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Opinião

A nova alma do negócio

Inteligência Artificial define rumos para montadoras e promete inovações nas relações homem x automóvel na CES 2017


9 de janeiro de 2017 - 15h00

IMG-20170106-WA0044Depois de um primeiro dia de visita à CES 2017 (confira o primeiro artigo dessa cobertura aqui), o segundo dia me deixou claro que um dos principais destaques da feira, sem dúvida, são os veículos autônomos. As montadoras Hyundai, Honda, Toyota, Mercedes-Benz, Nissan e Volkswagen trouxeram seus carros conceito, deixando clara a intenção de disponibilizar os modelos para venda nas concessionárias.

Mas esta não é uma grande novidade. Apesar da visível maturação nas tecnologias e sensores utilizados em seus modelos, o que chama mesmo a atenção são os conceitos de Inteligência Artificial apresentados pela japonesa Toyota e a alemã Mercedes-Benz.

O slogan “more than a machine, a partner”, da Toyota, e a parceria da Mercedes com a fabricante de hardwares para jogos Nvidia, mostram que o futuro desses carros inteligentes não está apenas na autonomia. Um grande investimento em Inteligência artificial para análise de dados e comportamento do motorista permitirá que o automóvel tenha personalidade. Ou, como a Mercedes define, alma.

Imagine que, além de te levar da forma mais rápida e segura possível, a inteligência artificial disponível IMG-20170106-WA0036em seu carro será capaz de saber, de acordo com sua rotina, para onde você vai sem nem mesmo te perguntar, ou sugerir uma música de acordo com seu humor.

Parece claro que, para grande parte dos consumidores de carros, a conexão que existe entre homem e máquina não permitirá a atual abordagem, onde o carro seja simplesmente autônomo. O próximo passo será mudar a visão dessa atual relação, tornando a máquina mais humana e permitindo que o veículo seja não apenas um meio de mobilidade, mas um parceiro para te ajudar, e até aconselhar, enquanto você está em movimento.

 

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