Assinar

Agilidade não é mais uma opção. É uma necessidade

Buscar

Agilidade não é mais uma opção. É uma necessidade

Buscar
Publicidade
Opinião

Agilidade não é mais uma opção. É uma necessidade

Recursos de inteligência artificial imprimem um novo ritmo na forma de analisar dados e obter insights


26 de abril de 2022 - 13h40

(Crédito: Shutterstock)

Seja pelo conteúdo explorado nas apresentações, seja pela quantidade de expositores com soluções de pesquisas associadas ao tema, Inteligência Artificial foi um dos assuntos mais explorados no primeiro dia do IIEX North America, um dos maiores e mais esperados eventos de inovação em pesquisa de mercado.

Com o ritmo das mudanças cada vez mais acelerado, somado à volatilidade gerada pela pandemia, buscamos identificar aqui em Austin os mais importantes subsídios para que as pesquisas sejam realizadas rapidamente, garantindo a agilidade necessária para apoiar a tomada de decisão e aumentar a capacidade de resposta para que as mudanças ocorram no momento oportuno. E é justamente aí que entram as tecnologias de inteligência artificial (IA).

Hoje em dia, realizamos pesquisas quantitativas com grande volume de respondentes e, com o apoio da IA já é possível analisar os resultados rapidamente e, em alguns casos, até mesmo em tempo real conforme as pesquisas vão sendo aplicadas. O que percebemos claramente aqui em Austin é que as novidades tecnológicas não encontram mais fronteiras: o Brasil está super atualizado e, de forma geral, o grande desafio é a aplicação destas tecnologias. Os softwares de análises de texto estão cada vez mais sofisticados. A AI acelera o processo de codificação das informações, mas ainda é necessário conhecimento e olhar especializado para interpretar as informações para que não vire somente um apanhado de respostas. Pelos corredores aqui do evento, já se fala em um futuro não tão distante onde a IA conseguirá consolidar não somente dados de texto, mas fazer cruzamentos com informações provenientes de outros formatos, como vídeos ou áudios, de forma ordenada e consolidada.

E, como não paramos de falar no futuro, em sua apresentação o Pinterest provou que é a plataforma utilizada para planejar o que está por vir: 8 em cada 10 previsões feitas no “Pinterest Predicts” do ano passado viraram realidade. Quando falamos das 35 tendências para 2022, o Brasil tem um destaque enorme em uma delas, nomeada como “Barkteture”. É o Brasil na vanguarda da arquitetura para pets, sendo pioneiro em decoração criativa para cães e gatos.

Pelo nosso conhecimento de mercado, é comum ver o Brasil como líder quando o assunto é rede social e até mesmo outros indicadores, quando comparado globalmente. O brasileiro é considerado “easy grader”, valoriza muito a vida em grupo, é criativo e empreendedor, o que corrobora por completo com a tendência mapeada pelo Pinterest.
Estudos relacionados a marcas e consumidores também ocuparam seu lugar na programação do evento. Foram apresentadas diversas pesquisas comportamentais com enfoques diferentes, sempre pautadas em entender as dimensões emocionais e racionais. Há uma preocupação genuína em se construir e engajar comunidades. O universo da pesquisa de mercado é fascinante. Sempre há espaço para explorar novos caminhos.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Liderança ampliada

    Meio & Mensagem aumenta índices como principal fonte de informação sobre os negócios da indústria de comunicação, marketing e mídia, tanto junto a executivos de anunciantes como a publicitários de agências

  • Medo e ansiedade contaminando os jovens

    Cerca de 75% dos jovens temem o futuro e as empresas podem agir para minimizar esse sentimento