Assinar

Excesso de oportunidades

Buscar
Publicidade
Opinião

Excesso de oportunidades

Envolto em um emaranhado de dúvidas geradas pela corrida eleitoral, Brasil sairá das urnas direto para um contexto comercial inédito, que embola o fim de ano: a sobreposição de Copa do Mundo, Black Friday e Natal


30 de agosto de 2022 - 6h00

(Créditos: Shutterstock)

Os executivos da indústria de comunicação, marketing e mídia têm diante de si um cenário inédito. O País, agora envolto em uma das eleições mais mobilizadoras de sua história, sairá das urnas para um contexto comercial que desafia anunciantes, agências, veículos e plataformas: a sobreposição de Copa do Mundo, Black Friday e Natal em um espaço de 35 dias.

Como os orçamentos das marcas responderão a esse excesso de oportunidades, em um momento de economia irrigada pelo pagamento do Auxílio Brasil e do décimo terceiro salário? Quais as estratégias para atrair a atenção e o bolso dos consumidores? Como serão usadas a publicidade, as mecânicas promocionais, as ativações de patrocínios e as abordagens de engajamento digital? Para responder questões como essas, a editora Roseani Rocha entrevistou executivos de marketing de diversos setores. Como detalha a reportagem das páginas 20 a 23, há estratégias específicas para cada um deles, mas também empresas que enxergam os três grandes eventos de forma combinada.

De certa forma, o supertrimestre com Copa, Black Friday e Natal pressiona ainda mais o marketing a lidar com uma de suas problemáticas principais desses tempos: a escolha de canais com um cardápio de opções que nunca foi tão numeroso como é hoje. E, mais do que isso, o desafio de encontrar linguagens adequadas e relevantes para cada um deles. No contexto esperado para o fim de 2022, de muitas ofertas simultâneas e eventos que roubam a atenção do público, a criatividade e a estratégia ganham ainda mais protagonismo na busca por melhores resultados.

Entrevistado principal desta edição, Eduardo Simon, sócio-fundador e CEO da Galeria, também fala sobre o assunto nas páginas 6 e 7, considerando que o mercado brasileiro tem maturidade suficiente para atravessar o período eleitoral sem sobressaltos, relatando que os clientes tentaram antecipar ao máximo seus planejamentos para o fim de ano e que as ferramentas de dados deixaram o processo mais científico.

Atento a sua missão de embasar o planejamento da indústria com conteúdo de qualidade, Meio & Mensagem lançou na semana passada o segundo report do Painel Marketing Trends, feito em parceria com a Kantar Ibope Media e destinado a medir trimestralmente a predisposição dos CMOs a investirem em compra de mídia.

Após entrevistas online com 70 decisores de marketing do País, o levantamento aponta alto índice de confiança em relação ao ambiente de negócios, apesar das tensões políticas, com três em cada quatro empresas (75,7% dos entrevistados) planejando aumentar ou pelo menos manter os investimentos em mídia neste terceiro trimestre.

O estudo completo, compartilhado com os profissionais associados ao Círculo Liderança, modalidade de assinatura do conteúdo, benefícios e serviços de Meio & Mensagem, detalha as perspectivas de investimento em 12 segmentos da mídia, da TV aos influenciadores. Os destaques positivos do trimestre de julho a setembro são os vídeos online e as redes sociais, que registraram os menores índices de pretensão de redução nos aportes dos anunciantes — 11,7% e 12,9%, respectivamente.

Essa rodada do Painel Marketing Trends mostra ainda, como conteúdo extra, a alta propensão dos líderes de marketing para a compra de espaços publicitários em plataformas de streaming de vídeo sob demanda, o que é considerado por 88,6% dos respondentes; e a relevância do uso de dados como balizador dos investimentos estratégicos e das relações das empresas com os clientes: o índice de concordância total com a frase “No futuro, pretendo ampliar o uso de dados em minha organização” foi de 80%, e de 74,3% com a afirmação de que os sistemas de CRM serão ainda mais importantes no futuro.

Além da valorização dos dados, passa dos eleições, Copa do Mundo, Black Friday e Natal, o que se espera é que 2023 comece com um verão ensolarado não só para os negócios do mercado, mas para as perspectivas de futuro do País.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Liderança ampliada

    Meio & Mensagem aumenta índices como principal fonte de informação sobre os negócios da indústria de comunicação, marketing e mídia, tanto junto a executivos de anunciantes como a publicitários de agências

  • Medo e ansiedade contaminando os jovens

    Cerca de 75% dos jovens temem o futuro e as empresas podem agir para minimizar esse sentimento