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Opinião

Inovação hábil

Com um terço dos orçamentos destinados à inovação, executivos de marketing priorizam melhoras em produtos e experiências, mas dependem de aspectos como criatividade e aptidão para despertar o interesse do público


6 de março de 2025 - 14h00

Melhora nos produtos, oferta de experiências mais surpreendentes e adoção de tecnologias são os principais destinos dos orçamentos de inovação dos grandes anunciantes brasileiros. Todas essas três opções foram citadas por mais da metade dos 151 executivos de marketing, entrevistados entre os dias 12 de dezembro e 21 de janeiro, para a pesquisa Bússola de Marketing, realizada por Meio & Mensagem e Grupo Croma. Na média das empresas de diferentes segmentos participantes, 31% do budget previsto para 2025 deve ser destinado à inovação. A busca por formatos e soluções inovadores na mídia é outra preocupação dos CMOs, que avaliam como meios com melhores desempenhos nesse quesito as redes sociais, o out-of-home e as opções de vídeo na internet.

A pesquisa foi apresentada, em primeira mão, na semana passada, no Blue Connections, evento exclusivo para membros do Círculo Liderança, que possuem a Assinatura Corporativa de Meio & Mensagem, e que, neste primeiro encontro da temporada 2025, registrou recorde de público, com mais de 200 participantes, e contou com palestra do economista Gustavo Franco (leia mais na página 15).
Não há dúvidas de que sem investimento financeiro não há inovação, mas os avanços no aprimoramento de produtos e experiências e no melhor uso da tecnologia também dependem de aspectos como a criatividade e a habilidade em despertar o interesse público pela novidade que se apresenta.

Para muitas empresas e profissionais da indústria de comunicação, marketing e mídia, as trilhas que levam à inovação passam pelos principais festivais internacionais, ambientes em que as trocas de conhecimento podem abrir caminhos não óbvios. Com o objetivo não só de contribuir com essa trajetória desafiadora, mas também de instigar o mercado a percorrer novos territórios sem medo, Meio & Mensagem realiza, desde 2019, o projeto 100 Dias de Inovação, que, por uma inédita coincidência de datas, neste ano terá seu ápice nas duas próximas semanas.

Nesta segunda-feira, 3, em pleno Carnaval no Brasil, começa, em Barcelona, na Espanha, a edição 2025 do Mobile World Congress (MWC), principal fórum global sobre conectividade, que reúne líderes das principais empresas digitais e de tecnologia.

Tendo a inteligência artificial (IA) como ingrediente principal, os debates do MWC devem avançar sobre os agentes de IA, softwares que se integram com o ambiente, coletam dados e realizam ações escolhidas pela própria máquina para alcançar metas estabelecidas pelos humanos — como detalham as reportagens das páginas 28 a 32, produzidas previamente pelos jornalistas de Meio & Mensagem que acompanham o evento in loco.

Ainda nesta semana, aterrissa em Austin, nos Estados Unidos, a equipe que está dedicada a acompanhar o South by Southwest (SXSW) e sua programação que insere a temática da inovação nos contextos das emoções e relações humanas, impactadas pelo avanço acelerado da tecnologia. Nas reportagens das páginas 22 a 26, nossa curadoria de conteúdo contempla as reações do evento à rápida adoção da IA, que vão desde questões mais práticas, como sua integração aos negócios, até abordagens mais filosóficas, bem ao estilo SXSW e seu mix de temas, no qual destacam-se, ainda, as transformações da social media e as big techs no centro dos debates econômicos e políticos mundiais.

O conteúdo multiplataforma sobre o MWC e o SXSW está disponível em sites específicos para cada um dos eventos, com a cobertura jornalística e blogs com textos de diversos profissionais brasileiros participantes, na ampla produção audiovisual para as redes sociais e em análises nas próximas edições semanais.

Os insights e aprendizados colhidos nos eventos integrantes do projeto — que abarca, além dos já citados, a NRF, realizada em janeiro — têm potencial para embasar diálogos, reflexões e estratégias para os próximos meses, norteando a busca das empresas por inovação e a tarefa de Meio & Mensagem de compartilhar conhecimento que informa, inspira e conecta.

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