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Chama acesa

Cannes Lions atrai grande presença e investimento brasileiros, aglutina novas tribos ao point global da criatividade e desperta atenção com atrações que vão de Elon Musk à tocha olímpica


25 de junho de 2024 - 14h00

A 71ª edição do Cannes Lions, realizada na semana passada, foi a de maior investimento do mercado brasileiro desde a retomada pós-pandemia. Nas premiações, nos palcos e auditórios de seminários do Palais des Festivals, nos restaurantes e bares da Croisette, nos eventos paralelos e encontros de networking. Por todo lado era possível notar a maior presença de profissionais do País — não apenas atuantes no mercado interno, mas expatriados mundo afora. Em bloco no show da cantora Liniker, promovido pela FilmBrazil, ou espalhada pelos diversos pontos de ativações que ocuparam toda a orla de Cannes, a presença brasileira não se restringe mais a equipes de agências de publicidade, especialmente das áreas criativas. Executivos de anunciantes, plataformas de mídia e empresas fornecedoras de serviços de comunicação e marketing engrossam a delegação, apesar dos altos custos envolvidos.

Somente em inscrições para disputarem os Leões, as concorrentes brasileiras investiram nada menos que 2,2 milhões de euros, algo próximo a R$ 12,9 milhões. Um custo de cerca de R$ 140 mil para cada um dos 92 Leões conquistados pelo País que deve ser avaliado pelo efeito causado nos negócios das empresas e nas carreiras dos profissionais vencedores.

O caminho que leva um case da inscrição até o tapete vermelho é longo e tortuoso. Em 2024, brilhou novamente a estrela da DM9, marca histórica da publicidade brasileira que voltou a ser usada em 2022. A agência é a mais premiada do mercado nacional, com projetos para clientes importantes, como Consul e iFood, que contemplam uma das principais características para angariar Leões: aplicação multimídia que permita a inscrição em diversas competições. “Patrocínio Limpo”, que tirou todos os patrocinadores da camisa do Clube Atlético Juventus para ressaltar o poder da lavadora de roupas, convenceu os júris de Brand Experience & Activation, Media e Outdoor, nos quais conquistou Ouros.

Outro aspecto importante para os Leões mais consistentes é terem, de fato, mobilizado o público e envolvido grandes audiências. O exemplo da DM9 é o projeto de transmissão de jogo da seleção brasileira na Copa do Mundo de futebol feminino pelo app de entregas iFood, premiado em três áreas, incluindo aí um Ouro em Creative Commerce.

Nessa linha segue também um dos Grand Prix brasileiros desta edição: “Tá na mão”, da Gut para Mercado Livre. A marca, que tem o gesto como símbolo, investiu em apertos de mãos na tela da Globo exibidos simultaneamente com um cupom de desconto com QRCode para estimular compras da audiência durante a Black Friday de 2023. Mereceu não apenas o prêmio principal de Media, como Leões em Brand Experience & Activation e Creative Commerce.

A AlmapBBDO fez sucesso em Cannes com a campanha publicitária mais comentada do Brasil no último ano: “Gerações”, criada para comemorar os 70 anos da Volkswagen no País e que reviveu Elis Regina com a ajuda de inteligência artificial. Além de Ouro em PR, conquistou Leões em Social & Influencer e Entertainment for Music.

Emblemático que a competição de Media tenha não apenas dado o Grand Prix para o Brasil como se tornado a área de mais prêmios para o País. Isso porque, diferentemente do que ocorre nos outros grandes mercados publicitários do mundo, a prática nacional mantém, majoritariamente, a área de mídia dentro de estruturas full service, mais próxima da criação que no exterior.

Uma tendência que se mostrou bastante forte novamente em 2024 foi a de premiação para muitos brasileiros que atuam em outros países, não somente em agências, mas em anunciantes e produtoras. O talento nacional está espalhado pelo mundo e vem ocupando posições de comando em muitas empresas importantes fora do Brasil.

O Cannes Lions 2024 conseguiu chamar ainda mais holofotes para si por presenças midiáticas de personagens como Elon Musk e atrações como a tocha olímpica. Todo o conteúdo produzido pela equipe de oito profissionais que esteve em Cannes está no jornal de Meio & Mensagem desta edição (2116), nas redes sociais, no site meioemensagem.com.br/cannes e atingirá outras plataformas nas próximas semanas, como as de podcasts e webinars.

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