Jornada de conhecimento
Para reforçar vocação de principal fórum de debates do País entre lideranças da indústria, Maximídia investe em curadoria de conteúdo com foco na agenda futura do mercado, pluralidade de opiniões e diversidade de temas
Para reforçar vocação de principal fórum de debates do País entre lideranças da indústria, Maximídia investe em curadoria de conteúdo com foco na agenda futura do mercado, pluralidade de opiniões e diversidade de temas
A velocidade com que se movimentam e se transformam as variantes que impactam a gestão de pessoas e empresas desafia e estimula os líderes da indústria de comunicação, marketing e mídia. Entretanto, a habilidade para equacionar o cenário atual não basta. É preciso manter conexão com a cultura das organizações e investir em inovações capazes de alçá-las a um futuro promissor. Também é árdua a missão de eventos que têm o propósito de contribuir com essa jornada de conhecimento e provocar reflexões. Para cumprir o papel a que se propõe, de manter e reforçar sua vocação de ser o principal fórum de debates do País entre lideranças desta indústria, o Maximídia investe nas trilhas da pluralidade de opiniões e da diversidade de temas, mas com curadoria capaz de, ao mesmo tempo, abrir espaços para vozes que precisam ser ouvidas e centrar foco em assuntos determinantes para a agenda futura do mercado.
A edição 2024 do evento aconteceu em São Paulo, na semana passada. Foram 30 painéis, reunindo 70 debatedores diferentes, que abordaram dos conflitos no ambiente de trabalho à importância das bets para o mercado publicitário, do potencial de consumo nas favelas aos novos papéis desempenhados pelos CMOs na liderança das empresas, do valor da autenticidade na construção de love brands aos desafios do cenário econômico para 2025.
Tratou-se, ainda, de influenciadores virando concorrentes das marcas, como no segmento de beleza, no qual têm mais agilidade que as grandes empresas para lançar produtos próprios que respondam demandas prementes de seus seguidores. Enquanto o CEO da L’Oréal, Marcelo Zimet, abordou a concorrência com as influencers, o do Bradesco, Marcelo Noronha, falou sobre a disputa de mercado com as fintechs, com abordagem parecida: opondo companhias como a que representa, classificadas por ele como “bancões”, que têm centenas de produtos e serviços, às fintechs direcionadas a um público específico ou a um modelo de negócio monoline. Noronha considerou natural que marcas que lidam com portfólios menores enfrentem menos fricções com o público consumidor, o que pode contribuir para que tenham melhor percepção de marca.
Três convidados internacionais estiveram no palco para apresentações sobre as relações de trabalho, os impactos da adoção de novas tecnologias, das mudanças nos hábitos de consumo no mundo da publicidade e, ainda, a maneira como o investimento em inovação pode modificar a cultura das empresas: a editora da Harvard Business Review, Amy Gallo; a presidente global da Dentsu Creative, Abbey Klaassen; e a vice-presidente executiva de estratégia global e inovação da Mastercard, Cheryl Guerin, que, durante sua passagem pelo País, concedeu à editora Roseani Rocha uma entrevista.
A conexão das marcas com o entretenimento foi tratada por vários ângulos. A maximização de investimentos para a construção de experiências de forma mais perene, e não apenas nas datas de festivais como Rock in Rio, The Town e Lollapalooza, foi defendida pelo CEO da Rock World, Luis Justo. O cuidado para não exceder em sua adesão a campanhas publicitárias foi a tônica da jornalista e apresentadora Fátima Bernardes, que descreveu seu relacionamento com marcas como conservador e duradouro. Já o cantor Thiaguinho contou como lida com o consumo de música mais efêmero nas plataformas digitais.
Na edição impressa desta semana, estão resumidos os principais tópicos dessa jornada de conhecimento que procurou estimular debates no palco, na plateia presencial, nas rodas de networking do evento e na repercussão das transmissões online. Juntamente com os estandes das empresas expositoras na feira de negócios e os concorridos momentos de networking, o conteúdo atraiu cerca de 3 mil pessoas nos três dias do evento, realizado no hotel Unique, em São Paulo — local que ficou pequeno, em alguns momentos, para acomodar o público 6% maior que o da edição anterior. Os profissionais que se cadastraram para o evento e perderam algum detalhe, assim como todos os assinantes de Meio & Mensagem que não puderam estar in loco, têm, ainda, a oportunidade de acessar todos os painéis na plataforma digital do Maximídia.
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