Diálogos provocadores
No palco, na plateia presencial, nas rodas de networking do evento e na repercussão das transmissões online, conteúdo do Maximídia estimula lideranças a refletirem sobre o valor da indústria, seus impactos e seu futuro
No palco, na plateia presencial, nas rodas de networking do evento e na repercussão das transmissões online, conteúdo do Maximídia estimula lideranças a refletirem sobre o valor da indústria, seus impactos e seu futuro
Sedimentado como principal evento de conteúdo e networking do País para lideranças da indústria de comunicação, marketing e mídia, o Maximídia realizou sua edição de 2023 na semana passada, no Hotel Unique, em São Paulo, com uma diversidade de temas que mobilizaram a atenção do público presente e dos cadastrados e assinantes que acompanharam ao vivo pela plataforma digital. Em seus três dias, o Maximídia manteve o formato híbrido dos últimos anos, com quatro debates transmitidos ao vivo nas manhãs e abertura ao público a partir do início da tarde.
Os desafios das empresas anunciantes e suas áreas de marketing foram tratados em painéis que reuniram CMOs de grandes marcas, como Unilever, Nestlé, GM, P&G, McDonald’s, The Walt Disney Company e The Fini Company. Em contextos complexos que envolvem desde as oscilações na economia global até a disputa pela atenção do consumidor, cada uma a seu modo procura calibrar suas jornadas para se manterem ao lado dos clientes, em diálogos constantes.
Dois CEOs de marcas bastante atuantes no marketing e na mídia estiveram presentes e fizeram suas projeções para os ambientes de negócios nos quais estão inseridos: Ciro Possobom, o primeiro brasileiro a ocupar tal posto na Volkswagen no País; e João Adibe, da Cimed. Cada companhia a seu modo, buscam conquistar espaços entre as marcas concorrentes, paralelamente à corrida pela inovação que as capacite a explorar novos nichos, categorias e públicos.
No segmento das holdings de agências de publicidade e serviços de marketing, o Maximídia contou com participações remotas ao vivo de CEOs de três dos maiores grupos globais: Mark Read (WPP), Arthur Sadoun (Publicis Groupe) e Philippe Krakowsky (IPG). As transformações do mercado brasileiro ainda foram amplamente cobertas pelos debates que reuniram seis CEOs de empresas atuantes no País. O aspecto do poder da criatividade e da coragem necessária para movê-lo foi o tema da dupla formada pelo brasileiro Anselmo Ramos e o argentino Gastón Bigio, fundadores da Gut, rede que conseguiu o feito de conquistar neste ano três dos reconhecmentos mais desejados do Cannes Lions: Agência Independente e Agência do Ano, para o escritório de Buenos Aires, e Rede Independente do Ano.
Três convidados internacionais estiveram no palco para apresentações sobre como garantir o aumento no valor das marcas, os efeitos esperados da aplicação da inteligência artificial na criatividade e o retail media como terceira onda da mídia digital, após os booms dos buscadores e das redes sociais: Dipanjan Chatterjee (Forrester Research), Radhika Dirks (Xlabs e Ribo) e Zia Wigder (Insider Intelligence).
Na vertente do consumo, o evento apresentou a pesquisa “O colapso do funil de compra”, da Edelman, que demonstrou que os consumidores estão mais proativos, pensativos e perspicazes para os assuntos e contextos que os cercam. Temas relativos ao comportamento da sociedade também foram tratados, como o poder da cultura gamer em redefinir o conceito de comunidades e em inspirar a publicidade; as respostas às pressões para que a diversidade e inclusão cheguem aos postos de liderança no mundo corporativo; a intencionalidade nas iniciativas de empreendedorismo; e as armadilhas do avanço nas empresas de agendas ESG.
A criatividade e a cocriação foram debatidas em contextos como o dos riscos para a originalidade trazidos pela popularização da inteligência artificial e da importância para as marcas da creator economy. Aspectos esses também tratados pelas celebridades que encerraram a programação dos três dias. Rodrigo Faro falou sobre o desafio de unir mídia tradicional e digital; Sabrina Sato, sobre as semelhanças entre o trato com as marcas e os relacionamentos pessoais; e Mítico e Igão, do Podpah, sobre como inserir a publicidade em contextos não interruptivos.
A cobertura completa do evento está disponível no site www.meioemensagem.com.br/maximidia e a curadoria dos principais momentos nas páginas 36 a 47. Assinantes de Meio & Mensagem e participantes cadastrados no Maximídia têm a chance de ver ou rever o conteúdo na plataforma digital fechada do evento.
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