Como as marcas deverão se comunicar na pós-pandemia?
Deveremos ver um novo mix de comunicação porque acredito que as empresas entenderam que as pessoas vêm em primeiro lugar
Como as marcas deverão se comunicar na pós-pandemia?
BuscarComo as marcas deverão se comunicar na pós-pandemia?
BuscarDeveremos ver um novo mix de comunicação porque acredito que as empresas entenderam que as pessoas vêm em primeiro lugar
Não foram poucas as vezes que ouvimos alguém dizer que “2020 não valeu”, não é mesmo?! Isso porque, desde janeiro vimos o mundo ser devastado por conta de um vírus que ficou conhecido como Covid-19. Todos os dias acompanhamos notícias do crescimento do número de infectados e, infelizmente, no número de óbitos também.
No Brasil, temos passado por momentos de tensão e tristeza desde março e sem previsão de uma volta à normalidade de antes. Não só a saúde, que foi a prioridade, mas também a economia foi afetada em todo o país. Empresas fecharam suas portas e muitas pessoas foram demitidas.
Por outro lado, como é costume do brasileiro, milhares de empresários passaram a se reinventar diante dos novos desafios e entregar novos serviços, produtos e valores a seus clientes. Os profissionais de marketing foram diretamente impactados por essas novas demandas de comunicação e passaram a se questionar: como manter a comunicação com o público em um momento tão delicado?
O que vimos foi uma enxurrada de criação de vídeos, streamings e mensagens que estavam mais focadas no lado positivo da vida, em proporcionar possíveis soluções e, principalmente, no propósito coletivo. Grandes marcas foram ágeis em se movimentar e criar conexões com seus clientes. É o caso dos Bancos Itaú, Bradesco e Santander, que estão com campanhas publicitárias de ajuda nessa travessia, acesso à crédito e outras formas de ajuda ao seu público.
Estamos no quinto mês de quarentena e não sabemos nem quando nem como tudo isso vai acabar. Mas a pergunta que fica aos profissionais de marketing e comunicação é: será que essa onda positivista e mais focada no indivíduo e menos nos negócios vai passar ou será mantida pelas grandes marcas?!
Minha aposta é que deveremos ver um novo mix de comunicação surgindo no pós-pandemia. Isso porque acredito que as grandes marcas finalmente entenderam que os negócios e faturamentos são importantes, mas as pessoas vêm em primeiro lugar!
*Crédito da foto no topo: iStock
Compartilhe
Veja também