Assinar

Casa de ferreiro

Buscar
Publicidade
Opinião

Casa de ferreiro

As empresas, especialmente as de comunicação, se preocupam e dedicam tanto tempo com a comunicação de seus clientes que, de repente, esquecem de olhar para si mesmas e, em meio aos rodopios, perdem o norte


2 de agosto de 2023 - 14h00

Hammer,On,Anvil,At,Dark,Blacksmith,Workshop,With,Fire,In

(Crédito: FXQuadro/Shutterstock)

Desde pequena me intriga a repetição e suas implicações. A rotina ao mesmo tempo incomoda e traz segurança. Ela me ajuda, como uma bússola, a voltar ao norte quando rodopio demais.

Hoje, não tão distante da repetição, me intriga o tema da cultura nas empresas. Esse assunto, que às vezes é amplamente discutido e outras tantas esquecido no meio das tarefas diárias, tem ocupado meus pensamentos.

Cultura é um modo de ser. Ninguém aprende um modo de ser sem repeti-lo várias vezes. Mesmo que alguém aprenda rapidamente, só pode genuinamente incorporá-lo depois de um longo período de coerência e repetição.

As empresas, especialmente as de comunicação, se preocupam e dedicam tanto tempo com a comunicação de seus clientes que, de repente, esquecem de olhar para si mesmas e, em meio aos rodopios, perdem o norte.

As agências têm a criatividade estratégica como produto, e seu material é humano. É feita de gente. Gente que têm atitude, que troca ideia, discute, cocria, e que PRECISA de um norte. Quanto mais diversa for a equipe de uma empresa, mais rico será seu produto criativo. No entanto, também se torna mais desafiador organizar essas atitudes de forma a inspirar sem desrespeitar ou sufocar a criatividade.

Não, eu não considero isso uma bobagem, uma perda de tempo ou “coisa de quem está sem job”. Conhecer, disseminar e agir conforme valores coerentes com o negócio e seus líderes é, para mim, o óleo que azeita toda a engrenagem. Dando fruto$ aos negócios.

Convencida de que se trata de repetir, de forma coerente e consistente, um modo de ser cuidadosamente determinado, escolho acreditar plenamente no impacto positivo da cultura na vida empresarial. E você?

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Hora de dizer não às propagandas de bets

    A influência de artistas nas comunidades expõe uma dura realidade: a normalização das apostas precisa ser desafiada por celebridades e veículos de mídia

  • O letramento na comunicação

    Como entender o cenário é imprescindível na era da economia da atenção