Assinar

Ambiência é o novo marketing B2B

Buscar
Publicidade
Opinião

Ambiência é o novo marketing B2B

Demanda de mercado por ferramentas mais eficazes na geração de negócios B2B levou empresários a investirem em uma nova maneira de impulsionar conexão para fazer negócios


16 de setembro de 2024 - 15h00

O marketing no contexto B2B vem sofrendo impactos externos com a sofisticação de ferramentas, a adoção de práticas remotas, a diversificação de formatos de eventos, e a chegada de novos players e plataformas. Esses fatores vêm junto com o desafio de acompanhar a mudança constante de algoritmos proprietários, que exigem alterações de estratégia para manutenção de alcance qualificado – algo nem sempre pode ser seguido no mesmo ritmo por todas as empresas.

Buscando maior eficiência e ROI, empreendedores têm focado em estratégias que proporcionem um engajamento mais profundo e relevante com outros empresários. E é aí que a ambiência entra em cena: como uma estratégia de marketing B2B que cria ambientes propícios para o networking e a colaboração, facilitando conexões relevantes entre empresários.

Quando o negócio está pautado em sólida estrutura, há domínio do valor da oferta e seus objetivos estão claros, o que um empresário precisa é justamente de quem facilite a conexão para gerar escalabilidade. Nesse cenário, a personalização e a construção de relacionamentos duradouros são fundamentais, reduzindo a dependência de técnicas tradicionais ou práticas de marketing algoritmo-dependentes.

É particularmente interessante falar de conexões em um momento pós-pandemia no qual as práticas comuns estão sendo repensadas. Criar ambientes propícios para o networking e a colaboração, seja em eventos presenciais, espaços de coworking ou plataformas virtuais, tem se mostrado essencial para a aceleração de potenciais relações B2B. Especialmente em casos nos quais a Covid-19 gerou impactos negativos nos resultados e os empresários ainda tentam se adaptar ao novo momento. Infelizmente, não são raros os relatos de quem se perdeu no caminho estratégico tão cuidadosamente trilhado antes do impacto da pandemia.

A ambiência potencializa – inclusive – a geração de hubs de negócios com trocas motivadas por geolocalização, segmentos, necessidades e parcerias. E ter um facilitador para esse momento é crucial para cultivar essas conexões.

A ascensão e sucesso da ambiência como fator-chave para destravar o crescimento de empresas têm transformado a maneira como empreendedores se conectam e fazem negócios. Esses ambientes facilitam a troca de conhecimentos, a construção de confiança e o estabelecimento de parcerias estratégicas, pontos que são cruciais para o vínculo profissional e a sustentabilidade dos negócios.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Impactos do retail data

    Como usar os dados do varejo para guiar a estratégia de marca

  • O grande momento

    Ao mesmo tempo em que abre espaços para o reconhecimento a novas lideranças, o Caboré se mantém como principal palco para honrar pessoas e marcas consagradas por suas contribuições à evolução da indústria