Comunicação em tempos de transformação

Buscar

Comunicação em tempos de transformação

Buscar
Publicidade

Opinião

Comunicação em tempos de transformação

Autenticidade e transparência são essenciais em cenário em que a evolução contínua da tecnologia e das preferências do consumidor exige revisão e ajustes constantes nas estratégias


25 de julho de 2024 - 6h00

Como ponto de interseção entre tecnologia, cultura e interação, a comunicação é um campo que segue em constante evolução. A cada ano assistimos a novidades que surgem e, muitas vezes, saem de cena sem promover o impacto esperado. Por isso, é essencial que as marcas busquem agilidade e flexibilidade para abraçar as mudanças e inovações que aparecem no cenário da comunicação, sempre atentas ao que realmente funciona para engajar cada stakeholder.

A evolução contínua da tecnologia e das preferências do consumidor exige revisão e ajustes regulares nas estratégias de comunicação para que elas acompanhem o ritmo das transformações. Isso demanda uma compreensão profunda das tendências emergentes e, principalmente, coragem para experimentar e explorar novas abordagens.

A maior parte das tendências que temos visto surgir nos últimos anos no universo da comunicação está relacionada à evolução da tecnologia e, para os próximos meses, isso não será diferente.

Um exemplo é a disseminação do uso de vídeo. As redes sociais tornaram mais fácil para as pessoas acessarem uma variedade enorme desse tipo de conteúdo, a qualquer momento e lugar. Os vídeos são uma forma de conteúdo altamente visual e envolvente, que estão se tornando ainda mais atrativos com recursos interativos, como comentários em tempo real, curtidas, compartilhamentos e a capacidade de conexão direto com criadores de conteúdo, oferecendo uma experiência mais imersiva e criando uma sensação de comunidade e proximidade na esfera digital.

Além disso, a realidade aumentada e a realidade virtual estão começando a se integrar ao vídeo, oferecendo novas formas de contar histórias e envolver o público. Essa convergência tecnológica promete transformar a maneira como consumimos conteúdo audiovisual e redefinir limites da criatividade.

Ao falar em inovação hoje, é inevitável abordar a revolução que a inteligência artificial (IA) generativa está promovendo na comunicação e no marketing. Chatbots impulsionados por IA estão cada vez mais sofisticados e capazes de fornecer suporte ao cliente em tempo real, responder a perguntas e até realizar transações. Essa automação da comunicação tem o potencial de melhorar a eficiência, reduzir custos e oferecer uma experiência individualizada aos usuários.

A personalização proporcionada pela IA permite que as empresas adaptem suas interações de acordo com as necessidades dos clientes, proporcionando a excelência no atendimento ao consumidor e ampliando a fidelidade à marca. Em complemento, a inteligência artificial também facilita a análise de dados em tempo real, fornecendo às empresas insights valiosos sobre as necessidades e preferências dos clientes.

A personalização, que sempre foi essencial para uma comunicação eficaz, agora é passível de adoção em escala, graças à tecnologia. Por meio de análise de dados avançada e machine learning, as empresas coletam e analisam grandes quantidades de informações sobre seus clientes, criando assim mensagens e experiências altamente personalizadas.

Desde campanhas de marketing direto por e-mail até a recomendação de produtos em tempo real, a capacidade de personalizar as interações com os consumidores aumenta as chances de cativar e reter a atenção do público-alvo. Além disso, a personalização em escala permite que as empresas otimizem seus esforços de marketing para direcionar recursos de forma mais eficiente e obter maior engajamento e conversão.

Contudo, o uso de vídeos, IA ou personalização só fazem sentido a partir de dois pilares: autenticidade e transparência. As pessoas querem se conectar com marcas que sejam genuínas e honestas sobre os valores da empresa, práticas comerciais e impacto social. Em meio ao dilúvio de mensagens de marketing e publicidade que os consumidores recebem diariamente, evidenciar integridade em comunicações e operações é essencial para as companhias. Marcas que optam por essa abordagem estabelecem uma base sólida de confiança com seus clientes, construindo relacionamentos duradouros baseados em valores compartilhados e respeito mútuo.

Assim, as organizações precisam ficar atentas às tendências na comunicação, que deve continuar a evoluir em resposta às mudanças tecnológicas, culturais e sociais. Ao permanecerem receptivas às mudanças, entendendo a fundo os anseios de seus stakeholders e buscarem se adaptar ao que for relevante para eles, têm mais chances de se manterem relevantes.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • O País do football

    A gente não precisa ter praticantes para ter fãs; o jogo da NFL que acontece nesta sexta-feira, 6, em São Paulo, pela primeira vez, é prova disto

  • Cidades como playgrounds

    Brand Urbanism tem o potencial de aproveitar o ambiente urbano para conectar os mundos online e físico, interromper nossa atenção dispersa e criar interações significativas entre marcas e moradores da cidade