Assinar

Com investimentos em reputação crescendo, diversidade de ferramentas de comunicação viram trunfo

Buscar

Com investimentos em reputação crescendo, diversidade de ferramentas de comunicação viram trunfo

Buscar
Publicidade
Opinião

Com investimentos em reputação crescendo, diversidade de ferramentas de comunicação viram trunfo

A concepção equivocada, por exemplo, de que um único profissional pode dominar todas as nuances do setor é uma ideia que precisa ser superada


29 de abril de 2024 - 10h00

Há algum tempo, faturamento positivo e alta produtividade eram métricas e condições suficientes para considerar que uma empresa atingiu o sucesso. No cenário atual, entretanto, um fator passa a se consolidar cada vez mais como parte fundamental dessa equação: a reputação.

Diante da expansão da nova economia, muitas marcas já identificaram a necessidade de ir além de apenas participar ou estarem incluídas nos debates do mercado, e entenderam que o seu posicionamento é um princípio decisivo para a construção e manutenção de um impacto sobre o seu segmento de atuação.

A partir disso, grande parte das empresas têm repensado suas estratégias de comunicação, chegando à conclusão de que precisam ir além dos tradicionais esforços de marketing para construir e sustentar uma imagem corporativa sólida e confiável.

Isso está longe de querer dizer, no entanto, que elas estão se distanciando das agências e assessorias. Segundo dados da própria ABRACOM (Associação Brasileira das Agências de Comunicação), o setor faturou R$ 4,9 bilhões em 2022 e teve projeções de crescimento na casa dos 15% aos 20% no ano passado.

O que as companhias perceberam é que os discursos agora precisam assumir novos objetivos. Somente apresentar produtos e serviços já não é mais o bastante. É necessário que esse trabalho comunicacional construa uma notoriedade que acompanhe e posicione a sua marca, funcionando como um pilar fundamental para o crescimento sustentável e longevidade em um mercado cada vez mais saturado e competitivo.

Não é à toa, portanto, que, segundo a Pesquisa Nacional sobre o Impacto de Relações Públicas no Mercado de Inovação, desenvolvida pela MOTIM, 95% das empresas de inovação hoje estão em busca de estratégias de comunicação que garantam maior visibilidade e credibilização de marca no mercado. Ainda pelo mesmo caminho, o estudo também destaca que a intenção de 98% das marcas de inovação é aumentar ou manter os investimentos em fortalecimento de sua reputação institucional.

Mudança de rumos

Diante dessa virada de chave, o mercado de relações públicas se vê obrigado a ampliar e diversificar o seu leque de serviços, uma vez que somente as soluções tradicionais não contemplam esse caminho exigente e de novas demandas. Esta evolução no escopo dos serviços de RP carece de uma abordagem mais abrangente e integrada à comunicação corporativa, que passa a contar com novos mecanismos e estratégias que, em conjunto, constroem uma narrativa de maior impacto.

O resultado dessa reestruturação na oferta de entregas é a consolidação das agências full service, modelo este que busca envolver a marca parceira em um verdadeiro ecossistema comunicacional mais amplo, diversificado e que seja responsável por sustentar diálogos e produtos que promovam uma reputação robusta. O grande desafio e objetivo com esse trabalho integrado, porém, é conseguir transformar o interesse, que fatalmente seria diluído ao longo tempo em um trabalho de assessoria desacompanhado, em um engajamento contínuo que, por consequência, gere lealdade e, por fim, vendas.

A partir dessa perspectiva full service, as agências passam a permitir uma visão mais integrada e coesa de toda a jornada de impacto da marca no relacionamento com o cliente. Sendo assim, enquanto esse modelo coeso assegura que cada esforço seja maximizado, resultando em um retorno sobre o investimento mais claro e assertivo, a fragmentação dos serviços entre diferentes fornecedores tende a diluir a essência e o impacto das ações.

Contudo, a adaptação a este novo paradigma de mercado também representa um desafio adicional para as agências que almejam expandir seus serviços. A concepção equivocada, por exemplo, de que um único profissional pode dominar todas as nuances do setor é uma ideia que precisa ser superada.

A partir dos novos rumos do mercado, a especialização torna-se fundamental, já que cada área – seja ela conteúdo, assessoria de imprensa ou marketing digital – demanda habilidades e visões estratégicas específicas. E é justamente aí que reside o grande desafio atual das agências de relações públicas: saber integrar de forma eficiente as diferentes esferas de trabalho, maximizando o impacto e suas ferramentas, sem perder a coesão estratégica.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Momento certo, pessoa certa e lugar certo

    Quando se planeja a mídia com base no comportamento real do consumidor, a conexão se torna mais autêntica e eficaz

  • Impactos do retail data

    Como usar os dados do varejo para guiar a estratégia de marca