Consumo consciente: a melhor oferta para a Black Friday 2024

Buscar

Consumo consciente: a melhor oferta para a Black Friday 2024

Buscar
Publicidade

Opinião

Consumo consciente: a melhor oferta para a Black Friday 2024

É possível usar a data promocional como uma oportunidade de educar o consumidor com os valores da marca


23 de novembro de 2023 - 14h00

Cada interação é uma chance de reforçar a identidade da marca, especialmente em ocasiões significativas do calendário comercial. É crucial aproveitar esses momentos não só para impulsionar vendas, mas para comunicar os valores autênticos da marca. Pensemos na Black Friday, por exemplo, um período que tem como característica o consumo exacerbado e competição acirrada, onde os custos com publicidade são elevados devido à alta demanda. O discurso de todos é o mesmo, A questão é: como se destacar em um mercado saturado de ofertas?

Acredito que a resposta esteja em entender o contexto atual e desenvolver mensagens e ações que ecoem com nossos consumidores. Vivemos tempos desafiadores, marcados por questões ambientais urgentes e disparidades sociais crescentes. Diante disso, não basta atrair clientes com descontos ou qualidade; os consumidores modernos são informados e conscientes, buscando marcas que demonstrem responsabilidade social e ambiental genuína. Isso é evidenciado pelo estudo “Consumidor do Futuro 2025” da WGSN, que mostra até os consumidores mais céticos optando por marcas com práticas sustentáveis.

Ao utilizar ferramentas que analisam a percepção do consumidor em quatro dimensões chave – Diferenciação, Relevância, Estima e Familiaridade – podemos entender como as marcas são vistas e quais atributos são mais valorizados. À medida que as preferências do consumidor mudam em favor de marcas com preocupações sociais e ecológicas, o uso de pesquisas que mostram estas quatro dimensões torna-se crucial para alinhar estratégias com as expectativas do consumidor, impulsionando assim uma imagem positiva, particularmente em períodos críticos como a Black Friday. Enfatizar o consumo consciente é fundamental, pensar em ações que mostrem uma preocupação genuína com as questões que estamos enfrentando como sociedade é onde marcas saem ganhando e se distanciam e diferenciam daquelas que estão martelando na cabeça do consumidor: compre, compre e compre. Seria interessante ver uma mensagem e ações de consumo consciente, tais como “você precisa mesmo disto? Ou está comprando por que todo mundo está?” “Você já pensou em termos de economia circular como reciclar aquilo que não quer mais?”.

Já temos cases emblemáticos como da REI e da Patagonia, que ao criarem ações focadas em impacto positivo, viram resultados expressivos nas suas vendas. E, olha que estou falando de cases que devem ter uns 10 anos. No fim do dia, minha mensagem para todos é porque não usarmos da data para conscientizar o seu consumidor. Vale lembrar que quando mais afirmamos o posicionamento e valores da marca, mais disponibilidade mental temos e por consequência, quando surgir o gatilho de necessidade a sua marca estará lá na cabeça do consumidor. Faço um convite para que todos os estrategistas tragam esta camada de consumo consciente para suas estratégias de Black Friday de 2024. Vale ressaltar, sem ser um discurso vazio ou assistencialista, e sim sendo um discurso que promova ações positivas do ponto de vista da marca, como também traga mensagens que eduquem o consumidor ao longo da jornada de compra do ano inteiro, não só quando o consumo é hiper estimulado.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Ambiência é o novo marketing B2B

    Demanda de mercado por ferramentas mais eficazes na geração de negócios B2B levou empresários a investirem em uma nova maneira de impulsionar conexão para fazer negócios

  • No Brasil das bets, a agiotagem é profissão do futuro

    Sabendo que 44% dos apostadores admitem perder mais do que ganham, é difícil aceitar que ainda digam ser tudo uma questão de escolha pessoal