Inovação em mercados saturados

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Opinião

Inovação em mercados saturados

O design pode ser o diferencial competitivo


22 de agosto de 2024 - 6h00

Não há como evitar: em algum momento, todo mercado vai ficar saturado. Para se ter ideia, apenas em 2023, mais de 3,8 milhões de novos negócios foram abertos no Brasil, aumentando a cada dia a concorrência para as empresas brasileiras. Então, como prosperar em cenários altamente competitivos? A resposta está na inovação orientada pelo design.

A adoção de processos contínuos de inovação cria novas rotas de conexão com os consumidores. Isso porque, em um ambiente hostil, é necessário buscar territórios de diferenciação em vez de apenas sustentar o que já está consolidado. Em mercados saturados, onde muitas empresas oferecem produtos ou serviços semelhantes, é crucial agir com consistência e buscar a autenticidade.

É preciso considerar que a saturação depende do contexto. O setor de bicicletas elétricas, por exemplo, pode estar saturado nas grandes metrópoles, mas ainda ter oportunidades de crescimento em cidades menores. Ser capaz de enxergar oportunidades, prototipar e se adaptar poderá determinar o sucesso na definição de estratégias de negócio para o futuro. É nesse momento que entra o conceito de design-driven innovation.

Inovação não é necessariamente lançar um novo produto ou serviço, mas abrir caminhos para experiências únicas que redefinem categorias e constroem novos nichos. Mesmo que outros players eventualmente entrem nesse novo espaço, a experiência construída pela marca, se orientada pelo design, aumenta as chances de sucesso. A chave é encontrar o equilíbrio entre risco e ousadia, criando espaços propícios para novas ideias.

Seu consumidor está nadando em um oceano azul. Saiba quem ele é.

Para inovar e criar novos mercados, é fundamental conhecer profundamente o consumidor. Este olhar extrapola a coleta de dados demográficos e comportamentais, envolve principalmente a compreensão das motivações, necessidades, desejos, frustrações e aspirações dos consumidores. Uma abordagem centrada no consumidor, usando o design para conectar ideias a pessoas, será o farol que direciona o futuro do negócio. Não há outro caminho senão a conexão com o consumidor.

E são os negócios design-driven, que buscam soluções por meio do design, que prosperam em mercados saturados. O design traduz insights coletados junto ao público em conexões emocionais, reduzindo barreiras culturais, econômicas ou sociais e transformando ideias intangíveis em experiências impactantes.

Empresas design-driven prototipam e testam rapidamente, permitindo correções de rota ágeis. Então, o resultado são marcas fortes, capazes de criar comunidades. A relação próspera com os clientes os mantém engajados e leais, mesmo diante da alta concorrência.

É fundamental dizer, ainda, que a inovação não precisa ser disruptiva para ser eficaz. Melhorias incrementais também têm potencial de mudar a vida do consumidor. A inovação deve ser uma estratégia contínua, com iniciativas de baixo e alto risco, sempre com potencial de gerar resultados significativos.

Inovar exige uma visão clara de futuro, posicionamento sólido e direcional estratégico eficaz.

A diferenciação é a chave para garantir uma posição sólida no mercado saturado. Ao criar uma oferta que ressoe emocionalmente com os consumidores, é possível garantir uma posição sólida no mercado, mesmo em um ambiente saturado. O design não apenas tangibiliza conceitos, mas confere uma dimensão emocional vital que muitas vezes é a verdadeira diferença entre o sucesso e o fracasso de um produto.

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