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Opinião

Liderança ampliada

Meio & Mensagem aumenta índices como principal fonte de informação sobre os negócios da indústria de comunicação, marketing e mídia, tanto junto a executivos de anunciantes como a publicitários de agências


3 de dezembro de 2024 - 14h00

Quando já se é líder, a complexidade de ganhar mercado é mais desafiadora. Em casos em que a dianteira é isolada e o produto ou serviço está consolidado há décadas, esse propósito se torna ainda mais difícil. Em 2024, Meio & Mensagem conseguiu esse feito. Fonte de informação consultada com maior frequência para acessar o noticiário sobre a indústria de comunicação, marketing e mídia, tanto pelos executivos que atuam em empresas anunciantes, como pelos dirigentes das maiores agências de publicidade do País, aumentou ainda mais o seu share nesses dois públicos.

Os dados são da 10a edição do relatório bianual Agency Scope, concluído recentemente pela consultoria espanhola Scopen. No ranking dos veículos mais utilizados, Meio & Mensagem, que já era líder isolado, com 66% de menções, em 2022, subiu para 82%, em 2024, considerando as citações espontâneas de 298 executivos de marketing e de 429 profissionais de agências, que opinaram nessa questão.

Separados esses dois grupos, a dianteira fica ainda mais evidente: chega a 95,6% entre os profissionais de agências, e sobe de 48,7%, em 2022, para 68,5%, em 2024, no conjunto dos executivos de marketing, sendo que o segundo colocado nessa lista aparece com 19%. O índice de menções à marca entre os líderes de marketing havia crescido cerca de cinco pontos percentuais de 2020 para 2022. Agora, avançou mais 20 pontos. Com isso, a diferença para o segundo colocado, que na edição anterior era de 34 pontos, foi ampliada para 49 pontos percentuais.

Conclui-se que sete em cada dez executivos de marketing atuantes no Brasil se informam prioritariamente por Meio & Mensagem, e grande parte consulta somente as plataformas da marca para acompanhar o noticiário sobre os negócios da indústria. As entrevistas para a 10a edição brasileira do relatório foram realizadas entre maio e setembro de 2024, sendo que 91% dos profissionais de anunciantes ouvidos são os decisores em relação às ações de suas marcas.

Com metodologia similar, o Agency Scope é realizado em dez mercados diferentes, de cinco continentes, nos quais não há paralelo com o desempenho que tem Meio & Mensagem no Brasil. O relatório é uma das principais ferramentas utilizadas pelas grandes agências para avaliar sua performance perante os anunciantes.

No ano passado, a consultoria divulgou o resultado do PR Scopen, que tem características semelhantes, mas voltadas para a avaliação das agências de relações públicas. Naquela ocasião, o consolidado de 554 entrevistas com executivos das áreas de comunicação e marketing das empresas e profissionais de agências de relações públicas também colocou Meio & Mensagem como líder isolado entre as fontes de informação, com índice de 80,5% e 51 pontos percentuais de distância em relação ao segundo mais citado.

Com reputação consolidada ao longo de seus quase 47 anos de história, tempo em que a configuração da indústria foi totalmente alterada, Meio & Mensagem manteve o seu compromisso original com conteúdo de credibilidade, que influencia interesses e opiniões, reconhece trajetórias de sucesso e dá visibilidade a talentos e ideias que moldam o futuro do mercado. Mais do que isso, diversificou sua curadoria para a produção e disseminação de informação multiplataforma, que, atualmente, contempla edição semanal, site, redes sociais, eventos, premiações, vídeos, podcasts, webinars e branded content.

Constantemente olhando para o futuro, Meio & Mensagem segue diversificando sua atuação e encarando os desafios de manter a audiência fiel, conquistar mais adeptos e se adequar a novas plataformas. Com essa postura, tornou-se presença indispensável na rotina de lideranças e profissionais, ferramenta essencial de conhecimento que impulsiona carreiras e ponto de encontro e networking do mercado, características que norteiam o slogan adotado em 2022: “Informa, inspira e conecta”.

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