Já existe uma TV feita sob medida?
Indústria de televisores busca se adaptar cada vez mais às diferentes necessidades, bolsos e personalidades dos consumidores
Indústria de televisores busca se adaptar cada vez mais às diferentes necessidades, bolsos e personalidades dos consumidores
A CES 2023 está quente, conflitando com o clima seco e sempre frio de Las Vegas nesta época do ano. Um dos grandes protagonistas da semana se conecta diretamente com o foco do meu trabalho: a categoria de televisores. Muito se comenta sobre o passado, presente e, em especial, o futuro deste produto tão amado pelos brasileiros e presente em nosso dia a dia, afinal, a categoria tem penetração em 96,2% das moradias urbanas e 90,8% das rurais no país, segundo o IBGE. Televisores de todo tipo, marca, tamanho e especificações desde o CRT (as antigas TVs de tubo), até as mais avançadas Smart TVs de alta resolução. Na prática, o brasileiro testemunhou uma interessante revolução do aparelho e hoje já tem acesso ao que há de mais moderno e tecnológico no mercado. Mas, ainda assim, qual TV é a sua cara?
Um dos grandes pilares que sustenta nossa liderança global está justamente amparado nesta questão: a marca se preocupa, com a mesma seriedade e compromisso, em atender consumidores que buscam desde uma TV mais básica de 32 polegadas até uma super tela com resolução 8K, com tudo o que existe de soluções, funções e experiências no meio do caminho. É aqui que entramos de fato na CES, e eu convido você a pensar comigo qual seria a sua solução perfeita. Nossos lançamentos podem ajudar na decisão. O ápice tecnológico apresentado neste ano foi uma nova versão de uma TV de micro LED com estruturas de chips minúsculas, onde cada pontinho de luz é capaz de iluminar uma parte de um pixel gerando imagens impressionantes.
Veio também a categoria OLED para os consumidores que apreciam um belo contraste e aplicamos nossa experiência em qualidade de cores, enquanto as TVs Neo QLED 4K e 8K, perfeitas para os amantes de imagens vívidas, brilhantes e coloridas, ganham mais realismo, aumentando a qualidade da imagem via processamento com Inteligência Artificial, na telinha ou telona – já que 98 polegadas foi uma das versões apresentadas aqui em Las Vegas. O projetor Smart e portátil The Freestyle vêm em uma nova versão, que inclui o Samsung Gaming Hub, enquanto projetores fixos como o The Premiere levam o espectador a uma experiência em 8K de até 150 polegadas. O melhor de tudo: praticamente todas essas novidades virão ao Brasil ainda no primeiro semestre.
Além disso, a TV mantém seu legado como poderosa ferramenta de entretenimento, acesso à informação e transformação social, e a tecnologia agora permite que ela acelere outros movimentos. Estou falando do alto nível de conectividade, que a coloca como protagonista na rotina dos usuários. A experiência foi aprimorada, não apenas pelo fato de as marcas aumentarem seus portfólios, mas porque “customizar” se tornou o caminho definitivo para ampliar a conexão da marca com seus consumidores. Desde a coletiva com Jong-Hee (JH) Han, nosso vice-Presidente, CEO e Líder da Divisão DX (Device eXperience), a marca fez questão de ressaltar apelos de interação entre dispositivos, tanto para aqueles que já entraram no clima do IoT e buscam uma rotina cheia de comodidades e integrações, quanto àqueles que ainda consideram esse território um tanto “estranho” pela pseudo-complexidade envolvida – eis o mote “Calm Technology”, para mostrar como é fácil operar este mundo via plataforma SmartThings e coordenar múltiplos dispositivos pela TV.
Para todos nós, preocupados com o meio ambiente, uma série de iniciativas estão sendo tomadas, desde o processo produtivo dos equipamentos, passando pelo unboxing e utilização até o descarte: tudo está sendo milimetricamente calculado e trabalhado em prol da sustentabilidade. E se você leu até aqui com entusiasmo, mas ainda não chegou na TV ideal para você, te convido a refletir sobre como é fundamental uma empresa de tecnologia focar esforços nestes desenvolvimentos. Investir tempo, recursos, pesquisas, e criar soluções para que, com o passar dos anos, as linhas mais básicas possam receber melhoramentos fundamentais, derivados de funções que criamos nos segmentos mais especificados. Foi assim que conseguimos trazer para o Brasil a linha Crystal UHD, uma Smart TV 4K para quem está entrando no mundo da alta resolução, de apenas 2,5 cm de espessura, com controle SolarCell recarregável por energia solar e plataforma para games.
E agora, sob esta visão, podemos dizer que a TV já é feita sob medida para os consumidores, ou, pelo menos, para parte deles? As mudanças e exigências dos usuários têm gerado insights para que a indústria olhe de maneira mais profunda para cada questão. Hoje, há no mercado linhas de televisores totalmente direcionadas ao público gamer, modelos de TV dedicados aos apaixonados por design e entusiastas da arte, além de produtos modernos com foco no público mais jovem. Para fechar este tema, uma provocação: até onde vai – ou pode ir – essa personalização? Não acredito que exista uma resposta pronta para isso, mas o termômetro que deve guiar essa discussão é a maturidade do usuário. Mais do que experimentar um produto, ele deseja criar uma conexão com a TV muito mais próxima de como ele se enxerga e se expressa no mundo. Do nosso lado, estamos fazendo de tudo para que esse passo seja cada vez mais fácil de ser dado.
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