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Opinião

A eficiência do exército de micro influenciadores

O Marketing de influência nada mais é que o primo rico do conhecido Marketing boca a boca


6 de janeiro de 2023 - 6h00

Marketing de influência

Ter um número de seguidores inferior ao de celebridades, não significa que tenha menos poder de influência (Crédito: Shutterstock)

Segundo dados do Market Force, as decisões de compra de 81% dos consumidores online são influenciadas pelas postagens de mídia social de seus amigos. Já 54% das compras online de consumidores são influenciadas por comunidades variadas de tamanho pequeno, amigos ou não, os chamados micro influenciadores. No entanto, a maioria dos pequenos e médios negócios, profissionais independentes e startups não usam o Marketing de Influência por achar que esse tipo de divulgação está limitada a grandes celebridades. É um grande erro que custa caro.

O Marketing de influência nada mais é que o primo rico do conhecido Marketing boca a boca

Quando alguém gosta de um produto ou serviço, eles indicam e recomendam aos seus amigos que, por sua vez, recomendam a outros amigos e assim por diante. O pulo do gato do mundo de hoje é entender que os melhores influenciadores da sua marca, produto ou serviço estão mais perto do que você imagina. Eles podem ser os seus amigos e familiares? Claro que sim. Espero que sim! Mas ainda melhor é transformar os seus clientes em divulgadores da sua marca.

Esse é o grande poder do marketing de influência escalável. Em vez de pensar em influenciadores apenas como grandes celebridades, é preciso ir além. Micro influenciadores, clientes e até mesmo amigos e família (para os iniciantes) são um caminho viável e lucrativo. Além do custo amigável ou até mesmo free, essa publicidade já nasce conectada com sua marca e têm maior conexão real com o seu público.

Os micro influenciadores são criadores de conteúdo que possuem até 50 mil seguidores nas redes sociais, e que têm se tornado foco das estratégias de grande parte das marcas. Uma pesquisa realizada pela Traackr, por exemplo, aponta uma taxa de conversão maior por meio de publicidades feitas por micro influenciadores (69%), se comparada ao perfil de grandes nomes (15%).

Ter um número de seguidores inferior ao de celebridades, não significa que tenha menos poder de influência. O que se perde na quantidade, se ganha na autenticidade.

Para alavancar o marketing de influência, além dos grandes orçamentos, imagine então um exército de micro influenciadores recomendando a sua marca. Esse é o grande poder do marketing de influência escalável com o grande bô nus de já nascer autêntico, integrado com sua marca, seus valores e sua persona.

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