Como aproveitar a criatividade em tempos difíceis?
Crises e problemas se tornam cada vez mais frequentes e intensos, e a sociedade fica em um estado perpétuo de incerteza e ansiedade
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15 de setembro de 2023 - 14h00
Guerras, doenças, inflação – o mundo salta rapidamente de uma crise para a próxima em vários aspectos, a ponto de os consumidores aprenderem a viver em um estado de crise permanente, ou “permacrise”, uma instabilidade que define nossa era, a fragilidade sistêmica e, principalmente, um fenômeno que pode ser analisado por especialistas em marketing para aproveitar as oportunidades com campanhas inovadoras em tempos difíceis.
O que é a permacrise?
A permacrise é um termo usado para descrever a sensação de que o mundo está sempre em crise e parece não haver solução a longo prazo. A ideia é que as crises e os problemas se tornam cada vez mais frequentes e intensos, e a sociedade fica em um estado perpétuo de incerteza e ansiedade. Isso pode ser resultado de uma variedade de fatores, incluindo mudanças políticas, sociais, ambientais e tecnológicas rápidas e imprevisíveis. Ela pode levar à fadiga, à desesperança e à falta de confiança nas instituições e na capacidade de resolver os problemas de forma eficaz.
Ela é um dos fatores que têm provocado uma evolução nos hábitos dos consumidores, em especial, na pesquisa Future Consumer 2025, feita pela consultoria WGSN, os dados mostram que haverá uma grande reestruturação nos perfis de consumo nos próximos dois anos, identificando quatro perfis de consumidores que têm características e demandas diferentes (Novos niilistas, Reducionistas, Guardiões do tempo e Pioneiros). Para entender as mudanças futuras na indústria, é necessário primeiro compreender cinco fatores que impulsionam os investimentos em marketing este ano:
Policrise: este estado consiste na persistência de múltiplas crises e períodos de incerteza e instabilidade que têm insensibilizado os consumidores. Em 2023, as marcas darão um passo à frente, agirão e terão um compromisso com intenções reais que ressoem em seu propósito.
Custo de vida: após um ano de inseguranças financeiras na indústria, os especialistas em marketing explorarão oportunidades impactantes, porém, rentáveis, para alcançar e apoiar as audiências.
Recessão de atenção: super estimulados pelo ciclo de notícias e pelos eventos mundiais, e reintegrados ao mundo pós Covid-19, os consumidores se desconectaram e as marcas são obrigadas a encontrar novas formas de se conectar com a audiência e eliminar o excesso de informações.
Pragmatismo criativo: em meio à incerteza e à instabilidade financeira, as marcas se tornarão mais pragmáticas e inteligentes em sua abordagem criativa para conquistar essas audiências.
Tech-ruption: desde a web até o uso de inteligência artificial, a nova tecnologia impulsionará uma nova era de disrupção para os especialistas em marketing, levando a canais e formatos alternativos de comunicação.
O que as marcas devem fazer?
Os pontos anteriores são um bom referencial de ações que estão impulsionando o marketing este ano. Diante desses impulsionadores, as marcas devem agir agora em questões sociais e ambientais, mudar o curso das ações, das conversas e até mesmo dos esforços publicitários para expressar uma mudança. Após o estresse pós-traumático que todos vivemos na pandemia, a resiliência e a adaptabilidade são as novas tendências das sociedades jovens.
Quais indústrias estão crescendo na permacrise?
Uma análise recente sobre os mercados que crescerão nos próximos anos identificou nove setores de produtos e serviços que teremos que observar, principalmente porque durante esses tempos de crise existem pequenos espaços de tranquilidade onde determinadas produções se destacam para um consumo em massa.
Vestuário e calçados: O crescimento na América Latina passará de 114 bilhões de dólares, em 2023, para 128 bilhões de dólares, em 2027.
Artigos pessoais: A subida no bloco latino-americano será em bolsas e bagagens, joias, relógios tradicionais e artigos de escrita.
Bebidas: Em 2021, a América Latina representou 12,2% do valor da produção mundial. A previsão é que a categoria de soft drinks terá um crescimento até 2030 e os refrigerantes sem açúcar continuarão ganhando popularidade na região.
Alimentos: um aumento será impulsionado pela produção de carne e derivados, alcançando um valor de 8,4% do valor total da produção mundial na região até 2030.
Viagens e turismo: A previsão indica que o Brasil será o segundo país com o maior crescimento em 2026, perdendo apenas para o México, com a Argentina em terceiro lugar.
Eletrodomésticos: De maneira nichada e um crescimento muito específico, alcançando 41 bilhões de dólares até 2027.
Beleza e cuidado pessoal: Na América Latina, a categoria de cuidados com a pele foi a única tendência que registrou vendas de 2020 a 2021, devido ao foco autocuidado. Prevê-se um crescimento entre 2023 e 2026, alcançando os níveis pré-pandemia até 2026, com aproximadamente 60 bilhões de dólares.
Saúde do consumidor: As categorias de venda mais fortes em 2022 foram medicamentos sem prescrição, vitaminas, suplementos e produtos naturais ou fitoterápicos.
É possível aproveitar a permacrise para criar campanhas criativas. Focando no bem-estar, criando conexões emocionais, autenticidade e gerando soluções pode-se ter um bom impacto nos consumidores.
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