20 de outubro de 2017 - 10h59
Por mais que Mark Zuckerberg e seus executivos neguem que o Facebook é um meio de comunicação, a rede social mais conhecida e admirada do planeta é tão “publisher” quanto qualquer grande marca de mídia, como The New York Times, El País ou O Globo. Há uma plataforma em que se hierarquizam conteúdos. E é o que basta.
Qual o risco de se assumir como empresa de mídia? Por não controlar a produção de conteúdo de terceiros – seus usuários – o FB não pretende ser acusado pela enxurrada de fake news que transita em seus posts. “Não somos mídia, somos uma empresa de tecnologia”, argumenta a diretora-executiva Sheryl Sandberg recentemente em uma entrevista ao Axios. A lorota é boa. Mas é lorota. Pela mesma lógica Uber é apenas tecnologia, bem como Spotify e Airbnb. Negativo. Facebook publica, escolhe, hierarquiza (ainda que através de algoritmos) e conta histórias, ainda que por terceiros – e fatura alto exatamente por isto.
Aliás, Facebook é a maior empresa de meios de comunicação do planeta. Simples assim. E com novas ferramentas como Stories se assume ainda mais como publisher.
Neste mês, cansada com a discussão, a revista Wired lançou o “Guia Para Saber se Você é uma Empresa de Mídia”. Brincando com a verdade, Wired deixa Facebook sem poder dizer que não é uma empresa de comunicações.
* Você é a maior fonte de notícias de seu país?
# Sim, Facebook é a principal fonte de informações para cerca de 50% dos americanos. E lidera como fonte de informações políticas entre os “millennials”.
* Você vende anúncios ligados a conteúdos (conteúdo patrocinado)?
# Sim, só no ano passado US$ 26 bilhões nesta modalidade de anúncios.
* Você paga publisher e provedores de conteúdo para geração de exclusivas a serem distribuídas pelo FB?
# Sim, principalmente vídeos no Facebook Live.
* Você tem muitos funcionários para a operação?
# Sim, Facebook tem 4.500 empregados e está contratando outros 3.000 basicamente para moderar conteúdos.
* Você censura conteúdos?
# Sim, seguindo uma política de regras para publicações.
* Você trabalha com checagem de fatos, para eliminar notícias falsas?
# Sim, e muito conteúdo acaba por ser apagado.
* O seu fundador admite tudo isso?
# Sim, em entrevista à Fortune, Mark Zuckerberg disse que o FB não é uma empresa tradicional de mídia, uma vez que não produz conteúdo próprio – a priori. Mas alerta que o Facebook é mais que uma distribuidora de conteúdo.
Bem, Facebook é o concorrente contracorrente dos meios de comunicação do mundo inteiro. Ao lado de Google, domina 85% do dinheiro investido em publicidade nos meios digitais. O jornalismo está na base do futuro do FB, por isso a tentativa de se aproximar dos meios tradicionais – produtores de bons conteúdos.
A guerra por espaço – e dinheiro – não é para amadores. E nisso Facebook larga em vantagem.