Alta rotatividade
Evasão de profissionais, também motivada pelo esgotamento físico e mental, com rotinas exaustivas, desafia a indústria criativa a repensar seus métodos de trabalho e processos para atrair, engajar e reter talentos
Evasão de profissionais, também motivada pelo esgotamento físico e mental, com rotinas exaustivas, desafia a indústria criativa a repensar seus métodos de trabalho e processos para atrair, engajar e reter talentos
Desde a Revolução Industrial, as relações trabalhistas formalizadas entre profissionais e empresas sofrem mudanças que acompanham a evolução da sociedade e são influenciadas pelos humores da economia, pelo avanço da tecnologia, pela atuação de agentes políticos e sindicais e por diversos outros movimentos. Nos últimos dois anos, foi evidente o impacto causado pelas consequências do combate à Covid-19. A afirmação de viabilidade do home office como indutora principal de certo ganho de liberdade e avalista de mais espaço para a preservação da saúde mental, antes mais negligenciada, é, talvez, a parte mais visível da transformação em curso, na qual pesam também os cálculos de produtividade das equipes e o debate sobre as responsabilidades corporativas das empresas e seus líderes.
Alguns países, mais notadamente os Estados Unidos, convivem atualmente com taxas recordes de profissionais deixando seus empregos. Como é natural, parte dês-te turnover se dá pela busca de melhores salários, condições de trabalho ou mesmo flexibilidade. O dado novo, na análise de especialistas e interpretação de pesquisas sobre o tema, é o êxodo provocado pelo esgotamento físico e mental, com rotinas exaustivas. Um movimento preocupante sob diversos aspectos, como os da perda de legado de conhecimento pelas empresas e de potencial inovador, dada a fuga de cérebros para outras indústrias.
O futuro do trabalho é um dos pilares da pauta de Meio & Mensagem e, desde 2019, merece espaço nobre em especiais periódicos e pesquisas proprietárias. No ano passado, o conceito foi ampliado com a estreia do projeto Talento, destinado à abordagem dos impactos das mudanças velozes da indústria de comunicação, marketing e mídia no desenvolvimento das carreiras e na atração e retenção de profissionais pelas empresas. Em 2021, seu ponto alto foi a publicação da terceira edição da lista 30 Under 30, com jovens talentos propulsores de transformações, de espírito empreendedor, ativistas da diversidade e que encaram o trabalho como meio de causar impacto positivo na sociedade.
Lançada com a reportagem das páginas 26 a 29, a versão 2022 do projeto Talento mantém o propósito de reconhecer e dar visibilidade a pessoas que estão impulsionando a indústria brasileira de comunicação, marketing e mídia. Por isso, abre nesta semana a busca pelos Game Changers: talentos transformadores que mudam o jogo. A seleção pretende destacar profissionais que movem o mercado ao próximo nível de crescimento transformacional, transpõem obstáculos para colocá-lo na vanguarda da evolução do mundo do trabalho e do empreendedorismo, elevam seus padrões éticos e tornam a inovação possível. Desta forma, causam impacto cultural sobre os negócios, influenciam positivamente a cadeia produtiva, lutam para modernizar estruturas estabelecidas e alterar o status quo, desafiam a indústria a pensar diferente e entusiasmam novas gerações a seguir carreiras nas atividades do setor. Ou seja, abrem a mente do mercado e, também, as portas para a mudança.
A confecção da lista Game Changers seguirá critérios editoriais, norteada pela tarefa de retratar a amplitude da indústria, com suas várias ramificações de negócios, e os múltiplos perfis profissionais que nela atuam. Nesta empreitada, o trabalho da redação de Meio & Mensagem será auxiliado pelos assinantes membros do Círculo Liderança, que serão chamados a fazerem indicações de nomes durante as próximas semanas, até o dia 20 de abril, para que a lista final seja publicada em maio.
O conteúdo multimídia do projeto Talento é consolidado no hotsite talento. meioemensagem.com.br e contempla ainda a segunda temporada da série em vídeo Mentoria Express, que estreia nesta semana no TikTok e nos Stories, do Instagram. Serão cinco episódios, postados um por semana, com profissionais atuantes nas áreas de criatividade, entretenimento, inovação, marketing e mídias sociais. A partir de experiências vividas em suas carreiras, os convidados darão sugestões e apontarão caminhos para quem pretende seguir carreira nesses segmentos, neste tempo em que os profissionais atuantes na indústria criativa têm o maior controle já visto sobre suas carreiras.
Compartilhe
Veja também
Liderança ampliada
Meio & Mensagem aumenta índices como principal fonte de informação sobre os negócios da indústria de comunicação, marketing e mídia, tanto junto a executivos de anunciantes como a publicitários de agências
Medo e ansiedade contaminando os jovens
Cerca de 75% dos jovens temem o futuro e as empresas podem agir para minimizar esse sentimento