bom jogo.
– Fanáticos (31%) – sua paixão é o futebol:
Como o próprio nome diz, são os fanáticos por futebol, e para eles o tema “esporte” se restringe a isso.
– Ufanistas (32%) – sua paixão é estar junto para torcer:
São os que literalmente vestem a camisa verde e amarela. Sua paixão por futebol se restringe à Copa do Mundo. São os mais interessados na festa e na comemoração.
Essa diversidade de interesses abre oportunidades para que as marcas se aproveitem do evento para buscar conexão e engajamento com o seu público mesmo que ele não seja composto por grandes fãs de futebol. Juntar o conhecimento dos diversos públicos com uma estratégia de comunicação assertiva e uma campanha criativa pode ser um ponto de virada para a marca ter alcance e relevância durante um evento como a Copa.
Independentemente do perfil da sua marca ou público, é possível estar na Copa de maneira única. Basta entender o momento de falar com cada um para se tornar de fato relevante e presente visto que todos, de uma forma ou de outra, estarão engajados com o tema durante o evento.
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