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Opinião

Dia do Consumidor: selos ambientais já determinam opção de compra

Para 86% dos consumidores, é essencial que os produtos tragam uma certificação ambiental


14 de março de 2025 - 17h51

Aproveito a iminência do Dia Mundial do Consumidor para gerar boas reflexões sobre a importância da data, cada vez mais importante diante do árido contexto socioambiental que atravessamos. É relevante avaliar e discutir, de forma crítica e lúcida, as novas tendências de escolha dos cidadãos e como as decisões de compra impactam a sociedade ao longo da cadeia produtiva, sendo a sustentabilidade hoje um alicerce estratégico decisivo em todos os segmentos de mercado e nos planejamentos de negócios das empresas.

Uma pesquisa conduzida pelo instituto Ilumeo, a pedido da eureciclo, revelou um dado poderoso: 86% dos consumidores consideram essencial que os produtos tragam uma certificação ambiental. O estudo, que contou com a participação de 2.722 pessoas entre 18 e 79 anos, mostra que essa exigência não se limita mais a nichos específicos, como era recorrente no passado, mas se estende a todos os setores da economia, refletindo uma mudança definitiva no comportamento do consumidor.

Nesta mesma esteira de escolhas conscientes e identificadas com o suporte à economia circular, 86% dos consumidores acreditam ser muito importante indicar o compromisso com a reciclagem por meio do selo no rótulo da embalagem. Notamos uma mudança sociocultural acentuada, onde a preocupação ambiental surge como um dos principais fatores decisivos na escolha de compra, e não apenas um ornamento mercadológico destinado a encarecer um produto, pois o conjunto está no cerne da nova economia verde.

Em um cenário de crescente envolvimento com causas e demandas socioambientais, 92% dos entrevistados afirmam que consideram importante a preservação ambiental, e 67% já compram produtos com selos verdes. Tais números reforçam o poder que o consumidor tem na construção de um mercado mais sustentável. À medida que o consumidor sobe a régua, fora do piloto-automático da necessidade, cabe em contrapartida às empresas repensarem práticas ao adotar agendas palpáveis que atendam essa demanda. Investir em certificações indica uma preocupação sistêmica e global com a sustentabilidade.

 

Brasil no centro da agenda ambiental de 2025

O consumo sustentável ganha destaque globalmente e uma relevância cada vez maior no Brasil, já que em 2025 eventos como a COP30 (Belém) reafirmam e determinam novos rumos políticos e diplomáticos relativos às ações concretas em torno das mudanças climáticas, descarbonização e gestão de resíduos. Neste contexto, é importante que se reconheça a gestão de resíduos sólidos como tema político central no debate ambiental e uma das principais ferramentas de descarbonização com enorme potencial no país e que pode contribuir de forma decisiva para que o Brasil cumpra com suas metas climáticas.

A reciclagem e a logística reversa estão no centro das discussões sobre a mitigação dos impactos ambientais e reforça a urgência e necessidade de políticas públicas estruturadas e focadas na sustentabilidade. Para as empresas, isso representa um grande desafio e, ao mesmo tempo, uma oportunidade de se alinhar a um movimento global que exige um compromisso ambiental sólido e mensurável.

Em um contexto geral, as certificações verdes são um vetor eficaz para garantir que empresas não apenas atendam a uma demanda crescente por práticas sustentáveis, mas também cumpram com as expectativas do consumidor, que busca marcas com valores alinhados ao seu próprio compromisso ambiental, num saldo positivo onde ganham todos.

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