Assinar

Feedback de vídeo em três passos

Buscar
Publicidade
Opinião

Feedback de vídeo em três passos

O que e como avaliar cada etapa da produção de um vídeo


29 de setembro de 2022 - 14h00

 

Com o aumento do volume de produção de conteúdo em vídeo para as diferentes janelas de exibição disponíveis, principalmente as digitais, aumentou também o número de áreas e profissionais das marcas que passaram a se envolver nesse processo, deixando muitas vezes de ser algo restrito aos profissionais de marketing.

Neste sentido, um dos principais processos consiste na elaboração de um vídeo com um parceiro profissional, depois do briefing, que é a bússola do resultado final, uma das fases mais importantes é o processo de feedback das etapas de produção. Pedir o ajuste certo na hora certa, enquanto a etapa está ainda está em desenvolvimento é fundamental para a assertividade e agilidade para o resultado final do vídeo.

Um fluxo de trabalho básico para produzir um vídeo em motion-design passa por 03 etapas principais: roteiro, design e animação. Por isso é muito importante você saber como avaliar cada uma dessas entregas não só para chegar ao resultado final mais assertivo de maneira mais rápida, mas também para apoiar e orientar sua área cliente, caso você seja a pessoa que está intermediando a produtora com quem solicitou a produção do vídeo.

ETAPA ROTEIRO

Na etapa do roteiro, ou seja, quando o vídeo todo ainda está no formato de texto, o ideal é que você receba um documento contendo ao menos duas colunas de informações, sendo uma coluna contendo a locução do vídeo, ou seja, a narração que será gravada por profissionais da voz e outra coluna que irá descrever a cena, ou seja, como aquilo que está sendo dito será representado visualmente.

01. Primeiro leia de maneira corrida e isolada somente a coluna com a parte da locução sem se preocupar com as descrições de cena. Avalie se o conteúdo que você quer transmitir e sua mensagem principal estão contemplados nesse texto.

02. Na sequência leia a descrição da cena e tente imaginar esteticamente o que foi sugerido e se isso faz sentido para o teu branding. Aqui também é importante você avaliar se a representação visual está coerente com a fala da coluna ao lado que você já avaliou.
03. Certifique-se de que a grafia dos letterings e/ou nomes da sua marca e/ou produtos/serviços estão corretos. Caso haja alguma pronúncia específica para alguma palavra que envolva sotaque ou algo do gênero é interessante você sinalizar para orientar a pessoa que irá gravar a locução e evitar retrabalhos.

Bônus: cronometre esse roteiro lendo a parte da locução em voz alta, de maneira calma e tranquila, assim você irá garantir que o vídeo tenha a duração final desejada e não seja preciso cortar conteúdo depois de avançar nas próximas etapas. O ideal é que o tempo esteja em torno de 20” abaixo da duração final do vídeo para respiros de montagem.

Bônus 2: caso perceba que algum trecho tem muito texto de locução e pouca descrição de cena, você corre o risco do seu vídeo estar monótono, o inverso também vale.

ETAPA DESIGN

Com a etapa do roteiro aprovada, avançamos para traduzir o que estava em texto para imagens, porém de forma ainda estática pois é muito mais fácil realizar ajustes com as cenas ainda estáticas do que já em movimento. É aqui que você consegue tangibilizar a carinha estética do seu vídeo, ou seja, o visual todo, as cenas, cores e branding aplicado, estamos muito perto do resultado final do vídeo, apenas sem movimento. Essa etapa também é conhecida como concept art ou storyboard, mas no fim é tudo a mesma coisa.

01. Avalie se as cenas ou layout que você recebeu estão de acordo com as descrições de cenas aprovadas por você na etapa de roteiro.

02. Confira se as aplicações de cores, imagens como fotos e vídeos, uso de vetores ou ícones e logos estão respeitando o teu manual de marca e orientações de branding. Essa etapa é muito importante, então recomendo você refazer algumas vezes com um único foco do teu olhar, por exemplo: primeiro veja todas as cenas olhando só as cores, depois repete a revisão olhando só a aplicação das imagens e assim por diante.

03. Reveja a grafia de todos os textos que estão nas cenas para garantir que não há nenhum erro de digitação ou nome do seu produto/serviço errado. Fique de olho na padronização de caixa alta ou caixa baixa nas letras.

ETAPA ANIMAÇÃO

Com o conteúdo garantido e também com as representações visuais aprovadas, chegou a hora de tudo isso se juntar e ganhar vida. Ainda há etapas intermediárias como escolha da voz para a gravação da locução, trilha sonora e sound design, mas isso podemos deixar para uma conversa futura. Nesta etapa aqui você finalmente recebeu o seu vídeo animado em mãos e precisa estar com a revisão em dia para os feedbacks finais.

01. Assista ao vídeo completo, sem pausar, com o som em bom volume. Sinta a cadência toda, absorva o conteúdo e cheque o impacto emocional residual que ele gerou em você. Avalie o vídeo de forma geral, se você conseguiu acompanhar todas as cenas, se deu tempo de ler os textos que apareceram ou até se você se cansou de assistir a partir de determinado minuto. Avalie se o ritmo em que as coisas estão acontecendo está muito lento ou muito acelerado e se isso está dentro do que você espera como resultado final.

02. Assista novamente, mas desta vez prestando atenção apenas no áudio: as cenas estão acompanhando o ritmo da locução? A trilha sonora está competindo com a voz falada? O volume de voz e música está padronizado ou em alguns momentos a voz fica oscilando e a trilha também? As palavras estão sendo ditas de maneira correta? Tenha uma escuta ativa.

03. Dê o play mais uma vez, mas desta vez você vai pausar cena a cena e conferir tudo o que se refere a texto conferindo se os letterings estão corretos, se há erros na legenda pois pode ter passado algo da etapa anterior para esta de animação. Um truque é ler a frase ou palavra letra por letra e não fazer uma leitura normal do cotidiano.

Essas dicas são válidas para todas as pessoas envolvidas na sua produção, ou seja, vale para quem está sendo o ponto de contato principal tanto no cliente quanto na produtora. No caso do cliente, essa pessoa fica responsável por garantir que as áreas clientes façam suas revisões e pedidos de ajustes de maneira assertiva e correta em cada etapa da produção. Já no caso da produtora, cada área precisa revisar a sua entrega antes de passar para a etapa seguinte e a gestora de projetos ainda fica com a responsabilidade de uma revisão final completa para garantir a entrega ao cliente.

Demorar mais tempo para dar um feedback assertivo vale mais a pena do que dar feedback picado, assim como demorar mais tempo para entregar um vídeo bem finalizado vale mais a pena do que entregar sem atenção e ter de refazer várias e várias vezes.

Esse jogo de idas e vindas não é responsabilidade apenas da produtora, é sim, de igual responsabilidade e tão importante quanto, da atenção e dedicação dos feedbacks do cliente para o resultado final que todos queremos: vídeos com qualidade e entregues de forma ágil.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Diversidade em xeque

    O que aprender com as decisões da Meta e do McDonald’s que significam recuo em suas políticas de inclusão

  • Quando o extraordinário não é nada sem o ordinário

    Propósito não precisa estar amarrado a um filme emocionante ou grandes campanhas, mas às ações cotidianas