Empresas precisam separar o hype e começar a usar o Chat GPT
A aplicação da Inteligência Artificial é inevitável e esse é o momento de colocar em prática
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Novas tecnologias mudam vidas, transformam modos de operação, não funcionam na prática ou morrem pelo caminho, mas certamente esse não será o caso da Inteligência Artificial. O Chat GPT oferece aplicações empresariais acessíveis e arrisco a dizer que podemos ter uma mudança de paradigma, um ponto de inflexão. Não tenho dúvida que o negócio das agências de publicidade e marketing será transformado nos próximos anos e aquelas que não se adaptarem ficarão pelo caminho ou diminuirão muito.
Como líderes empresariais e times de marketing, de qualquer setor e tamanho de empresa, vão incorporar sistematicamente a tecnologia e gerar valor tangível nesse caminho sem volta? Na prática, o empresário deve refletir como aumentar vendas e/ou reduzir custos usando IA. A recomendação é clara: as empresas precisam começar a usar e testar e, não existe melhor maneira de aprender do que fazendo. Organizações e pessoas acumulam conhecimento ao longo do tempo e esse conhecimento é sempre um diferencial competitivo.
Definir um ou dois casos de uso da tecnologia para servir de projeto piloto é a melhor forma de começar. Ao cruzar as possibilidades de IA com o contexto específico da sua empresa e departamento de marketing, será possível definir prioridades. Existem diversas possibilidades de uso empregadas por companhias como Netflix e Sephora. Uma sugestão é fazer uma matriz de impacto versus esforço para facilitar a priorização.
A IA não funciona bem sem o capital humano. Monte uma equipe multidisciplinar, de preferência incorpore um especialista em IA e um cientista social. Adquira conhecimento. Não importa se internamente, com fornecedores externos ou uma combinação. Os resultados virão de pessoas inteligentes aplicando as possibilidades de IA dentro daquela realidade específica. Inclusive há empresas como a Nike, que fizeram aquisições para acelerar seu processo de conquista de talentos e conhecimento.
Liderança comprometida será fundamental e espaço para testes e erros. Portanto, os executivos devem separar recursos suficientes para que o projeto tenha time dedicado e o tempo necessário. Como regra de bolso, pelo menos seis meses.
Na execução o time deve buscar pequenos impactos tangíveis no dia a dia do negócio. Na medida em que outras áreas e pessoas perceberam mudanças positivas, o piloto ganha tração e o engajamento no projeto cresce. Pequenas vitórias permitirão trazer valor, motivação e aprendizado para em seguida alçar voos mais ambiciosos. Assim é importante que os executivos estabeleçam metas realistas e mensuráveis para que o time perceba o progresso de forma gradual ao longo do projeto.
Nessa jornada, que está começando, serão bem-sucedidas as empresas que souberem unir a inteligência humana à inteligência artificial. E para isso precisamos iniciar imediatamente o processo corporativo de geração de conhecimento. Isso começa com líderes tomando decisões, alocando recursos, com o desenvolvimento de competências das equipes e uma e execução consistente ao aplicar a Inteligência Artificial ao contexto específico. Não perca tempo!
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