Assinar

Liderança criativa: o futuro da gestão e da inovação

Buscar

Liderança criativa: o futuro da gestão e da inovação

Buscar
Publicidade
Opinião

Liderança criativa: o futuro da gestão e da inovação

Criatividade é, em grande parte, uma habilidade que pode ser cultivada através de prática e experimentação


30 de setembro de 2024 - 15h17

*Texto escrito em conjunto com Lilian Cruz, cofundadora da Ambidestra

Você se considera um líder criativo? De acordo com o Fórum Econômico Mundial, o pensamento criativo é considerado a principal habilidade para os profissionais do futuro. Mas, muitas vezes, entendemos que a criatividade é relevante somente para áreas como arte, design ou marketing quando, na verdade, é fundamental em todas as áreas de negócios, desde a resolução de problemas até a inovação em processos e produtos.

A criatividade e a inovação são qualidades essenciais que um líder deve possuir. A liderança criativa tem um pensamento que vai além do comum, com propostas originais e conectadas de forma profunda e verdadeira com os problemas.

Esses líderes reconhecem as mudanças como algo natural e entendem que a única forma de sobreviver a elas é conduzindo as próprias transformações. Eles estão abertos a experimentar o novo e buscam incentivar a sua equipe nessa direção.

Ao observar seu entorno, você consegue se lembrar de algum líder inspirador, alguém que desafiou os limites da criatividade?

Quando você pensa na Amazon, o que vem à mente: eficiência, produtividade? Pois é, Jeff Bezos vai muito além disso. O fundador da Amazon exemplifica a liderança criativa disciplinada por meio da transformação contínua da empresa, que é referência em inovação. Bezos está sempre em busca de soluções tecnológicas avançadas, mantendo a Amazon na vanguarda do setor tecnológico enquanto se mantém como referência em escalabilidade e eficiên­cia operacional.

A liderança criativa está presente em diversos segmentos. No setor alimentício, por exemplo, Indra Nooyi, CEO da PepsiCo, implementou estratégias criativas para diversificar o portfólio da empresa. Em 2022, a PepsiCo lançou uma linha de produtos sustentáveis e saudáveis, como snacks à base de vegetais e bebidas com baixo teor de açúcar, alinhando-se com a crescente demanda por opções mais saudáveis no mercado. Essa mudança não apenas atendeu às necessidades dos consumidores, mas também demonstrou como a inovação pode revitalizar até mesmo empresas tradicionais.

Outro grande exemplo é Steve Jobs, cofundador da Apple. Não se pode falar de inovação sem considerar sua trajetória, já que ele é amplamente reconhecido por sua liderança criativa e visão revolucionária. Mas o que estava por trás da genialidade criativa de Jobs? “Stay hungy, stay foolish” — uma das frases famosas de Jobs diz muito sobre ele.

Stay hungry: permanecer faminto, sempre tentando coisas novas e onde sempre podemos construir algo melhor. Stay foolish: permanecer tolo, sempre admitindo que não sabemos tudo, que nunca devemos parar de aprender! Ele dizia que nunca devemos dizer “não é possível” ou “não podemos fazer”, incentivando a coragem de ir além.

E se você acha que eles nasceram mais criativos do que você, sinto informar que não! A criatividade pode ser desenvolvida e aprimorada ao longo do tempo. Embora algumas pessoas possam ter uma predisposição natural para pensar de maneira criativa, a criatividade é, em grande parte, uma habilidade que pode ser cultivada por meio de prática, exposição a novas experiências, num processo deliberado de exploração, experimentação e iteração. Dá para aprender a ser criativo!

Quando colocamos nossa liderança criativa em prática, alcançamos inúmeros benefícios colaterais: uma equipe que se sente encorajada a experimentar e a propor soluções inovadoras; colaboradores mais engajados e satisfeitos no trabalho, pois sentem que suas ideias são valorizadas; isso gera um ambiente de trabalho positivo, onde a diversidade de pensamentos é valorizada e a colaboração é incentivada; e, por fim, empresas que valorizam a liderança criativa atraem profissionais que buscam um ambiente dinâmico e estimulante, onde os talentos tendem a permanecer por mais tempo.

Assim como o corpo necessita de exercícios físicos regulares para se manter saudável e ativo, o cérebro também precisa de estímulos e desafios contínuos para se desenvolver e ser criativo. Então, comece a preparar seu plano de treinos.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Liderança ampliada

    Meio & Mensagem aumenta índices como principal fonte de informação sobre os negócios da indústria de comunicação, marketing e mídia, tanto junto a executivos de anunciantes como a publicitários de agências

  • Medo e ansiedade contaminando os jovens

    Cerca de 75% dos jovens temem o futuro e as empresas podem agir para minimizar esse sentimento