Acessibilidade como motor para inovação

Buscar

Acessibilidade como motor para inovação

Buscar
Publicidade

Opinião

Acessibilidade como motor para inovação

Dia da Pessoa com Deficiência Física, observado neste 11 de outubro, pode ser momento de reflexão para o mercado sobre o capacitismo num futuro cada vez mais visual e auditivo


11 de outubro de 2022 - 6h00

Com o avanço das tecnologias digitais, a população brasileira, e em especial os mais jovens, parecem estar caminhando para um futuro cada vez mais visual e auditivo, onde a conexão com o outro inclui com mais frequência telas coloridas e fones de ouvido. Neste cenário, os sentidos têm funcionado como balizadores para que as experiências se tornem completas, mas o que acontece quando eles estão comprometidos?

O censo mais recente do IBGE revela que mesmo sendo 24% da população brasileira, pessoas portadoras de deficiências representam menos de 1% daquelas que estão integradas a atividades sociais, como o mercado de trabalho formal, amplamente permeado pelo emprego de tecnologias e pelo preconceito do capacitismo. Esse baixo percentual de integração contribui muitas vezes para fomentar o sentimento de exclusão social nos portadores de deficiência e encontra ressonância no próprio varejo nacional, onde grande parte dos produtos a preços mais baixos não levam em consideração a acessibilidade.

O que muitos ainda não sabem é que os mesmos dispositivos tecnológicos que podem gerar a exclusão, farão com que 1 a cada 4 brasileiros desenvolva algum grau de deficiência como a auditiva nos próximos 20 anos. Como o uso de aparelhos tecnológicos já está intrínseco em nosso dia a dia, não é possível darmos um passo atrás para impedir que essa realidade se concretize, mas é possível que nós, integrantes do próprio mercado empresarial nacional, comecemos a adotar medidas que façam do país um local mais inclusivo, no papel de contratantes, produtores, desenvolvedores, entre outros tantos que desempenhamos

Neste mês da inclusão – que tem caráter especial após dois anos de intensa restrição de contato social – vale para nós empresários refletirmos sobre o que tem sido feito e no que podemos avançar para facilitar a integração de portadores de deficiências à sociedade. Reduzir preços, apostar em dinâmicas que facilitem a acessibilidade e sobretudo inovar, só assim teremos a possibilidade de abraçar – no sentido mais afetuoso e inclusivo da palavra – o público.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Ambiência é o novo marketing B2B

    Demanda de mercado por ferramentas mais eficazes na geração de negócios B2B levou empresários a investirem em uma nova maneira de impulsionar conexão para fazer negócios

  • No Brasil das bets, a agiotagem é profissão do futuro

    Sabendo que 44% dos apostadores admitem perder mais do que ganham, é difícil aceitar que ainda digam ser tudo uma questão de escolha pessoal