CEOs e seus legados por meio de produtos digitais
Nesse meio, os profissionais que foram bem-sucedidos tinham alto entendimento em relação ao modelo de negócio das empresas e do impacto que o produto poderia gerar
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O Brasil está vendo o mercado de produtos digitais crescer mais a cada dia. Segundo a pesquisa Panorama de Product Management, realizada pela PM3, os PMs (Product Managers, ou Gerentes de Produto) tiveram aumento salarial de 29%, partindo de R$ 10.059, em 2021, para R$ 13.056, em 2022. Isso mostra que as organizações brasileiras estão valorizando mais esses profissionais, e essa é uma realidade no meio corporativo mundo afora.
Alguns dos maiores nomes da tecnologia deixaram legados sólidos em produtos digitais, como Slack, Orkut, YouTube e até mesmo Apple. Nesse meio, os profissionais que foram bem-sucedidos em suas posições tinham alto entendimento em relação ao modelo de negócio das empresas e do impacto que o produto poderia gerar. Com isso, conseguiram resolver dores dos usuários por meio de um pensamento estratégico e transformaram o mercado.
No português claro, essas características fizeram com que os executivos reinventassem os seus segmentos, o que até hoje segue ditando tendências no mercado. Por isso, separei alguns dos nomes ligados aos produtos digitais mais conhecidos no mundo, que merecem um grande destaque pela história que construíram no mundo tech. Confira:
Steve Jobs fundou a gigante da tecnologia Apple com Stephen Wozniak, em 1976, mas podemos dizer que o seu maior legado veio em 2007 com o lançamento do iPhone. O produto já carregava ideias da marca, visto que potencializou uma de suas criações, o iPod, misturando controles sensíveis ao toque, um telefone e um dispositivo de comunicação revolucionário. Em outras palavras, mais do que um novo produto digital, o executivo criou um ecossistema. Não era apenas uma solução inédita, mas sim uma ideia que conseguiu juntar, com o tempo, várias ações inovadoras em um mesmo ambiente.
Não à toa, mais de uma década depois, a companhia continua superando o seu faturamento em iPhone. Em 2021, por exemplo, os produtos renderam US$ 448 bilhões em receita líquida, como apontam dados da Reuters.
Nascido na Turquia, Orkut Buyukkokten começou a sua formação profissional no ecossistema da tecnologia, conquistando PhD em Ciência da Computação. Apesar de ter seguido o caminho da programação, tornando-se desenvolvedor Front-End no Google, ele já vinha demonstrando sua aptidão para a área de produtos digitais ao ter criado duas redes sociais antes do Orkut, a Club Nexus e a InCircle. Portanto, na gigante do meio tech mergulhou completamente no segmento de PM e, em 2004, lançou a plataforma com o seu próprio nome, que por 10 anos foi simplesmente uma das mais utilizadas no mundo todo. Só no Brasil, chegou a ter 30 milhões de usuários ativos.
Mais do que observar o sucesso do lançamento, é importante voltarmos os olhares para a sua influência, que mudou totalmente a sociedade. Mesmo quando encerrado, em 2014, o ecossistema criado por Buyukkokten continuou – e continua – a inspirar o cenário da tecnologia pelas suas funções de comunicação, essenciais para a formação de praticamente todas as redes sociais que o sucederam.
Assim como Orkut Buyukkokten, Susan Wojcicki marcou presença como colaboradora do Google e atuou como Product Manager. Na gigante da tecnologia, ela imprimiu seu nome em alguns produtos importantes até hoje, como o Adwords, DoubleClick e Analytics. Ou seja, Susan vinha em uma crescente de inovação e usou essa experiência para alcançar novos ares de outra maneira.
Em 2014, a executiva encarou o desafio de comandar um produto digital já estabelecido, quando se tornou CEO da plataforma de vídeos mais conhecida do planeta: o YouTube. Portanto, dar seguimento à trajetória relevante da companhia é de se aplaudir, afinal, números divulgados pela própria rede social mostram que o sucesso permanece. A plataforma está disponível em 80 idiomas diferentes e tem mais de um bilhão de horas de conteúdos sendo consumidos diariamente.
Butterfield migrou para a área de produtos digitais durante sua passagem pelo Yahoo, quando assumiu a liderança de uma equipe na empresa. Junto dessa experiência no segmento, ele e Caterina Fake lançaram a Flickr em 2004. Segundo o próprio executivo, a plataforma de compartilhamento de imagens foi uma forma de melhorar a sua tomada de decisões e administrar um produto.
Desse modo, em 2013 ele usou essas habilidades para ajudar a criar a ferramenta de comunicação corporativa Slack, que se transformou em um dos pontos altos da sua carreira, especialmente com o crescimento do home office. Em 2021, ano em que o trabalho remoto se fortaleceu por conta da pandemia de Covid-19, a plataforma foi vendida para a companhia Salesforce por um montante de US$ 27 bilhões. Esse é um valor que a maioria das startups não chega nem perto, dando uma pequena amostra de como o segmento de Product Management pode ser uma alavanca definitiva para as empresas.
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