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Opinião

A tecnologia chegou “às ondas” do rádio

Após os spots rotativo e determinado, mercado tem à disposição o spot garantido


6 de abril de 2023 - 6h00

Todas as emissoras de rádio possuem um sistema de operações comerciais, responsável pela composição dos blocos comerciais e pelo sequenciamento das propagandas seguindo regras da própria emissora e de mercado (crédito: Molostock/shutterstock)

Com o protagonismo da tecnologia nos negócios, o ecossistema do rádio e seus anunciantes agora dispõem de uma ferramenta valiosa que agrega a tecnologia com a assertividade de um spot garantido.

Pode ser que você leitor, talvez, até o momento só tenha explorado os formatos display e vídeo nas mídias digitais. Só tenha analisado “engajamento” por meio de dashboards de plataformas digitais. Provavelmente, apenas tenha gerado leads por meio de landing pages de campanhas A/B.

Se é seu caso, saiba que muitas das marcas mais relevantes hoje foram construídas por meio de campanhas no formato áudio.

E o rei do áudio é o rádio!

Com a tecnologia chegando também às emissoras de rádio, com a possibilidade de dashboards, relatórios self-service de gerenciamento de campanhas e spot garantido, esse ecossistema pode, e deve, ser explorado pelas agências e anunciantes

Mas, como assim, o spot agora pode ser garantido?

Todas as emissoras de rádio possuem um sistema de operações comerciais, responsável pela composição dos blocos comerciais e pelo sequenciamento das propagandas seguindo regras da própria emissora e de mercado, como o Choque de Concorrência (exemplo: não executar de dois comerciais diretamente concorrentes entre si em sequência, ou seja, um após o outro).

Esse sistema de operações comerciais das emissoras pode confrontar os comerciais que estavam planejados para serem executados com aqueles que foram realmente veiculados, alimentando um dashboard quase que em tempo real! Uma parte desse sistema poderia ser acessível para as agências e anunciantes gerenciarem suas campanhas no rádio com a mesma agilidade e, em conjunto, com o gerenciamento das campanhas em mídias digitais, inclusive, podendo exportar os dados para consolidar e otimizar o trabalho da equipe.

Com dados de pesquisa da Kantar Ibope Media apontando que, em média, entre 8% e 15% dos ouvintes de rádio consumiram o conteúdo via transmissão Streaming, em tempo real, no momento de cada inserção comercial, é possível estimar quantas pessoas estão sendo impactadas a cada execução. Ou seja, com todos os estudos existentes, com dados oferecidos por empresas especializadas na mensuração da audiência digital, como a Triton e a Nextdial –  que contam com sistemas de General Invalid Traffic (GIVT) e Sophisticated Invalid Traffic (SIVT – no caso da Nextdial), mesmo fora do eixo Ibope, ou seja, as 13 praças com pesquisas regulares, seria possível estimar números como COBERTURA (o percentual referente ao número de pessoas, domicílios ou dispositivos únicos atingidos), ou GRP (Gross Rating Point). E, mais uma vez, esses dados poderiam compor um relatório gerado ou exportado quando a agência ou anunciante precisar analisar a campanha.

Claro que é importante que agências e anunciantes continuem utilizando serviços de verificação de campanhas oferecidos por terceiros, especialmente, devido à duplicação de um mesmo usuário em diferentes canais, e para evitar superestimar alcance e subestimar a frequência.

E por isso, depois do spot rotativo (aquele que a emissora escolhe os horários de veiculação), do spot determinado (que é a agência ou anunciante que escolhe os horários de veiculação), agora há possibilidade do SPOT GARANTIDO.

A tecnologia está tão a favor do rádio, da agência e do anunciante, que seria possível a seguinte sequência: enviar o criativo > analisar o desdobramento da campanha > mudar o criativo > reavaliar > mudar de novo e de novo. Tudo com a mesma agilidade que se tem nas mídias digitais que, minutos após a atualização do criativo, ele estará no ar atualizado.

Já parou para pensar em como isso é útil?

Todos sabemos que, seja nas agências ou nos anunciantes, as equipes estão cada vez mais reduzidas, com uma carga de trabalho cada vez mais elevada. Por isso, autonomia e agilidade são fundamentais para se atingir os resultados esperados sem perder a saúde ou a sanidade.

Precisa ajustar algo e são 23h50 de sexta-feira? Okay, em minutos tudo estará atualizado.

É feriado? Não tem problema também.

O cliente é um Shopping Center e pediu um relatório no domingo às 15h? Bem, só entrar no sistema, exportar e consolidar.

Não tenha dúvidas: o rádio está na sintonia certa!

E com a comunicação cross mídia explorando o áudio como impulsionador, nada mais inteligente do que associar a marca a autoridade das emissoras de rádio.

Não perca essa sintonia e tenha o rádio a seu favor também.

Suas metas agradecem.

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