Ágil como filosofia nas agências
Os últimos dois anos exigiram muita adaptabilidade de todos os setores e não seria diferente com o marketing e as agências
Os últimos dois anos exigiram muita adaptabilidade de todos os setores e não seria diferente com o marketing e as agências
Alguns termos e metodologias se popularizaram em determinado período, especialmente nos últimos anos. Incluo o client driven e métodos ágeis de gestão. Eles funcionam perfeitamente bem juntos, afinal, a cultura ágil prioriza o foco no cliente por meio de um propósito comum e conhecido por todo time.
Nos dias atuais, especialmente depois de encararmos uma pandemia e todos os impactos que isso vem causando em nossas vidas, sabemos que a mudança é a nossa única certeza em um mundo de tantas incertezas. Os últimos dois anos exigiram muita adaptabilidade de todos os setores e não seria diferente com o marketing e as agências. O comportamento do consumidor mudou repentinamente e as mensagens mudaram de uma forma muito acelerada.
As empresas que já vinham passando por um processo de digitalização foram obrigadas a acelerar ainda mais.
O e-commerce brasileiro registrou um faturamento recorde em 2021, que totalizou mais de R$ 161 bilhões, um crescimento de 26,9% comparado ao ano anterior. O número de pedidos aumentou em 16,9% com 353 milhões de entregas, conforme levantamento da Neotrust, empresa responsável pelo monitoramento de mais de 85% do e-commerce brasileiro.
E, claro, o tempo gasto no meio on-line cresceu. Essa fase de mudança segue numa constante: aquilo que foi adaptado às pressas para atender novos comportamentos, agora precisa ser assentado ou mais bem formatado. O foco é melhorar o alinhamento de objetivos e metas organizacionais para aprimorar as entregas. E, nesse ponto, o pensamento e as práticas ágeis podem ajudar muito.
Como então chegar em um formato de trabalho que seja eficaz para agências e clientes?
A filosofia ágil nasceu num contexto de desenvolvimento de software e seus princípios se esparramaram por diferentes mercados, visto a eficiência de suas práticas. O pensamento ágil e as metodologias que estão sob este guarda-chuva ajudam profissionais de marketing a entenderem rapidamente a melhor forma de resolver problemas e, claro, a melhor forma de gerar valor comercial.
Como framework ágil, nós adotamos o Scrum e usamos suas cerimônias (Daily, Planning, Refinamento, Review e Retrospectiva), ferramentas e papéis (Scrum Master, Product Owner e Time Scrum), com objetivo de mantermos o trabalho da equipe fluído, com comunicação atualizada e transparente, evitando retrabalho e com alinhamento de objetivos e negócio.
Manter os times com visibilidade dos objetivos e resultados, definir épicos e tarefas que respondam a estes objetivos, e manter times atualizados sobre todas as necessidades e mudanças de rota, é, sem dúvida, uma forma inteligente de manter toda a operação organizada, com pessoas engajadas num mesmo propósito.
Se a meta do cliente é gerar assinaturas, qualquer outra coisa que façamos que não contribua para este objetivo não deve ser priorizada. A questão da priorização é uma atividade que precisa ainda ser mais maturada entre os times. A liderança precisa apoiar as pessoas a saberem como escolher em qual batalha devem entrar.
Em tempo: Ágil não é fazer mais rápido. É ter a capacidade de se adaptar diante de obstáculos e de mudanças; é ter leveza para lidar com problemas; coragem para ser transparente no que se fala, sendo direto na resolução de problemas; ágil é preparar seu time para que tenha maturidade e autonomia; é ter uma liderança que facilita e educa; é olhar para o todo e ser leal com a empresa e com os clientes, não olhando somente para seus interesses ou exclusivamente os interesses de sua equipe.
Um dos pontos de maior destaque para essa filosofia talvez esteja em aceitar de maneira bastante fluida a mudança de rota, quando necessária. Com todo o time direcionado pelo propósito do cliente, não se dá margem para que a entrega final se distancie da meta. Parece simples, mas atestamos que nenhum interesse ou armadilha se sobreponha ao objetivo.
Precisamos abraçar as mudanças e fazemos isso diariamente. Na construção de plataformas digitais, projetos que duram muitos meses, algumas vezes mais de 1 ano, também somos beneficiados (agência e cliente) quando entendemos a filosofia da agilidade. Mantemos o objetivo do projeto visível e sempre vivo para todo o time, à vista diariamente – através de dailies -, onde a gente entende as mudanças e adapta a rota através de refinamentos e plannings, onde a gente se adapta e lida com obstáculos e onde a comunicação é preciosa e é tratada com muita seriedade. Os erros são aprendizados e o nosso foco está em resolver problemas. As entregas incrementais, trabalhando num esquema de MVP dentro de campanhas, fazendo um pouquinho, testando, ajustando, e depois desdobrando, também são uma forma de nos garantir eficiência e economia de recursos.
A questão de tomada de decisão rápida, junto ao time que já está atualizado de metas e de todo cenário, sem a necessidade de passar por aprovações burocráticas por diferentes níveis hierárquicos, é uma característica da nossa forma de trabalhar, e que facilita muito a evolução do negócio dos nossos clientes.
Algo precisa ser decidido, testado e, se falhar, aprendemos com o erro e tentamos de outra forma. Acreditamos e valorizamos isso nas pessoas que trabalham com a gente. Aqui na Mirum, adaptamos as metodologias para nossa realidade e cultura. Somos flexíveis e em alguns momentos trabalhamos de forma híbrida, mesclando método ágil (Scrum, por exemplo, que encoraja os times a testarem e aprenderem com suas experiências, a focarem na resolução de problemas e a usarem seus aprendizados para melhoria constante), com waterfall (metodologia tradicional de gestão, onde o desenvolvimento é feito de forma linear, com várias etapas pré-definidas em um processo sequencial).
Um ponto importante de mencionarmos é a forma de contratação: para alguns clientes e projetos vendemos e empregamos uma estrutura de time em formato de Squad (equipe multidisciplinar, trabalhando de forma integrada e visão 360°). Esta dinâmica exige agilidade e informação compartilhada entre time, cliente e demais fornecedores envolvidos no atendimento da conta ou campanha.
O formato de alocação mensal de Squad permite a real adaptação da necessidade o tempo todo, porém, uma parte do mercado ainda prefere o escopo e orçamentos fechados devido a sua previsibilidade financeira, não levando em consideração se no final do projeto a entrega será condizente com a real necessidade. Muitas vezes a expectativa de prazo em conjunto com a complexidade e personalização do projeto não são condizentes, o que gera frustração em algumas empresas que gostariam de se adaptar muito mais rapidamente do que é possível.
Importante salientarmos que, independentemente de metodologia (se Scrum, Kanban, ou se mais tradicional em cascata), nossa missão é resolver problemas e contribuir efetivamente na estratégia de negócio dos nossos clientes, evoluindo diariamente nosso modo de operar para conseguirmos alcançar esses objetivos.
O marketing ágil permite o alinhamento de negócios
A adoção de uma cultura Ágil e de metodologias como scrum dentro das agências permite que os profissionais de marketing se movam de uma forma mais inteligente, com mais ousadia e mais alinhados com os objetivos de negócios.
A filosofia ágil e a adaptação de seus métodos para nossa realidade nos ajudam a trabalhar baseados em evidências, decisões consensuais e entregas incrementais: ou seja, encontramos o caminho certo à medida que o percorremos. A gente aprende testando junto com o cliente. Parceria seria o que melhor define.
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