Fale qual influenciador precisa ou cale-se para sempre
A escolha dos parceiros no marketing de influência é essencial, principalmente no quesito afinidade
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Veja um casamento – aquele que sempre sonhou – e imagine cada processo para conseguir chegar ao tão esperado “sim”. Consegue ver? Agora imagine esse casamento sendo a comunicação necessária para trabalhar o marketing de influência. Ou seja: a marca se casa com a audiência, o celebrante é o conteúdo e os padrinhos são os tipos de influenciadores, aqueles que são aliados e grandes parceiros essenciais para o “felizes para sempre”. Como em uma celebração dessa, cada um tem uma função importante nas estratégias em social media.
Nesse contexto, os padrinhos são os responsáveis por ajudar e dar suporte aos noivos. E no marketing de influência não é diferente. Podemos dizer que os influenciadores também desempenham esse papel fundamental de parceria e de ajudar as empresas, de acordo com o tipo de público que querem alcançar, a cocriação, o conteúdo compartilhado e os resultados após o final da campanha.
A escolha dessas pessoas é essencial principalmente pela questão de afinidade. Afinal, como dar o suporte para a relação se os padrinhos não conhecem os noivos? Nesse enlace, no marketing digital, existem três perfis de padrinhos – ou influenciadores – que deverão ser levados em conta de acordo com a estratégia de cada campanha, objetivando o seu sucesso.
O primeiro deles é o microinfluenciador. A base de seguidores que possuem não é tão grande, mas é extremamente fiel e próxima, mesmo sendo pequenos, conseguem um alcance muito bom, mas uma comunicação efetiva, pois são especialistas naquele determinado assunto que mais se identificam. Quem os têm por perto não só sabe que pode confiar nas indicações como esperam por elas. Em seguida, temos os macroinfluenciadores, que já são mais populares e experientes, sabem como é o trato com as marcas e como tirar o melhor proveito desta relação. Dependendo da estratégia que a marca possui, como empresas que já são conhecidas e precisam de um reforço de marca e mais ainda, uma ampliação da força que possuem, este perfil acaba sendo bastante atrativo! E, por fim, o terceiro perfil é de celebridades, aqueles padrinhos que todos os convidados ficam cochichando, pois os conhecem bem.
Esse público é um grande aliado para ampliar e aumentar o brand awareness, além de gerarem curiosidade e fazerem com que muitas pessoas queiram usar o que eles usam, são mais experientes e o alcance que possuem pode ser muito efetivo quando for apresentar ou reforçar o produto no mercado.Considere este cenário antes de decidir. Os melhores padrinhos vão depender do seu momento. O que não muda é que os influenciadores, hoje, são uma ferramenta essencial, pois por meio da criatividade e autenticidade transmitem os valores e compartilham com os seguidores de forma muito natural. Mas, cada um vai atingir de uma maneira diferente o seu público. Ou seja, é importante entendermos que hoje as celebridades não possuem o mesmo alcance e fidelidade como os microinfluenciadores e isso está evidente pela apresentação dos resultados em engajamento. Isso se deve à quantidade de cada categoria de influenciadores, na América Latina são mais de 97% de perfis com menos de 100 mil seguidores e menos de 1% os produtores de conteúdo possuem mais de um milhão de seguidores, de acordo com recente levantamento da Socialbakers.
Portanto, a maior dica é: conheça sempre as suas necessidades e trace a estratégia. Conhecer o influenciador e saber quem é o público que o segue – se são reais ou não – também é essencial para que tudo ocorra da melhor maneira. E o principal: olhe o engajamento e não se deslumbre pelos números de seguidores, as interações são de extrema importância para saber se o conteúdo que a pessoa compartilha tem uma audiência real e não robôs, pois apenas assim, com a pessoa certa você terá o seu “felizes para sempre”.
*Crédito da foto no topo: Reprodução
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